CrônicaCulturaSanta Maria

ECO-CHATO! Rogério Koff fala (mal?) de animais ruminantes e seus gases poluentes

“…Mas vamos aos bois. Estudos recentes revelam que a pecuária é responsável por grande parte da emissão de gás metano, que teria mais potencial na produção do efeito estufa do que o dióxido de carbono. Como acontece? Os animais ruminantes (bois, cabras e ovelhas) liberam o gás metano durante seu processo digestivo. Problema de gases, tudo indica. Parece engraçado, não fosse trágico, visto que o metano é responsável por quinze por cento do aquecimento global.

Outro fator determinante que relaciona a pecuária às mudanças climáticas é o desmatamento de florestas para criação de pastagens. Ecologistas e vegetarianos têm defendido a redução do consumo de carne no planeta como forma legítima de combate ao efeito estufa. Campanhas como as das “segundas-feiras sem carne” ganham força na Europa e nos Estados Unidos…”

CLIQUE AQUI para ler a íntegra da crônica “O Eco-Chato”, de Rogério Koff, colaborador semanal deste sítio. Koff é professor do Curso de  Jornalismo da UFSM e Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ. O texto foi postado há instantes, na seção “Artigos”!

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Será que são apenas os ruminantes que poluem o ambiente? E a titica de cachorro que seguido encontramos em locais públicos? E a quantidade de lixo que os humanos, especialmente se tratando de nossa cidade, jogam nas ruas?

  2. Bricadeiras à parte, isso é uma quetão muito séria, na França já existe limite para o tamanho dos rebanhos suínos e bovinos principalmente porque o destino dos degetos está complicado, a Bretanha busca toda água potável de fora pois as criações intensivas de porcos contaminaram o lençol freatico e ao chegar-se nas propriedades onde tem confinamento bovino encontra-se montanhas de esterco aguardando transporte para a África porque o solo frances não suporta mais tanta matéria organica.

  3. Sobre a segunda feira sem carne eu concordo porque depois das churrascadas dos domingos a gente tem que dar uma parada na segunda ao menos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo