ColunaObservatório

OBSERVATÓRIO. A crise política na Câmara e o que há no meio do caminho. Sim, 2014 é ano de eleição

Não obstante as manifestações expressas dos partidos principais da base, com o PMDB (inclusive porque é o maior) à frente, Cezar Schirmer tem reiterado que “uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa”.

Desenhando: os enroscos da Câmara e a conflituada, para dizer o mínimo, relação dos seus (incluídos PP e DEM, especialmente) com o PDT se esgotam no parlamento. Na Prefeitura, a situação é diferente. Ali, a ideia é manter o que disse na campanha: governaria com todos os partidos, segundo seu tamanho e participação no processo eleitoral.

No campo das boas intenções, está tudo ok. E no dia-a-dia? Quem garante que não haverá boicote de uns e outros a outros e uns e, assim, respingando na própria administração? Ninguém. Mas ninguém mesmo.

Então, o que está presidindo a decisão do prefeito e que, registre-se, no campo puro das idealizações, está correto? Simples: visão estratégica diferente da de seu próprio partido. Schirmer está imaginando uma aliança futura, capaz de garantir um mínimo de continuidade ao seu projeto político.

Tende a esbarrar na realidade. Mas é o que é. E no meio de tudo tem também 2014. O que estará pensando o prefeito a respeito do próximo ano, com eleição para deputados estaduais e federais? Há quem especule a possibilidade (sim, isso também existe) de “dobradinha” branca entre Schirmer e o PDT, beneficiando seus próprios planos eleitorais. Não, essa ainda não dá pra desenhar.

De todo modo, aí, exatamente aí, também pode se encontrar a resposta ao posicionamento schirmista de hoje, que talvez não seja o mesmo de amanhã. Talvez.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo