EstadoPartidosPolítica

PARTIDOS. Peemedebistas gaúchos encerram encontro e divulgam “Carta de Santa Maria”

Eliseu Padilha (C) coordenou o seminário que encerrou esta manhã em SM
Eliseu Padilha (C) coordenou o seminário que encerrou esta manhã em SM

Uma constelação de peemedebistas se reuniu em Santa Maria desde a manhã de ontem, para debater os rumos da agremiação. Foi o seminário “O PMDB no Terceiro Milênio”, organizado pela Fundação Ulysses Guimarães, que tem como presidente o deputado federal gaúcho Eliseu Padilha. Trarei mais informações acerca do evento, na madrugada/manhã desta segunda-feira.

De todo modo, antecipo a seguir o documento extraído do evento acontecido no Park Hotel Morotin e que encerrou perto do meio dia de hoje, após 15 horas de discussões. Trata-se da Carta de Santa Maria, que pretende ser uma espécie de resumo das deliberações tomadas pelos militantes e dirigentes que compareceram à boca do monte. A foto é de Galileu Oldenburg, da assessoria de imprensa do PMDB/RS. Acompanhe:

 CARTA DE SANTA MARIA

A FUNDAÇÃO ULYSSES GUIMARÃES/RS órgão partidário  do PMDB-RS, em reunião na Cidade de Santa Maria-RS, nos dias 14 e 15 de novembro de 2.009, em reunião com os Coordenadores Regionais e Painelistas convidados dentre Lideranças do Partido do Movimento Democrático Brasileiro, local e Nacional, resolve divulgar a presente Carta que expressa, em síntese, as deliberações tiradas sobre o PMDB e o momento político Brasileiro:

O PMDB entende que a utopia que motiva o imaginário popular nos dias atuais é a da construção da vida num ambiente democrático, tecnológico e ecológico, onde o desenvolvimento deve ser visto como do ponto de vista da sustentabilidade do planeta terra. Para o alcance deste fim é preciso investir na educação como fator de alimentação do processo de construção democrática, que não deve ser apenas um instrumento formal de política, mas isto sim, um ambiente de plena convivência das diferenças sociais, do respeito aos Direitos Humanos e das relações entre Governo e Cidadania.

– A realidade da Globalização do mercado é um processo contínuo e de caráter permanente, que não anula as características do fenômeno cultural nacional, antes o enfatiza. A questão da identidade do indivíduo é cada vez mais reforçada por suas raízes locais. No entanto, as novas tecnologias, como fator de integração global, que impõe o vínculo interativo entre povos e países é fato a ser observado, por sua capacidade de influenciar decisões e afetar interesses econômicos locais, dentro dessa nova realidade tecnológica que criou a sociedade de informação.

– O Direito à construção do conhecimento é um bem a ser defendido. A Educação pública deve ser apoiada com ampliação de investimentos a partir do ensino infantil. O ensino médio profissionalizante deve ser enfatizado, a fim de oportunizar o emprego e a renda as novas gerações e também dotar o país de mão-de-obra especializada como ferramenta de construção da riqueza nacional. O Ensino Superior deve priorizar a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias a partir das potencialidades e necessidades do país.

– A Utopia do PMDB consiste no movimento do pensamento político e da ação pela plena democratização da sociedade, geradora da inclusão da juventude no seu sonho de viver, da geração de emprego e renda, do acesso aos bens tecnológicos e do conhecimento, que deve ser inclusiva, igualmente, a todas as faixas etárias da população em uma verdadeira sociedade de bem-estar social.

– O pleno uso dos bens naturais do país pelas pessoas físicas ou jurídicas, a exploração racional de suas riquezas minerais e de sua biodiversidade, deve se dar de modo a que o meio ambiente seja garantido para o usufruto da presente e futuras gerações, de forma a garantir o pleno resultado econômico, necessário à produção de riquezas e de forma sustentável, para atender os legítimos interesses nacionais, sem qualquer atrelamento ou submissão a interesses outros de organizações ou países…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo