CULTURA. “Santa Maria Vídeo e Cinema” e um trio importante de homenageados

CULTURA. “Santa Maria Vídeo e Cinema” e um trio importante de homenageados - paulo-nascimento

Paulo Nascimento, com um punhado de filmes e prêmios importantes, é o diretor convidado do SMVC

Começa nesta sexta-feira mais uma, a oitava, edição do Santa Maria Vídeo e Cinema, que se consolida como evento fundamental do audiovisual gaúcho. A abertura acontece no início da noite, na Cesma, onde ocorre também o início da “Pré-Jornada Nacional de Cineclubes (confira AQUI toda a programação).

Mas, afora uma grande quantidade de atrações para os muitos interessados em cinema e vídeo, o SMVC, em 2010, também faz três justas homenagens a personalidades da área, ligadas ou não à boca do monte.

O trio de festejados são Silvio Tendler, Paulo Nascimento e Manoela do Monte. Para saber mais sobre eles, acompanhe material distribuído pela assessoria de imprensa do evento, sob a responsabilidade de Fabiane Machado, com texto de Michele Teixeira. A seguir:

Os grandes nomes do 8º SMVC

Sílvio Tendler– Homenageado Nacional

Um dos principais documentaristas do país, Silvio Tendler receberá mais uma homenagem em sua vasta carreira. Isso porque o seu nome será o destaque nacional da oitava edição do Santa Maria Vídeo e Cinema, que acontece entre os dias 23 e 28 de novembro de 2009.
Tendler, cuja obra conta com 40 filmes entre curtas, médias e longas-metragens, tem dentre suas produções os longas “Os Anos JK – Uma trajetória política” (1980), “O Mundo Mágico dos Trapalhões” (1981) e “Jango” (1984), que alcançaram as maiores bilheterias entre documentários na história do cinema brasileiro.

Seu trabalho mais recente, “Encontro com Milton Santos ou O Mundo Global Visto do Lado de Cá”, ganhou o Prêmio de Melhor Filme do Júri Popular na última edição do Festival de Brasília. Já seu tão esperado “Utopia e a Barbárie” recebeu o prêmio de Melhor Direção e Montagem do 4º Festival do Paraná de Cinema Brasileiro Latino.

No que se refere a premiações e homenagens, o documentarista tem uma bagagem invejável, constam em seu currículo títulos como: Prêmio Salvador Allende no Festival de Trieste, Itália, Homenageado no X Festival de Cinema Brasileiro em Paris, Medalha Tiradentes, da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, entre muitos outros.

Manuela do Monte– Homenageada Local

Prata da casa, Manuela do Monte é uma atriz de desafios. Construiu uma carreira que já soma dez anos começando no teatro amador e na cena cultural de Santa Maria, chegando às telas da Rede Globo.

Manuela alcançou as telonas protagonizando o primeiro longa-metragem produzido inteiramente na cidade, “Manhã Transfigurada” de Sérgio de Assis Brasil. Por representar a identidade santa-mariense pelo país, através de trabalhos como este, consolidado em profissionalismo e dedicação, a jovem atriz será a homenageada local do 8º SMVC, que busca incentivar muitos outros talentos de Santa Maria. 

Paulo Nascimento– Diretor Convidado

O Festival deste ano ainda terá como diretor convidado o cineasta gaúcho Paulo Nascimento, diretor e roteirista de filmes como: “Em Teu Nome” (2009), Prêmio Especial do Júri, Melhor Diretor, Melhor Ator (Leonardo Machado) e Melhor Trilha (André Trento e Renato Muller) no Festival de Gramado deste ano, “Valsa para Bruno Stein (2007),  Melhor Atriz (Ingra Liberato), em Gramado 2007 e  “Diário de um Novo Mundo” (2005), Melhor Filme pelo Júri Popular, no mesmo festival em 2005.

O 8º Santa Maria Vídeo e Cinema é uma realização da ONG Santa Maria Vídeo e Cinema, com promoção da Prefeitura Municipal de Santa Maria e RBS TV; co-promoção da Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (CESMA); incentivo da Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria (LIC-SM); apoio da Secretaria do Audiovisual através do Fundo Nacional da Cultura (FNC) e também conta com o apoio do Conselho Nacional dos Cineclubes Brasileiros (CNC).”



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *