Eleições 2010Estado

ELEIÇÕES 2010. Petistas querem quebrar “tabu” gaúcho. Aqui, Lula só ganhou em 89

“Ele” só ganhou em 89, por força de Brizola. Ela e o outro, agora, tentam acabar com o tabu
“Ele” só ganhou em 89, por força de Brizola. Ela e o outro, agora, tentam acabar com o tabu

Poucos duvidam: a única vitória de Lula em território gaúcho, na primeira das cinco eleições presidenciais que disputou, só ocorreu pela adesão irrestrita de Leonel Brizola – que carregou o então “sapo barbudo”. De lá para cá, o petista não ganhou mais uma sequer entre os eleitores do Rio Grande.

Se Lula, com tudo o que é, foi derrotado, o que esperar de Dilma Rousseff? É verdade que a conjuntura é diferente e até pode beneficiar (quem sabe?) a ministra-Chefe da Casa Civil. Mas, de resto, se trata de algo improvável. Ou não? Os petistas graúdos acham que não. Mas montam uma superestratégia para tentar reverter a história. Qual? Quem conta mais detalhes é o jornalista João Domingos, com foto (de arquivo) de Wilson Dias, da Agência Brasil, que assina reportagem publicada n’O Estado de São Paulo. Acompanhe:

PT mobiliza ministros para pôr fim a tabu no RS

Derrotado no Rio Grande do Sul nas cinco eleições para presidente da República realizadas depois do fim da ditadura militar – com exceção do segundo turno de 1989, quando Leonel Brizola, do PDT, transferiu seus votos para Luiz Inácio Lula da Silva -, o PT tenta quebrar o tabu com a presença constante no Estado dos candidatos ao governo, Tarso Genro (Justiça), e à Presidência, Dilma Rousseff (Casa Civil).
Com cerca de 10 pontos porcentuais à frente do prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, do PMDB – segundo as últimas pesquisas encomendadas pela RBS -, há mais de quatro meses Tarso tem procurado passar todos os finais de semana no Rio Grande do Sul. Ele quer sair do governo em janeiro para intensificar a pré-campanha.

Já a ministra Dilma, que é mineira, mas apareceu na política gaúcha ainda no PDT, como auxiliar do governo de Alceu Collares (1991/1994), também costuma estar presente nas inaugurações de obras federais…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo