CongressoPolítica

CONGRESSO. Projeto similar ao dos “fichas sujas” tem tramitação lenta na Câmara

Biscaia: a percepção é de que os deputados não querem votar a proposta
Biscaia: a percepção é de que os deputados não querem votar a proposta

Um projeto é aquele, com mais de um milhão de assinaturas, que restringe a participação em eleições, vetando que a elas concorram quaisquer cidadãos que estejam sendo processados. Um absurdo que fere o estado democrático de Direito, como este sítio já defendeu aqui – ainda que sujeito a chuvas e trovoadas. Mais: se aprovado, muita gente boa, inclusive de Santa Maria, não poderia se candidatar.

Outro projeto, similar, mas não igual, tem origem legislativa. Por ele, serão proibidos de concorrer a cargos eletivos, por oito anos, candidatos condenados em primeira ou única instância, ou que tiverem contra si denúncia recebida por órgão judicial colegiado (Tribunais de Justiça Estaduais, para exemplificar) por uma série de crimes.

Penso, cá do meu canto, que é também contrário às normas democráticas elementares, que garantem a presunção de inocência até que se esgotem as últimas chances de recurso. Mas, tanto quanto aquele, este corre em ritmo pra lá de devagar na Câmara dos Deputados.

Mas, atenção, não sei porque, desconfio que a causa para o atraso não seja exatamente a mesma que eu imputo como correta. Quem sabe, a propósito, você lê reportagem publicada pelo sítio especializado Congresso em Foco, e tira tua própria conclusão. Ah, o texto é de Rodolfo Torres, com foto (de arquivo) de Valter Campanato, da Agência Brasil. A seguir:

Ficha limpa” não é prioridade na Câmara

O Projeto de Lei Complementar 518/09, que torna obrigatória a “Ficha Limpa” dos candidatos a cargos eletivos – ou seja, torna inelegíveis pessoas que respondem a processos na Justiça – está longe de ser uma prioridade na Câmara. Pronta para ser votada em plenário, a proposta apenas aguarda a vez de ser escolhida pelo presidente da Casa, Michel Temer (PMDB-SP), e por líderes partidários.

“O que percebo é que não há vontade da maioria para que o projeto seja votado”, resume o deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), que subscreve o projeto com outros 32 deputados (confira a lista abaixo). O petista fluminense destaca que há uma “clara percepção” de protelar essa votação. “O trabalho da maioria é contra”, reforça.

Para o deputado Paulo Rubem Santiago (PDT-PE), a reação da Casa é “previsível” e existe uma explicação para o fato. “É um assunto que atinge em cheio um grande número de parlamentares e seus aliados nos estados e municípios. Porque corta na carne”, explica…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens publicadas pelo sítio especializado Congresso em Foco.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo