CulturaSanta Maria

CULTURA. No Cartuxo, além dos graudões, também os miudinhos do humor terão vez

cartuchoUma semana interessantíssima essa, do ponto de vista da cultura. Dois eventos movimentam a cidade. O primeiro deles, inclusive cronologicamente, é o Santa Maria Cinema e Vídeo (leia a nota que postarei logo em seguida, mais acima). O segundo que começa na sexta-feira, termina no dia seguinte ao encerramento do SMCV, no domingo. É a sexta edição do Cartucho, o encontro dos cartunistas gaúchos.

São várias as novidades previstas para este ano, para além da programação, digamos, séria (que publiquei AQUI na madrugada de sábado). Há, por exemplo, a adesão ao Cartucho do projeto “O Riso é Livro”. E, o que parece bastante importante, também se programou pela primeira vez o “Cartuchinho”, prestigiando os miudinhos, ao lado dos grandões do humor local e estadual.

Para saber mais do que o Cartucho vai proporcionar a partir do próximo dia 29, acompanhe material distribuído pela assessoria de imprensa. A seguir:

6º Cartucho chega com novidades

Os dias 27, 28 e 29 de novembro próximos, Santa Maria se transforma na capital gaúcha do humor. Em torno de 25 cartunistas profissionais, um grupo de 15 universitários de Rio Grande e mais um tanto de jovens amadores da cidade, que somam mais de 60 desenhistas. O objetivo, nos 3 dias do Encontro, é a troca de experiências e a difusão da atividade junto à comunidade, além da produção de cartuns temáticos que comporá a mostra Invernada do Humor. Na sua 6ª edição, o CARTUCHO já ganhou o respeito do pessoal da área, se legitimou como um evento cultural importante, projetando a cidade no cenário gaúcho e nacional do humor gráfico.

Como já é tradição, o Cartucho faz uma homenagem anualmente a um profissional da área. Em 2009 o homenageado do Cartucho é Luis Fernando Veríssimo, que vem à cidade para prestigiar o evento.

Também este ano, o Cartucho recebe outro ilustre convidado, é o projeto O Riso é Livro, que reúne 15 cartunistas gaúchos em uma atividade cultural (abaixo mais sobre O Riso é Livro).

Este ano o cartucho firmou uma parceria com projeto O Riso é Livro, bolado pelo admirado jornalista e cartunista José Fraga. Assim pode-se acrescentar mais essa atração: 15 cartunistas convidados desenham um cartum ao vivo no calçadão, tendo ¨livro¨ como tema. Isso acontece paralelo ao já tradicional Chimarrão com Nanquin, momento de maior contato do público com os desenhistas. Do O Riso é Livro no cartucho participam: Alisson, Byrata, Cado, Chiquinha, Elias, Fabio Zimbres, Fraga, , Louzada, Luis Fernando Veríssimo, Máucio, Maumau, Ronaldo, Simch e Wagner Passos. Todos esses nomes só foram possíveis através da união entre os dois Projetos. No 6º CARTUCHO também estão presentes: Bier, Eugênio Neves, Hals, e Santiago.

Ganhando força, na sua 6ª edição, o CARTUCHO promove o I Cartuchinho, envolvendo a gurizada na arte gráfica do humor. As oficinas do Cartuchinho vão acontecer nos dias 24 e 25 de novembro, na Escola Diácono João Luis Pozzobom, Vicente Farencena e na instituição Recanto do Sol, que desenvolve atividades culturais com crianças das escolas Renato Nochi Zimmermann, Miguel Beltrame e Julio do Canto e  Vila Jardim. Dessas oficinas vai resultar a exposição do I Cartuchinho no domingo a tarde, no Ateliê da Gare, juntamente com a Invernada de Humor (Exposição) do Cartucho 2009.

O I Cartuchinho também vai ter atividades no Calçadão, no Chimarrão com Nanquin que acontece no sábado pela manhã. Os pequenos cavaletes colocados ao longo do calçadão vão oportunizar à criançada ensaiar desenhos junto aos grandes cartunistas.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. A TÉ Q ENFIM ESTÃO VINDO OS CARTUNISTAS A SANTA MARIA
    CIDADE COM TANTAS UNIVERSIDADES,TERIAMOS Q TER MAIS
    OPORTUNIDADES DE CURSOS COM A GURIZADA DAS ESCOLAS
    MUNICIPAIS E ESTADUAIS,,E TANTA CRIANÇA SEM TER O Q FAZER
    QEM SABE UMA IDÉIA LEVAR MAIS ATÉ AS ESCOLAS????

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo