Destaque

ELEIÇÕES. PSOL, PSTU, PT e MDB são as siglas que mais registraram candidatos a governador. Leia mais!

Por MAIQUEL ROSAURO (texto e infográfico), da Equipe do Site

O pleito de outubro terá um total de 199 candidatos a governador, que tentarão o controle dos 26 estados e também do Distrito Federal. Dos 35 partidos políticos em atividade no país, 32 terão candidatos aos governos estaduais.

A legenda com o maior número de representantes, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é o PSOL, com 25; seguida por PSTU, 18 candidatos; PT com 16; e MDB com 14. Com apenas um postulante a governo estadual, concorrem PATRI, PCB, PHS, PMB, PR e PTC.

A média de idade dos candidatos (levando em consideração o dia da posse) é 52,3 anos, sendo que 170 são homens e 29 são mulheres. Além disso, 144 são casados, 18 são divorciados, dois são separados judicialmente, 32 são solteiros e três são viúvos.

Entre as profissões, 21 declararam que são advogados, 15 são governadores e 13 são senadores. No total, 128 se declararam brancos, 45 pardos, 22 pretos, dois amarelos e dois indígenas.

Em relação às coligações, há uma sopa de letrinhas com as mais diversas e impensadas alianças. No Piauí, por exemplo, o candidato Wellington Dias (PT) lidera a coligação ‘A Vitória com a Força do Povo’ formada por PT, MDB, PP, PTB, PCdoB, PR, PDT e PSD.

Uma das maiores coligações do país está em Pernambuco e apoia o candidato Paulo Câmara (PSB). A ‘Frente Popular de Pernambuco’ é formada por PSB, PCdoB, PT, MDB, PP, PR, PMN, PTC, PRP, PATRI, PSD, PPL e SD. Porém, a campanha de Câmara não promete ser fácil, já que do outro lado Armando Monteiro (PTB) lidera a aliança ‘Pernambuco Vai Mudar’, com PTB, PPS, PSDB, DEM, PSC, PRB, PV, PODE, PRTB, PSL, PHS, DC e PMB.

Abaixo, confira no gráfico a representatividade dos partidos entre os candidatos a governador.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo