CULTURA. ‘Santa Maria Vídeo e Cinema’ tem “extras” que qualificam a programação

CULTURA. ‘Santa Maria Vídeo e Cinema’ tem “extras” que qualificam a programação - Silvio-Tendler

Documentarista Silvio Tendler é um dos grandes homenageados pelo SMVC

A oitava edição do Santa Maria Vídeo e Cinema começa, oficialmente, no dia 23 e encerra no dia 28. Terá um trio de homenageados de peso, como são os diretores Paulo Nascimento e Silvio Tendler e a atriz Manoela do Monte, e um conjunto de obras a ser apresentado que já garante o sucesso do evento.

Ainda assim, os organizadores montaram uma programação paralela de qualidade. E que, em pelo menos um caso, o início se dá mesmo antes do festival, como é o caso da Pré-Jornada Nacional de Cineclubes. A seguir, num trabalho da assessoria de imprensa do SMVC, apresentamos três desses eventos que se conjugam com o festival. Acompanhe: 

8º Seminário Gaúcho de Cinema discute a produção no local
Afim de debater e refletir a produção audiovisual no Estado e seu intercâmbio com o MERCOSUL, acontece a oitava edição do Seminário Gaúcho de Cinema e reunirá todas as entidades do cinema gaúcho.
Inserido na programação do 8º Santa Maria Video e Cinema, o encontro será realizado no ultimo dia do Festival, sábado, 28 de novembro das 9h às 13 no Hotel Itaimbé (Rua Venâncio Aires, 2741).

Pré-Jornada Nacional de Cineclubes
Santa Maria há bastante tempo tem destaque na cena cineclubista do país, exemplo é o Cineclube Lanterninha Aurélio, vinculado a CESMA – Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria, fundado em 1978.
Devido a este reconhecimento, a cidade tem recebido diversas atividades na área. Este ano, a cidade sediará a Pré-Jornada Nacional de Cineclubes que será realizada dentro da programação do 8º Santa Maria e Video de 20 e 23 de novembro no Hotel Itaimné (Rua Venâncio Aires, 2741).
O encontro que definirá o tema da Jornada Nacional de Cineclubes, que acontece em 2010, irá reunir cineclubistas de todo o país afim de debater os caminhos do cinema brasileiro de média e longa-metragem e o intercâmbio com cineclubes de outros países.

Fórum Entre Fronteiras escolhe documentários
O Fórum Entre Fronteiras nasceu em junho de 2007 no festival de cinema de Oberá na Argentina e hoje é um dos principais encontros para discussão sobre produção audiovisual na América do Sul. Dele participam produtores, realizadores independentes e representantes de instituições de cinema do Rio Grande do Sul, Paraguai e de cinco províncias da Argentina que trocam material produzido em seus países.
Durante o 8º SMVC haverá o encontro do Fórum onde serão escolhidos quatro documentários, do Projeto Parcerias, sendo pelo menos um de cada país, para serem produzidos por equipes transnacionais. Os temas dos filmes deverão acompanhar a ideia principal do Fórum que é a interação entre fronteiras. A comissão julgadora será composta por Rogério Ferrer Koff (Brasil), Camilo Gómez (Argentina) e Ramiro Gómez (Paraguai). Participam ou apoiam o Entre Fronteiras, pelo país, além do SMVC, CESMA, Estação Cinema, Cineclube Lanterninha Aurélio, APTC/ABD-RS, Fundacine e CNC – Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros.”



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *