Câmara de VereadoresPrefeituraSanta Maria

CIP VEM AÍ. Prefeitura vai enquadrar sua bancada, para aprovar a “taxa da luz”

Prefeito Schirmer terá que enquadrar edis - e também secretários candidatos. Ou CIP não sai
Prefeito Schirmer terá que enquadrar edis - e também secretários candidatos. Ou CIP não sai

Há quatro anos, o então prefeito Valdeci Oliveira e seus principais assessores ficaram roucos de tanto discutir, inclusive junto a comunidade. Explicaram, explicaram e explicaram o óbvio: sem a aprovação da Contribuição para a Iluminação Pública (CIP) seria impossível pagar uma dívida antiga, que à época era de cerca de R$ 30 milhões, com a concessionária de energia elétrica.

Os então governantes mostraram, inclusive, que a CIP não seria para pagar a dívida, obviamente, inclusive porque ilegal. Mas a folga no orçamento, advinda da popularmente conhecida como “taxa”, possibilitaria ampliar e qualificar a iluminação pública então alvo de justificadas queixas da população, sobrando recursos para tratar daquele inbroglio pretérito.

Mais, cansaram os administradores municipais de dizer que o valor a ser pago era diminuto, e ainda mais diminuto para os mais pobres. Não adiantou. Além de ter escassos representantes no Legislativo, Valdeci e os seus enfrentaram uma feroz e até demagógica oposição, então liderada pelos atuais vereadores João Carlos Maciel e Cláudio Rosa (suplente em exercício), e pelos então edis e atuais secretários de município Jorge Pozzobom e Tubias Calil – todos se alçando a defensores dos pobres e oprimidos.  No entanto, porque bobos não são, agiram como agiram apenas para desgastar politicamente o governo de então. Fizeram o discurso fácil, embora política e administrativamente irresponsável. E venceram. Ou, por outra, perderam.

Como? Simples: mais que retardar a solução de um problema por quatro anos (e Cezar Schirmer não deixaria de ganhar a eleição de 2008 por causa daquilo), ampliaram a dívida, agora na casa dos R$ 50 milhões. Este sítio não tem qualquer dúvida: esse quarteto é o grande responsável pelo desgaste que, agora, o governo do qual eles fazem parte terá para aprovar a mesma CIP. E, por uma ironia, com o voto deles. Seja pessoalmente, no caso de Rosa e Maciel, ou por pressão do prefeito e dos demais, no que toca a Calil e Pozzobom.

– CONTINUA –

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

10 Comentários

  1. olá minha amiga zeni foi no governo valdeci que foi apresentado o projeto da CIP, o que se está discutindo é que na campanha o schirmer disse que encontraria uma solução pois o santa-mariense não aguentava mais impostos(palavras do candidato schirmer)o claudio rosa, tubias e pozzobom e o maciel, foram ferrenhos contra lembra do assesor do claudio rosa tiago aires(hoje no PSDB) fazendo abaixo assinado no calçadão pois é só quero que eles tenham palavra e não mudem de discurso, agora. eu joão rocha sou a favor da CIP.

  2. Zeni o problema vem de muito longe só não foi solucionado devido a pessoas que pensam como voce , que tratam a cidade como se fosse palco de um grenal, enquanto as pessoas tratarem na camara de vereadores e outras instituições as coisas da cidade como se fossem desse ou daquele partido vai ter esse tipo de problema, isso só não está resolvido porque alguns irresponsáveis que tratam a política com se fosse uma briga de moleques travaram na camara a solução e agora aumentou estrondosamente e sem nenhuma cerimonia apresentam a mesma solução tentando ainda por cima com mentiras iludir o povo dizendo que é diferente, mas o fato é que não há como fugir da verdade o prefeito Schirmer faz um mandato mediocre!

  3. @ZENI DA COSTA
    Quem criou o problema foi o THC, ops, FHC do PSDB e o Britto, que era PMDB. O Valdeci tentou solucionar a coisa, mas o Ex-BOM, o TO BE ASS, o Maleco e o C.Pink não deixaram… sobrou agora o desgaste pro prefeito TO BE ASS, ops, Schirmer… BEM FEITO!

  4. pois é tem pt criticando ,,,qual foi mesmo,de quem era o governo qdo apresentaram a 1ªvez????
    a divida está enorme!!!poq não solucionaram
    com tantos anos de governo????criticar por criticar é falta de competencia.

  5. @Silvana
    Tocaste em pontos bem interessantes, Silvana! Quando me manifestei, https://claudemirpereira.com.br/2009/11/coluna-observatorio-%e2%80%9co-problema-da-divida-e-maior-o-remedio-exatamente-o-mesmo-a-cip%e2%80%9d/, falando do valor da dívida e seu crescimento de 2006 para cá, utilizei os números fornecidos pela impressa e pela Prefeitura, governo anterior e atual. Mas sempre é bom questionar se estes números já foram auditados, se não existe nenhuma incorreção na composição desta dívida. Eu não tenho conhecimento. Será que alguém já ouviu falar algo sobre isso?
    Outra questão é que a CIP, como afirmado corretamente pelo Claudemir, não servirá para quitar esta dívida, pois seria inconstitucional, então, a prefeitura terá que buscar um acordo com a distribuidora de energia para o pagamento da dívida. Neste ponto, seria interessante que a prefeitura já apresentasse os dois projetos. Um criando a CIP e o outro com o acordo para o pagamento da dívida de débitos anteriores, assim teríamos esta questão definitivamente resolvida.
    Quanto a tua observação sobre a CPMF, a oposição ao governo federal cometeu o mesmo erro da oposição ao governo Valdeci. Ainda veremos, ou não, um governo do PSDB apresentando um projeto de mesma natureza da CPMF, você duvida?

  6. que dívida é essa que cresce a cada dia? é dívida de iluminação pública? eu desconfio desse montante…
    Mas bem feito para essa administração. Esses partidos não vivem criticando o Lula por causa dos impostos? O PSDB não bateu palmas com o fim da cpmf? Agora tão aí…

  7. estão provando de seu próprio veneno BEEEEEEEEEE FEEEIIIITO,
    E viva a Petezada, com eles nos chamavam, confesso que gosto deste nome pois TENHO ORGULHO DE SER PT

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo