PrefeituraSanta Maria

A SANTA MARIA QUE QUEREMOS. Prefeitura quer reunir mais de 400 lideranças em encontro neste sábado

 

 

 

Os cézares Busatto e Schirmer: articuladores da Agenda Estratégica
Os cézares Busatto e Schirmer: articuladores da Agenda Estratégica

A propósito do encontro deste sábado, no Park Hotel Morotin, realizado para a “construção coletiva de uma Visão de Futuro Compartilhada para Santa Maria”, este (nem sempre) humilde sítio solicitou material editorial à Prefeitura. É o material que publico abaixo, e recebido no final da tarde desta quinta-feira. A propósito deste evento, pretendo produzir o texto de abertura da coluna Observatório, que publico no jornal A Razão aos sábados, e que reproduzo aqui na madrugada do mesmo dia. Acompanhe, a seguir, o material enviado pela assessoria de imprensa da prefeitura:

 

A cidade que os santa-marienses desejam começa a ser planejada a partir deste sábado (14) em evento que deverá reunir mais de 400 lideranças da cidade

Após o grande sucesso da última FEISMA e do Pavilhão de Inovação, a cidade dos sonhos dos santa-marienses começa a se tornar realidade a partir do próximo sábado (14). Neste dia, mais de 400 lideranças da cidade estarão participando do encontro “A Santa Maria que Queremos”, que tem como objetivo a construção coletiva de uma Visão de Futuro Compartilhada para Santa Maria. O evento, coordenado pela da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Projetos Estratégicos, será no Park Hotel Morotin, das 8h às 17h, e irá definir as metas para os próximos vinte anos de Santa Maria.

 A Agenda Estratégica, que será construída sob a coordenação técnica (metodologia) da Agencia Estadual Pólo-RS, é um trabalho compartilhado e será desenvolvido com a participação de vários segmentos representativos da sociedade (poder público, universidades, lideranças empresariais e de trabalhadores, partidos políticos, área cultural, ONGs e voluntariados) reunidos no Encontro do próximo sábado.

O secretário Cezar Busatto reforça a importância de que todos estejam engajados no programa e participem ativamente do encontro. “Isso nos ajudará a garantir que aquele momento será o mais representativo para toda a cidade”, ressalta Busatto. O secretário explica que os resultados do encontro do dia 14 serão submetidos à consulta popular durante os meses de janeiro e fevereiro, para recolher a vontade da população da cidade e, por fim, ser construído no mês de março, o mapa estratégico.

A próxima etapa, conforme deliberação das lideranças envolvidas no trabalho, deverá ser a criação da Agência de Desenvolvimento da Cidade. “As cidades que se colocaram grandes estratégias como essas, sem dúvidas são as mais prósperas”, lembrou Busatto.

No encontro de sábado os participantes trabalharão em grupos temáticos, no primeiro momento heterogêneo e mais tarde em grupos conforme os segmentos sociais. Serão lançadas questões, e ao final os grupos apresentarão os resultados finais, com as metas selecionados para serem incluídas na Agenda Estratégica. 

A Agenda Estratégica

A agenda estratégica resultante dessa reflexão deverá nortear o planejamento estratégico da cidade, a ser implementada com a participação de todos, através de uma governança do desenvolvimento da cidade, que será também definida, compartilhada e assumida por todos, cada um fazendo a sua parte.

Como é do conhecimento comum, Santa Maria tem uma população capacitada, uma invejável infra-estrutura na produção de conhecimento instalada em nossas instituições de ensino superior e centros de pesquisa, um empresariado forte e comprometido com a cidade, uma diversificada rede de comunicação e as maiores bases do Exército e Aeronáutica do interior do país. “O que nos une, acima de preferências político-partidárias, desníveis sócio-econômicos, diferenças culturais, é o nosso amor e orgulho pela cidade onde nascemos ou moramos, por tudo o que Santa Maria nos proporcionou, pelos nossos laços afetivos e raízes familiares”, afirma o prefeito Cezar Schirmer.

O prefeito ressalta também que esta iniciativa é inovadora, porque é a cidade como um todo, cada cidadão, cada comunidade, assumindo o comando de seu próprio destino, tendo o poder público municipal como articulador e parceiro estratégico do projeto, ao lado da iniciativa privada, das instituições de ensino superior, das comunidades, dos meios de comunicação e das esferas estadual e federal de governo.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

21 Comentários

  1. É verdade Márcio! Eu já vi explicação de tudo que é jeito para falta de resolução de problemas em governos ,agora fraca e evasiva igual a essa eu ainda não tinha visto, é injustiça com o funcionalismo da Prefeitura, eles não agem assim a não ser que a arrogancia esteja imperando porque se está aí freia tudo.

  2. Tenho sido muito duro com o Governo do Dr. Shirmer, mua figura importante do governo e meu amigo me procurou e abriu um diálogo,reconheceu exageros da campanha pasaada para prefeito e de algumas figuras públicas(que hoje fazem parte do atual governo) em outras ocasiões, procurou me mostrar as boas intenções do atual governo e que reconhecem muitas coisas boas do governo anterior, dessa forma que resolvi aguardar até o final de novembro a vinda da indústria pormetida dias atrás e a abertura do orçamento do ano que vem quando o atual governo terá dinheiro para empenhar gastos que ele mesmo planejou.
    Aguardaremos….na medida do possível, mas agradeço de público o telefonema.

  3. Em um espaço de discusão política como esse onde participãp pessoas de santa maria achei curioooooso algúém com esse nome fazendo uma citação direta ao atual prefeito, mas voce respondeu o que eu já tinha averiguado se trata de outra pessoa que não é o ex prefeito e para mim está resolvido.
    Quanto ao seu comentário sobre a curiosidade ser um dom feminino vejo que voce conhece pouco sobre mulheres e além de tudo isso é proconceito.
    E só para lembrar polimento é bom nesse espaço.

  4. O atual governo estaguinou a nossa cidade nos ultimo 6 meses, ao contrário do que haviam prometido em epóca de campanha eleitoral “mudanças rápidas e inovadoras”. Assim fica provado que o atual governo não passa de promessas e ilusões, onde visam interesses próprios e não coletivos em prol da comunidade Santa-Mariense. Quem sabe daqui 2 anos o discurso mude para “Precisamos de mais um mandato para colocar a casa em ordem”, e ai se foi 4 anos frustrantes para a nossa querida Santa-Maria. As mudanças ocorrem graduativamente e não em cada 4 anos.

  5. Essa agenda estratégica, é um trabalho compartilhado e será desenvolvido com a participação de vários segmentos da sociedade da nossa cidade (poder público, universidades, partidos políticos, áreas culturais, ONGs e voluntariados), ou seja, toda sociedade que estiver interessada em participar deste encontro, esta convidada.
    Serão esperadas MAIS de 400 lideranças da nossa cidade para discutir sobre o tema do encontro.
    Particularmente parabenizo o governo municipal, em mais um ato positivo para nossa Santa Maria, mais um passo dado na direção certa para o desenvolvimento. Fico muito feliz em saber que temos um prefeito com esta preocupação. Falo isso porque não lembro de prefeitos anteriores com tanta preocupação, determinação e interesse a este assunto, como o prefeito Schirmer tem nós demonstrado.
    Abraço!!!

  6. acho a ideia de reunir 400 notáveis para discutir é interessante, mas quem serão eles?? Será que o POVO vai participar??? Sei não.
    Outro ponto a comentar é o Bassi, assessor de gabinete do prefeito, afirmar que o prefeito tem 4 anos. Será que é mais uma desculpa para não fazer nada por enquanto?? Será que irão esperar a eleição do Tubias para liberação de verbas estaduais?? OU as federais pelo Pozzobom???
    Na dúvida, acho melhor ou melhoram o discurso ou começam a fazer algo, pois os 6 meses solicitados para “arrumar a casa” (lembra do discurso, né??) já passou é faz muiiiiiiiiiiiiiito tempo

  7. Este texto da prefeitura mais uma vez é um show de prepotencia. Parece que agora um bando de iluminados forasteiros, coordenados pelo sr. Cesar Busato, aquele que disse que o Banrisul e o Detran financiam o PP e o PMDB gaúchos, vai produzir uma fórmula mágica de desenvolvimento. Este é o governo do discurso, da retórica vazia. Prefeito tem que ter ações, obras. Conversa fiada eu ouço na boca do calcadao.

  8. Caro Ildo Luiz Callegari, porque tanto é a sua curiosidade em querer saber meu sobrenome? Ganhará algo com isso? Para o seu interesse meu nome é Valdeci, mas o sobrenome não prefiro informar por questão de “PRIVACIDADE” no qual não é “OBRIGATÓRIO” informar. De ante mão lhé digo “CURIOSIDADE é um dom feminino!”. Abraço Ildo Luiz Callegari.

  9. Só para não causar intrepretações equivocadas esse senhor de nome Valdeci que não informa o sobrenome não é o Ex prefeito valdeci oliveira,mas é bem vindo para os nossos debates.
    Um abraço para voce amigo.

  10. Concordo contigo Bassi um prefeito é eleito para fazer o que prometeu em 4 anos, mas não só no no final do mandato, uma cidade não pode ficar um ano inteiro só ouvindo intenções, movimentos, articulações é preciso coisas concretas, por exemplo:na campanha o Dr. schirmer dizia que rtinha a fórmula para baixar o preço das passagens do transporte coletivo e aí? ja daria para ter apresentado algo!ia embelezar canteiros, trevos, praças e aí? até agora nada!Já no primeiro ano viriam empresas para gerar emprego que estavam só esperando ele assumir, e aí? até agora nada!Ia resolver o problema do esgoto com muito pouco custo e aí? até agora nada!Ia deixar as estradas do interior em ordem, vai ver como estão!Mas o interessante que quando o PT estava governando O Tubias,Pozzobom,Claudio Rosa,o proprio DR.Schirmer já nos primeirods 100 dias cobravam sem trégua!Porque que agora a cidade tem que esperar 4 anos para depois emitir opiniões de cobrança?O PMDB tem alguma coisa de diferente que obriga ois outros a term paciencia com ele? Sinceramente eu torço que o evento seja bom para cidade e tem chance ser pelo o que o Marionaldo Ferreira falou, as pessoas que lá estarão darão prioridade para o bem de SM e não deixarão enrrolar por marolas eleitoreiras.

  11. ricardo bassi . 1) não deu data na canpanha mas ja se pasou quase um ano de governo e o que se ve é um marasmo na cidade . 2) o evento ja começa mal no mesmo local vai ter um encontro do pmdb para quer unir a cidade não é bom. e fica meio complicado separar a questão partidaria se no lado vai um monte de bandeira de um partido.3) se este evento que a prefeitura esta fazendo tem mesmo o proposito de planejar a cidade para o futuro com todos as lideranças partiadria ou não . para isto no minimo tem que mudar o discurso dos seus principais cargos tem que parar de culpar os outros por tudo e começar a agir e tratar as questões da cidade com mais seriedade . o exemplo começa em casa .

  12. Caro Ricardo Bassi, procure interpretar de uma maneira critica, ao ponto de vista da sociedade em geral o questinamento do Sr.Ildo, eis que senão me engano você possui um “CC” no governo, ou seja, lhe resta no minimo defender o atual governo.

  13. Nas eleições municipais passadas, um modelo de governar saiu vencedor. O programa de governo do ainda candidato Cezar Schirmer, conforme suas palavras, contemplava as soluções para promover o desenvolvimento de Santa Maria, melhorar os serviços públicos de saúde, educação, segurança, saneamento, limpeza urbana, transito e embelezamento estético da cidade.
    Pois bem, este programa de governo foi o escolhido pela população e o candidato Cezar Schirmer eleito Prefeito de Santa Maria, contando também, com maioria na Câmara de Vereadores.
    A cidade que os Santa-marienses desejam não necessita ser descoberta, ela está lá na propaganda eleitoral do ex-candidato Cezar Schirmer e foi escolhida não por 400 lideranças locais e sim por mais de 80.000 eleitores.
    Espero, sinceramente que o encontro de amanhã, dia 14, tenha grande êxito e que a “Visão de Futuro Compartilhada para Santa Maria” não se confunda com as ações que devem ser adotadas pela prefeitura durante o seu mandato, no presente, conforme os compromissos assumidos na campanha eleitoral.
    Estes compromissos não podem ser agora compartilhados e lançados para um futuro incerto, são de responsabilidade da atual administração. Soluções para grandes problemas urgem!

  14. hehehehe!Valdeci exitem muitos meu amigo! E o que eu conheço é inteligente demais e jamais me faria esse tipo de pergunta,use o seu nome verdadeiro e eu lhe respondo se achar importante.
    Passe bem!

  15. Apenas o Sr. Ildo está vendo a questão pelo ponto de vista eleitoral, ou seja, um ponto de vista equivocado sendo que a proposta do evento está acima de questões políticos partidária. Na campanha eleitoral se o então candidato Schirmer tinha uma fórmula para crescer a cidade, eu não me lembro dele ter estabalecido data para o crescimento, afinal o mandato na qual ele foi eleito tem a duração de 04 anos e o governo Schirmer não está enrolando ninguém.

  16. Não te acho pessimista e muito menos raivoso porque conheço o amigo, mas temos que acreditar nas pessoas desta cidade. Não creio que os que lá estarão vão se deixar enrolar. De qualquer forma, Ildo, como tu, penso ser racional, sem muitas emoções. Por isso todo o cuidado é pouco. @ildo luiz callegari

  17. Do ponto de vista eleitoral para o ano que vem o governo do Dr. Schirmer está dando uma boa sacada, vai criar uma vitrine para os seus candidatos ou um dos seus,mas o que me impresiona é que para quem lembra da campanha eleitoral passada o Dr. schirmer tinha fórmula para a cidade crescer , passados 10 meses nada se viu ,apenas movimentos publicitários como a Sra. kong, um fórum na Feisma e agora uma fórmula velha lá dos tem,pos do governo Brito em que o Buzatto falava em um projeto desnvolvimentista para o Rio Grande construido com vários setores e agora lá vem ele denovo, se analizarmos na linha do tempo passou-se 10 meses vai ter esse encontro e a coisa se desnhará em março de 2010 e ai o provável é que passarão a campanha eleitoral inteira nessa conversa e aí já terão passados 2 anos e o “mais e melhor” ficará para 2011 e em 2012 virá o discurso do “agora vai!” e de marola em marola o governo Scirmer nos enrrola, para aqueles que me acham pessimista e raivoso me cobrem em 2012.

  18. Realmente esse evento é inovador e necessário.Para não dizer que estou muito critico apenas,quero manifestar minha alegria por este ato empreendedor da prefeitura. Parabéns mesmo.
    Seria muito interessante avançar a partir desse movimento de sábado e pensar em um planejamento participativo, em espaços maiores e com a real participação dos moradores de cada região e distritos de nosso município.
    De qualquer forma estamos no caminho. Mais uma vez parabéns e sucesso ao prefeito e sua equipe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo