EconomiaPrefeituraSanta Maria

FEISMA. Líder da indústria do Paraná faz palestra em pavilhão da Prefeitura. Tema: inovação

Santa Maria na rota das cidades inovadoras, fato destacado pelo prefeito Schirmer, neste domingo
Santa Maria na rota das cidades inovadoras, fato destacado pelo prefeito Schirmer, neste domingo

O grande acontecimento, vamos dizer assim, da Feisma neste domingo muito quente, foi a vinda, meio que de sopetão (confirmou à última hora, veio com seu jatinho e fez sucesso de público e crítica), do presidente da Federação das Indústrias do Paraná, Rodrigo Rocha Loures. O tema é o mesmo que dá título ao pavilhão organizado pela Prefeitura: Inovação.

Foi, segundo todos os testemunhos que colhi agora à noite, no Centro Desportivo Municipal, um fato a ser destacado, e que coloca Santa Maria na rota das cidades inovadoras, garantindo à cidade, inclusive, lugar importante em Conferência Internacional que acontece em março de 2010, na capital paranaense.

Sobre isso, e o que foi dito e refletido na tarde dominical da Feisma, você encontra com mais detalhes, no material distribuído pela Superintendência de Comunicação Social da Prefeitura. A foto é de Felipe Pires. Acompanhe:

Santa Maria na Rede Internacional de Cidades Inovadoras

Santa Maria já é uma cidade inovadora. A certeza veio com o auditório do Pavilhão da Inovação (Feisma 2009) lotado, na tarde quente deste domingo (1º), para assistir à conferência do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Rodrigo Rocha Loures. A palestra, sobre Cidades Inovadoras, complementou a conferência de sábado à tarde, da representante da FIEP, Daniely Votto Fontoura, sobre a Conferência Internacional de Cidades Inovadoras, que vai acontecer em Curitiba,  de 10 a 13 de março. Além do número de pessoas, que superou a capacidade do auditório, o que chamou mais a atenção do prefeito Cezar Schirmer e do palestrante, foi a qualidade da audiência, formada de lideranças representativas dos mais variados segmentos da cidade, políticas, empresariais, comunitárias, das instituições de ensino superior, entre outros. “Todos estão aqui com o propósito de afirmar o interesse da nossa cidade em se tornar inovadora”, avaliou o prefeito.

Uma cidade pode ser inovadora em diversos sentidos, em pequenos ou em grandes projetos, mas o principal é que nela existam pessoas – ou entidades – que demonstrem interesse pelo tema da inovação. E Santa Maria já cumpre este papel, uma vez que o próprio prefeito  e os secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Projetos Estratégicos são os maiores interessados no assunto. “Eles são os elementos catalisadores, mas o movimento deve vir de toda a sociedade”, afirma Loures.

O interesse das autoridades locais pelo tema inovação já colocou Santa Maria na Rede Internacional de Cidades Inovadoras, ao lado de inúmeras cidades, entre elas Porto Alegre, Curitiba e Londres. Estas cidades poderão trocar experiências sobre o tema na Conferência Internacional, sendo que Santa Maria e Chattanooga, nos Estados Unidos, serão responsáveis pela…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Superintendência de Comunicação Social da Prefeitura.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

4 Comentários

  1. Ou pelo menos Márcio;…que ao menos eles fossem HUMILDES em admitir que de fato, são incompetentes para cumprirem as “promessas de campanha”. Eu estou fazendo a minha parte; e afirmo aqui no site do Claudemir: “Fiz campanha para o Schirmer (não por cargos e FG`s como alguns aqui chegaram a me acusar. Fiz por IDEALISMO e porque queria MUDANÇA), mas hoje estou profundamente ARREPENDIDO da minha escolha INFELIZ. Deveria ter ido de Pimenta, pois o prefeito atual frustrou minhas expectativas. É muita promessa, muita conversa-fiada, muito sonho-mirabolante (enquanto nossas ruas estão esburacadas e o lixo espalhado pela rua). Prefeito Schirmer ACORDE, começe a Governar, já passa da hora;…quem avisa AMIGO É!”

  2. Concordo contigo Seixas! Tentei transmitir e desenvolver algumas das minhas IDÉIAS e SUGESTÕES para este governo municipal atual. Enviei um Ofício para o Gabinete do prefeito Schirmer no dia 03/02 (hoje fazem exatos 9 meses) contendo algumas das minhas várias Sugestões para o Desenvolvimento Sócio-Econômico-Turístico-Ambiental-Esportivo-Cultural de Santa Maria. Ainda estou esperando ao menos uma resposta de que pelo menos a atual Administração recebeu as Sugestões;…porque as vezes, eu confesso;…é frustrante!

  3. Pelo que tenho lido e ouvido, a palavra da moda é INOVAÇÃO. Não fiz nenhuma contagem, mas não foram poucas as vezes que lí ou ouvi esta palavra na mídia Santa-mariense nos últimos dias. Mérito da Prefeitura que está sabendo vender a sua idéia. Não entrarei no mérito, pelo menos por enquanto, até porque, pelo que lí em outra postagem do Claudemir, parece que tem algum componente do governo municipal, ou vários deles, que ficaram incomodados com alguns questionamentos realizados pelo site com a minha modesta colaboração. Afinal quem pensamos ser para incomodarmos figuras ilustres da Prefeitura, não é mesmo? (Pausa para risos)…
    Agora, sabem o que eu consideraria realmente uma INOVAÇÃO? Pois bem, respondo: O CUMPRIMENTO DE 100% DO PROGRAMA DE GOVERNO APRESENTADO NA CAMPANHA ELEITORAL!
    Mas aí, falta coragem para bater no peito e gritar: YES, WE CAN!!!! Hehehehehe

  4. Estive lá, gostei muito da mobilização das classes sociais municipais e do respeito do palestrante com os políticos em geral, mas defendendo a sua experiência empresarial, a valorização dos colaboradores, das classes, das categorias, com uma clareza muito grande.
    Precisa-se diminuir o poder político atual – até parece que existe a Realeza no Brasil novamente – precisa ser mais respeitada a sociedade e, esta, desempenhar um papel mais forte, mais atuante, com espaço para todos homens de bem se manifestarem e serem ovidos. Cansei de ter idéias e não ter espaço para desenvolvê-las, ou até me juntar as outras e transformar em Inovações para Santa Maria e Região. Estarei no Forúm dia 14 de Novembro. Quero dar idéias também. Aprender junto e depois lutar por elas para se tornarem realidade em Santa Maria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo