Eleições 2010Partidos

ELEIÇÕES 2010 (2). Na hora do vamos ver, PT e PMDB tratam dos rolos. E nem se fala no Rio Grande

Com a eleição, já matematicamente CONFIRMADA, de José Eduardo Dutra, para a presidência nacional do PT, se aceleram as discussões em torno da aliança do partido com o PMDB, para o pleito presidencial de 2010. De resultado ainda imprevisível (nem o maior dos bidus conseguiria garantir 100 por cento esta aliança), o fato é que os dirigentes estão fazendo a vontade de quem decidi, meeeesmo. Isto é, Luiz Inácio Lula da Silva.

José Eduardo Dutra, novo presidente nacional do PT, não terá trabalho fácil para viabilizar alianças
José Eduardo Dutra, novo presidente nacional do PT, não terá trabalho fácil para viabilizar alianças

Por conta desse esforço, houve uma reunião interessante, na manhã desta quarta-feira, entre líderes do PT e do PMDB na Câmara dos Deputados. E descobriram que há quase meia dezena de Estados em que a aliança, para dizer o mínimo, enfrenta problemas. E olha que nem falaram do Rio Grande do Sul, pois aqui o caso é “perdido”. Um e outro partido vão por sua conta no pleito para governador. E é difícil acreditar aqté que seja possível a Dilma Rousseff montar dois palanques eleitorais por aqui.

Mas isso já é outra história. Por enquanto, fiquemos com o encontro havido em Brasília, onde, no mínimo, líderes das agremiações se acertaram sobre o que é complicado, hoje. Confira mais, no relato da repórter Christiane Samarco, publicado na versão online d’O Estado de São Paulo.

PT e PMDB se reúnem para tratar de disputas estaduais

As cúpulas do PT e do PMDB se reuniram hoje (quarta) pela manhã para tratar das disputas entre os dois partidos nos Estados, e o resultado do encontro agradou os peemedebistas. Os líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), e do PT, Candido Vaccarezza (SP) reconhecem que são cinco os Estados onde há disputa entre as duas siglas pelo governo estadual: Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará e Bahia.

No Rio e em Minas Gerais, a articulação vai demorar um pouco mais por conta da disputa, dentro do PT, pelo comando do diretório estadual. O PT realizou eleições gerais no último final de semana e nesses dois colégios eleitorais haverá segundo turno. Mas no Pará, os comandos das duas legendas já agendaram uma reunião para a semana que vem com as duas forças que disputam o governo paraense: a governadora petista Ana Julia Carepa e o deputado Jáder Barbalho (PMDB), que quer se lançar na corrida estadual.

Nós vamos chamar a governadora a Brasília, teremos uma conversa com ela e outra com o Jader, para resolver a questão. O importante para o PMDB foi constatar que o PT está disposto a resolver os problemas e não empurrá-los com a barriga”, afirmou Eduardo Alves. Procedimento semelhante deve se repetir com petistas e peemedebistas mineiros e fluminenses. Mas isso vai ficar para depois do segundo turno dos diretórios petistas…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo