ECO-CHATO! Rogério Koff fala (mal?) de animais ruminantes e seus gases poluentes
“…Mas vamos aos bois. Estudos recentes revelam que a pecuária é responsável por grande parte da emissão de gás metano, que teria mais potencial na produção do efeito estufa do que o dióxido de carbono. Como acontece? Os animais ruminantes (bois, cabras e ovelhas) liberam o gás metano durante seu processo digestivo. Problema de gases, tudo indica. Parece engraçado, não fosse trágico, visto que o metano é responsável por quinze por cento do aquecimento global.
Outro fator determinante que relaciona a pecuária às mudanças climáticas é o desmatamento de florestas para criação de pastagens. Ecologistas e vegetarianos têm defendido a redução do consumo de carne no planeta como forma legítima de combate ao efeito estufa. Campanhas como as das “segundas-feiras sem carne” ganham força na Europa e nos Estados Unidos…”
CLIQUE AQUI para ler a íntegra da crônica “O Eco-Chato”, de Rogério Koff, colaborador semanal deste sítio. Koff é professor do Curso de Jornalismo da UFSM e Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ. O texto foi postado há instantes, na seção “Artigos”!
Será que são apenas os ruminantes que poluem o ambiente? E a titica de cachorro que seguido encontramos em locais públicos? E a quantidade de lixo que os humanos, especialmente se tratando de nossa cidade, jogam nas ruas?
Bricadeiras à parte, isso é uma quetão muito séria, na França já existe limite para o tamanho dos rebanhos suínos e bovinos principalmente porque o destino dos degetos está complicado, a Bretanha busca toda água potável de fora pois as criações intensivas de porcos contaminaram o lençol freatico e ao chegar-se nas propriedades onde tem confinamento bovino encontra-se montanhas de esterco aguardando transporte para a África porque o solo frances não suporta mais tanta matéria organica.
Sobre a segunda feira sem carne eu concordo porque depois das churrascadas dos domingos a gente tem que dar uma parada na segunda ao menos.