AssembleiaJornalismoMídia

COMUNICAÇÃO. Boicotada por grandões da mídia, Conferência Nacional terá 86 gaúchos

Confecom RS antecipou temas que serão discutidos em âmbito nacional, no próximo mês
Confecom RS antecipou temas que serão discutidos em âmbito nacional, no próximo mês

Com o anunciado boicote de grandes grupos, inclusive as Organizações Globo (por que, hein?), acontece em meados de dezembro, em Brasília, a Conferência Nacional de Comunicação. Entre os temas a ser abordados, com certeza, estará o controle social (aliás, mais que necessários) da mídia que, no caso da eletrônica, ainda por cima é uma concessão pública.

Bem, talvez já seja possível entender por que uns e outros não gostariam de participar do evento que, estima-se, terá a presença de 1,6 mil delegados eleitos em todo o País, inclusive 86 gaúchos. Estes foram escolhidos durante a Conferência Estadual, que aconteceu nesta semana, na Assembléia Legislativa. Sobre a Confecom RS, acompanhe material distribuído pela Agência de Notícias do parlamento. O texto é de Michele Limeira, com foto de Guerreiro. A seguir:

 “Confecom RS elegeu 86 delegados para etapa nacional

A Conferência Estadual de Comunicação (Confecom RS) elegeu 86 delegados que levarão as propostas do Estado à etapa nacional do evento, em Brasília, de 14 a 17 de dezembro. Dentre esses, 38 representam a sociedade civil; 36, a sociedade civil empresarial e 10, o poder público. A Assembleia Legislativa elegeu como delegados os deputados Raul Carrion (PC do B) e Miki Breier (PSB), o diretor de Jornalismo, Marcelo Nepomuceno, que representará a Associação Brasileira das Televisões e Rádios Legislativas (Astral), e os servidores Márcia Cardoso, Dilamar Machado, além de Carmem Olsson como suplente.

Os 470 inscritos na Confecom RS debateram sobre o tema central do evento Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania era digital, a partir de três eixos-temáticos: “Produção de Conteúdo”, “Meios de Distribuição” e “Cidadania: direitos e deveres”. As discussões, que iniciaram terça-feira(17) à noite e encerraram no final do dia de ontem (quarta,18), visam  orientar a criação de políticas públicas para a comunicação no Brasil. “A conferência não é simplesmente para debater, mas para orientar o Legislativo e o Executivo na produção de políticas públicas”, afirmou o superintendente de Comunicação Social da AL, Celso Schröder.

Na avaliação de Schröder, que também presidiu a comissão organizadora do evento estadual, a Confecom RS foi representativa, marcada por proposições de qualidade, além de ter ocorrido com tranqulidade. “Recolhemos todas  as propostas apresentadas no processo da Conferência e levaremos a Brasília para serem sistematizadas”, explicou, lembrando que a sistemática foi aprovada no regimento interno da Confecom. Segundo ele, o trabalho de sistematização será feito pela Fundação Getúlio Vargas, contratada para acompanhar os eventos e produzir um caderno de teses. Os delegados eleitos ontem recebem passagem e hospedagem pagas pelo governo federal, através do Ministério das Comunicações. A Conferência Nacional de Comunicação vai reunir cerca de 1,6 mil delegados de todos os Estados…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Agência de Notícias da Assembléia Legislativa.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo