Câmara de VereadoresEducaçãoTrabalho

SEDUFSM. Câmara festeja os 20 anos de uma combativa entidade sindical de SM

sedufsmCom a presença de professores e representantes da UFSM, inclusive o reitor Clóvis Lima, e do município, a Câmara de Vereadores lembrou nesta quinta-feira os 20 anos da Seção Sindical dos Docentes da UFSM. A entidade que defende os professores da universidade federal, como já cansei de escrever aqui, é uma das mais combativas na defesa dos trabalhadores em Santa Maria. O que, penso, justifica a homenagem.

A propósito do que aconteceu no início da noite, no plenário do Legislativo, por sugestão do vereador Jorge Trindade (PT), acompanhe material distribuído pela assessoria de imprensa da Câmara. O texto é assinado por Vanessa Beltrame e Adriano Sartori. A seguir:

Aniversário de 20 anos da Sedufsm é lembrado com homenagem do Poder Legislativo

Sessão especial, proposta pelo vereador Jorge Trindade, aconteceu no fim da tarde de quinta-feira (5), no Plenário

Os 20 anos da Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal de Santa Maria (Sedufsm), que são comemorados no próximo dia 7, foram tema da homenagem proposta pelo vereador Jorge Trindade. A sessão especial, comandada pelo presidente do legislativo, vereador João Carlos Maciel, aconteceu no fim da tarde desta quinta-feira (5), no Plenário da Câmara de Vereadores, e contou com a presença do reitor da UFSM, Clovis Lima, e do Secretário de Educação, Pedro Aguirre.

O vereador Jorjão, que é servidor na UFSM, fez um pronunciamento no qual lembrou a história da Sedufsm, bem como os diversos nomes que ajudaram a criar e manter a entidade. Jorjão ainda citou algumas conquistas da Seção e concluiu com a importância do movimento sindical na classe trabalhadora: “essa lista de vitórias e avanços demonstra a importância de se estar vinculado a uma entidade representativa”.

Ricardo Rondinel, diretor da Sedufsm, iniciou seu discurso lembrando as dificuldades e a  árdua luta do sindicato pela democracia nos primórdios de sua história. Rondinel frisou que, com a Constituição de 1988, o sindicato conseguiu muitas conquistas. “Defendemos que a educação não seja uma mercadoria”, ponderou o diretor.  Por fim, Rondinel agradeceu a homenagem prestada pela Casa e passou a palavra para a presidente da Sedufsm, Fabiane Costas.

Em sua manifestação, Fabiane Costas disse que “fazer parte dessa historia é motivo de orgulho e de responsabilidade”. Ela também destacou os fatos históricos anteriormente citados por Rondinel, anos de muita luta e dedicação a causas sociais. “Entendo que somos trabalhadores ‘da, na e pela’ educação”. A presidenta agradeceu em nome da diretoria a homenagem e desejou vida longa ao sindicato: “No mínimo, mais 20 anos”. Após seu pronunciamento, Fabiane presenteou as autoridades com o livro Reflexões Docentes. A obra é uma coletânea de textos escritos por professores filiados a Sedufsm.”

 

 

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo