Outro dia, uma fonte do sítio na Câmara de Vereadores (sim, não precisa necessariamente freqüentar o recinto para obter informações) dava conta da dificuldade de alguns parlamentares (com as exceções, naturalmente) na formulação técnica correta dos projetos de lei.
Aliás, em Santa Maria, não é raro se encontrar problemas de redação (e até de constitucionalidade) em propostas oriundas da Prefeitura, que tem todo um grupo técnico à disposição. E, atenção, não é de hoje, menos ainda deste governo.
Dito isto, confira só o que acontece no âmbito da Câmara dos Deputados, onde há múltiplos interesses e, eventualmente, a demagogia e o objetivo imediato de agradar o eleitorado levam a disparates. Ao ponto de boa parte dos projetos serem simplesmente devolvidos aos seus autores.
Esta é a razão de ser de interessante reportagem publicada pelo jornal Folha de São Paulo. O texto é da jornalista Maria Clara Cabral, com foto de Rodolfo Stuckert, da Agência Câmara de Notícias. Confira:
“Projetos com problemas batem recorde na Câmara
A mais de um ano do fim da atual legislatura, o número de propostas devolvidas pela Câmara aos deputados por problemas primários já bateu recorde. De fevereiro de 2007 a setembro de 2009, foram 254 projetos ou emendas constitucionais devolvidos por contrariar regras básicas que orientam o trabalho do congressista.
Há casos de projetos idênticos apresentados pelo mesmo deputado, propostas que cabem apenas ao presidente da República –como reestruturação da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) e criação de universidades–, além de textos com problemas estruturais: apresentados como projeto de lei em vez de projetos de resolução. Há ainda aqueles que ferem claramente a Constituição.
Em relação à última legislatura (fevereiro de 2003 a janeiro de 2007), quando 229 propostas foram devolvidas, houve um crescimento pequeno até agora. Mas, na comparação com anos anteriores, a diferença é significativamente maior. De fevereiro de 1999 a janeiro de 2003, apenas 35 matérias foram devolvidas. Entre 1995 e janeiro de 1999, somente 3…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.