Eleições 2010Partidos

POR RAZÕES DIVERSAS. Todos (ou quase) querem Yeda Crusius concorrendo em 2010

Yeda Crusius será mesmo candidata à reeleição. E há boas razões para tanto
Yeda Crusius será mesmo candidata à reeleição. E há boas razões para tanto

Desconsiderando Beto Albuquerque, do PSB, que poderia ser beneficiário da desistência dela, cooptando o PP e, quem sabe, o PPS, todos querem que Yeda Crusius seja candidata à reeleição em 2010. A começar, claro, por ela própria – que, se não concorrer, não terá ninguém a defender seu governo.

Não deixa de ser interessante o raciocínio. Afinal, a governadora – se crer nas pesquisas divulgadas até aqui – ostenta uma rejeição inusitada, no Rio Grande do Sul. Nesta província, em que o debate se acirra, eventualmente até mesmo além do limite razoável, os índices de repúdio à titular do Piratini chegam a assombrar.

Isso significa que ela está morta politicamente? Há muitos acreditando nisso. Mas nem todos. Imagine, por exemplo, que Yeda consiga trazer para seu lado o PP, agremiação organizada em todo o Rio Grande. Mesmo com as naturais deserções locais, ainda assim, será uma candidata competitiva. Na pior das hipóteses, “incomodará” muita gente.

Mas o fato é que, hoje, por razões as mais diversas, e sempre ressalvando o socialista Albuquerque, todos a querem no jogo. Quem explica isso muito bem é a colega Rosane de Oliveira, na coluna “Página 10”, publicada neste domingo em Zero Hora. Assino embaixo. Confira você mesmo, com a foto de Jefferson Bernardes, da assessoria de imprensa do Palácio Piratini. A seguir:

Hoje, só o sim é resposta

Quando diz que sua candidatura à reeleição é natural, a governadora Yeda Crusius está dando a única resposta possível neste momento. Se deixar qualquer brecha que possa ser interpretada como retirada, no dia seguinte começará a tomar café frio, como ocorreu com Olívio Dutra quando foi excluído da própria sucessão numa prévia vencida por Tarso Genro. O instituto da reeleição tornou obrigatório o que deveria ser uma opção: o governante disputar o segundo mandato.
Mesmo que o PSDB nacional prefira o conforto do palanque de José Fogaça, Yeda precisa ser candidata porque ninguém defenderá o seu governo na campanha eleitoral se ela estiver fora do jogo. Ela sabe que o PMDB terá candidato próprio e que, se não concorrer, o PP tende a cair nos braços de Beto Albuquerque (PSB). Nos debates, nenhum candidato de outro partido quererá carregar o desgaste de seu governo.
Ainda que as pesquisas de hoje apontem 60% de rejeição e os índices de intenção de voto sejam baixíssimos, Yeda tem a seu lado uma fatia do eleitorado gaúcho. Por menos que faça, poderá ser o fiel da balança no segundo turno…”

PARA LER A ÍNTEGRA DA COLUNA PÁGINA 10, CLIQUE AQUI.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

8 Comentários

  1. Caro Ildo!
    Acompanho a movimentação tucana em Brasíla todos dias. Lá tanto o Serra quanto o Aécio tem o mesmo espaço. Mesmo eu não acreditando muito na seriedade das pesquisa, o Serra está muito na frente do Aécio. Assim, não tem dois candidatos. É o Serra e só.
    Quem antecipa a divissão, brigas, desentendimentos, etc tucanos é a grande mídia. Veja a notícia de domingo do Diário (RBS)- Aécio brabo. A matéria de Segunda: Lula e seus 64 anos, querendo a Dilma de presente! Ou os jornalistas da RBS são quase todos do PT ou a RBS não quer saber de PSDB no poder! Mas, mesmo assim, sigo confiante! Avante PSDB! Avante Yeda! Avante Serra Presidente!

  2. Vou dizer algumas coisa aos tucanos, primeiro, eu respeito a solicitação do Claudemir e não escrevo em letras maiusculas , segundo, vou me manter no terreno da política e quanto a Yeda nessa questão da corrupção vou dar tempo ao tempo mas se acontecer o que eu acho que acontecerá…aí vou falar sem dar um minuto de folga.
    Mas prezado Vilmar, esse teu “Serra vem aí” tá meio engraçado, o homem tá indeciso, históricamente ele amarela nas disputas para presidencia, perde o tom,cria olheiras enormes, gagueja, inclusive o Democratas está desesparado com o vacilo dele, agora se ele fosse humilde e aceitasse ser vice do Aecinho Neves,bom! aí eu tinha medo!mas sozinho ele não apavora ninguém, estar na frente nas pesquisas não quer dizer nada, quantas vezes o Lula esteve?Quantas vezes o Dr. Farret esteve?
    Eu até entendo ser vice não é fácil, olha o que estão fazendo com o Dr. Farret que foi quem deu a vitória para a coligação!mas uma coisa eu te digo , mais dia menois dia o lula vem aí de novo! e não te surpreendas se o Aecio estiver junto e aí voces podem juntar o PSDB gaúcho com o PMDB gaúcho e fazer um partido estadual.

  3. IMPORTANTE QUE OS SENHORES leiam que a mesma que produziu a alguns meses atrás uma série de falsos ataques contra a Governadora, e que agora se retrata justamente por um detalhe importante: NÃO EXISTE PROVA ALGUMA CONTRA A GOVERNADORA, mas sim apenas uma tentativa frustrada da oposição para atacar sua imagem.
    E a gente conhece esta velha prática de alguns opositores pois na ultima eleição usaram desta artimanhas contra a minha pessoa nas caixas de correspondência de algumas residências da zona norte para me incriminar. COMO SE EU ESTIVESSE SOLTANDO PROVAS CONTRA UM DOS CONCORRENTES À MAJORITARIA (PROPAGANDA CRIADA POR ELES) e a ainda por cima dois filhados ao PT assinando como testemunhas contra mim na prática do falso testemunho quem sabe um dia eles tenham a consciência e se retratem mas com certeza enquanto atacam até MULHERES COM desrespeito demonstrando a falta de controle,a E Frustração e raiva E CRIAREM PROVAS NÃO CONTUNDENTES.
    Nos TUCANOS respondemos com firmeza e trabalho e respeito com muita certeza desejamos aos nossos opositores muita PAZ E REFLEXÃO que quando falarem ou se criar alguma coisa contra algum TUCANO QUE FAÇA na transparência e consciência de que se errou tenha a humildade de se retratar .Um Abraço E UM BOM VOO TUCANO

  4. A Yeda é série e competente. Isto assustas seus opositores. O PT e seus tentáculos são fracos, não sabem governar, vivem de mídia, espetáculos e só. A Yeda fez, fará e será candidata se o PSDB quiser. O Serra vem aí!!!

  5. Vamos fazer o seguinte deixemos de lado as acusações contra a governadora, cade o resto? esse governo não tem o que mostrar de concreto e o que se vangloria como grande feito é muito pouco para o Rio Grande e para o que ela prometeu.
    Mas é importante ela disputar para o povo mostrar o que pensa do governo dela e se ela for vitoriosa nas eleições aí eu terei de ficar na minha , mas por enquanto não vejo motivo para ter medo dela em eleição.

  6. Caro Fritz!!!
    Concordo plenamente com você, quando se refere que ningúem deve subestimar a inteligência alheia!!! Portanto, gostaria de elucidar algumas informações que você equivocou-se (ou distorceu). Primeiro, o Judiciário excluiu a governadora do processo simplesmente pelo fato de que NÃO HAVIA INDÍCIOS DE ENVOLVIMENTO DA GOVERNADORA EM PRÁTICA DE CRIME DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA, por isso que disse ser competência da assembléia legislativa a análise da responsabilidade política, o que a mesma TAMBÉM ENTENDEU NÃO HAVER, com base em um simples, mas importante aspecto….. NÃO HA PROVAS QUE INCRIMINEM A GOVERNADORA.
    Quero deixar claro, que este meu comentário se baseia em FATOS, e não mera especulação como feito pela oposição.
    E Volto a frizar uma coisa importante… CONTRA FATOS NÃO HA ARGUMENTOS.
    Segundo, você diz que a Governadora não foi inocentada de nada!? Creio que você mais uma vez equivocou-se na informação, pois na verdade o que podemos perceber claramente é que ELA NUNCA DEIXOU DE SER INOCENTE, sendo que até agora (passados quase 3 anos), quem falsamente acusou NÃO CONSEGUIU PRODUZIR NENHUMA PROVA contra a Governadora!!! É mais do que sabido que o ÔNUS DA PROVA CABE A QUEM ACUSA, neste caso a oposição, que somente apresentou ataques sem provar nada.
    Neste sentido, reitero a importância de Respeitarmos a inteligência do Povo, pois acusar sem provar nada mais é do que uma afronta a todos os princípios democráticos que regem nosso Estado.
    Para melhor esclarecer os posicionamentos, e talvez clarificar o entendimento equivocados de alguns, peço que dêem uma olhada no artigo da revista Veja, curiosamente a mesma que produziu a alguns meses atraz uma série de falsos ataques contra a Governadora, e que agora se retrata justamente por um detalhe importante: NÃO EXISTE PROVA ALGUMA CONTRA A GOVERNADORA, mas sim apenas uma tentativa frustrada da oposição para atacar sua imagem!!!
    http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/o-caso-yeda-as-mistificacoes-e-as-provas/
    Boa leitura!!!

  7. Mais uma vez eu insisto, acho que as pessoas têm todo o direito de defender politicamente quem quiserem, mas penso, também, que não se pode abusar da inteligência alheia. Em primeiro lugar, a governadora não foi “inocentada” de nada. O judiciário pediu a exclusão do nome dela por entender que quem deve julgá-la é a Assembleia Legislativa ou o STJ/STF. Apenas isso, não entrou no mérito, portanto não a inocentou. De qualquer forma, acho que pelo menos uma culpa ela tem e deve ser condenada por isso. Tem uma assessoria indiciada pela Polícia Federal e, dos quadros “tucanos” não se viu ninguém minimamente pedir que a governadora afaste a assessora enquanto se desenrolam as investigações. E depois ficam gritando pela ética e pela moral.

  8. Prezado Claudemir,
    É mais do que natural, que a Governadora busque a reeleição, ainda mais após as sucessivas vitórias, judicialmente e politicamente, que ela teve nestas ultimas semanas, que além de desqualificarem as acusações da oposição, demosntraram TODA INOCÊNCIA DA GOVERNADORA, nestes lametáveis ataques.
    Superado isso, finalmente o debate vai se dar em torno de propostas e resultados, e quanto a isso a Governadora Yeda e seu governo tem muito apresentar, pois “nunca antes na história deste Estado” se fez tanto em tão pouco tempo!!! Portanto vamos a luta, respeitando sempre a democracia!!! Grande Abraço!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo