ColunaObservatórioPartidos

COLUNA OBSERVATÓRIO. “O PT de Santa Maria e os efeitos da eleição em dois atos”

Há duas interpretações possíveis à eleição do PT de Santa Maria, no último domingo. E que, claro, comportam opiniões diferentes e sempre respeitáveis. Porém, ao olhar da coluna, são dignas de registro.

Uma é a capacidade de mobilização. Mesmo se considerando que o consenso, e até o fato de estarem consorciados no Poder pudessem acomodar os filiados ao PP e PMDB, a presença de pouco mais de 100 no segundo e ainda menos no primeiro, nas respectivas convenções, mês passado, não recomenda bem a siglas que, somadas, têm quase 10 mil militantes. Enquanto isso, o PT levou 1,7 mil filiados às urnas. Cá entre nós, isso está looonge de ser pouco significativo e mostra a capacidade petista de se rearrumar fora do poder.

A segunda questão é a reafirmação da importância de Paulo Pimenta nas decisões partidárias. Há, claro, controvérsia em torno dos números (e o site do colunista abrigou inúmeras opiniões de petistas que discordam da avaliação), mas o fato é que o deputado federal e seu “PT Amplo” obtiveram pelo menos 45% dos votos – o parâmetro foi a eleição para o Diretório Estadual, em que a corrente concorreu junto à “Democracia Socialista”, que tem meia dúzia de militantes na cidade.

Pimenta repetiu o desempenho de junho, quando do encontro estadual que escolheu o candidato do PT ao Piratini. E se percebeu, também, que junto com Valdeci Oliveira (donatário de algo como 10% a 15% dos votos), é o grande eleitor interno da sigla.

Em tempo: Fabiano Pereira, o outro vértice do triângulo de notáveis do PT tem algo como 35% dos votos. Decididamente, não é pouco. Mas é menos. Então…

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Então que se deve analisar pelo seguinte ladoÇ
    Fabiano tem disputado as eleições com a ajuda dos militantes valorosos de sua tendência e demonstrado que apesar de números é a força motriz de um novo PT, é um político novo, arrojado, honesto e de coragem e caráter ilibado.
    Pimenta E Valdeci tem muito mais tempo de PT, mais tradição mas juntos não conseguiram fazer frente para a o grupo do deputado Fabiano, esse que junto com o PTLM fez mais de 8% dos votos do Pt no estado! Repito sozinho e com estrutura infinitamente menor!
    Considero que Fabiano foi o grande vencedor do PED porque se fosse dividir os votos de Pimenta e Valdeci nós não saberíamos quem teria masi representação e creio que nem eles quisessem fazer isso até porque não vem, ao caso.
    O PT saiu vitorioso pela a vontade de sua inestimada e dedicada militânci, mostrou o seu valor e colocou de uma vez por todas o seu nome como favorito em 2010, tanto na majoritária quanto na proporcional com os seus candidatos a deputados! Confesso que acho quase certa a eleição dos três, Pimenta , Fabiano e Valdeci!
    E também não ficarei entrando por demais nessa questão porque apesar de tudo sou petista e luto pelo meu partido nas horas boas e ruins da política!
    E espero um 2010 vitorioso para nós, com a nossa militância e com a acampamento lotada de bandeiras para mostrar par o governo atual que petista é quem faz parte e não quem se paga!
    Grande futuro para nós e partido é dos trabalhadores!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo