EconomiaTrabalho

OPA, OPA! Salário mínimo se elevará além da inflação. Mas menos do que o previsto

Troco do salário mínimo: menos do que o previsto
Troco do salário mínimo: menos do que o previsto

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva tem, nos últimos anos, elevado o salário mínimo além da inflação registrada. É uma recuperação do poder de compra que, por sinal, tem ajudado a fomentar o crescimento das classes C, D e E – o que ajuda a economia como um todo, não obstante os choros, alguns bem alucinados, que se verifica em cantões midiáticos.

Agora, embora o crescimento do Produto Interno Bruto previsto para 2010, algo em torno de 5%, há uma perspectiva de ampliação das taxas de juro e, também, da redução do ritmo de recuperação do salário mínimo. Se bem que, mas isso é só uma desconfiança claudemiriana, isso também se deva à questão dos aposentados. Não me pergunte (ainda) por que, afinal é só uma suspeita do repórter.

Para saber mais dessa possibilidade concreta, acompanhe material distribuído pela Agência Brasil. O texto é assinado pelo repórter Wellton Máximo. Confira:

Governo aumenta previsão de crescimento em 2010, mas reduz reajuste do mínimo

O governo revisou para 5% a projeção de crescimento econômico no próximo ano, mas também elevou a previsão para a taxa de juros e reduziu a estimativa de salário mínimo. Os números constam da atualização dos parâmetros do projeto de lei do Orçamento de 2010, enviado nesta semana ao Congresso pelo Ministério do Planejamento.

De acordo com os novos parâmetros, a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de tudo o quer o país produz -, antes em 4,5% em 2010, ficou mais próxima das previsões dos analistas econômicos. Segundo o boletim  Focus, pesquisa semanal do Banco Central com instituições financeiras, a estimativa de expansão do PIB dos profissionais da área também está em 5%.

Outros parâmetros também se aproximaram das projeções dos analistas financeiros. A previsão para a inflação oficial, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), passou de 4,33% para 4,42%. De acordo com o último boletim Focus, as instituições atualmente preveem que o índice feche 2010 em 4,43%…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Agência Brasil.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo