EconomiaNegócios

CADÊ A CRISE? (2) Ninguém está com clima econômico melhor que o Brasil, na América Latina. Quem diz são os alemães

Dentro daquela mesma linha exposta na nota imediatamente anterior, logo abaixo, fica este trabalho divulgado nesta quinta-feira e elaborado pelo (na tradução claudemiriana) Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de Munich (em colaboração com a Fundação Getúlio Vargaas, que está aí só “para atrapalhar”).

Nem vou comentar muito. Apenas fiquemos com os dados, que, de resto, são extremamente favoráveis a quem aposta na economia brasileira. O material foi distribuído pela Agência Brasil, com texto de Isabela Vieira e Pedro Peduzzi. Acompanhe:

Clima econômico brasileiro é o melhor da América Latina, afirma estudo

O Brasil é o país com o melhor Índice de Clima Econômico (ICE), na comparação entre 11 países da América Latina. Em outubro, o ICE do país atingiu 7,4 pontos, numa escala que vai de 1 a 9. Em julho, o índice registrado estava em 5,5 pontos.

A informação consta da Sondagem Econômica da América Latina, uma pesquisa realizada a partir de parceria firmada entre o Institute for Economic Research at the University of Munich (IFO) e a Fundação Getulio Vargas (FGV).

Divulgada hoje (quinta, 19), a sondagem reflete a opinião de especialistas sobre a situação atual e as expectativas econômicas de seus países. É a terceira vez consecutiva que o Brasil registra alta dessa taxa. A menor pontuação foi em janeiro deste ano (3,9 pontos), influenciada pela crise financeira.

Dos dois indicadores que compõem o ICE, o Índice da Situação Atual (ISA) do Brasil é de 6,4 pontos e o Índice de Expectativas (IE), de 8,4 pontos. O Peru está em segundo lugar, com 7 pontos, e o Uruguai em terceiro, com 6,3. De acordo com a pesquisa, esses países passaram para a fase de boom (alta acentuada), na sondagem de outubro, em relação à de julho.

Nos últimos lugares, estão Equador (3 pontos), México (4,1 pontos) e a Argentina (4,5 pontos), na sondagem de outubro, em uma lista de 11 países…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Agência Brasil.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo