Câmara de VereadoresPrefeituraSanta Maria

VOCÊ SOUBE ANTES. Prefeitura confirma informação exclusiva deste sítio. Prepare-se para a Taxa de Iluminação

Como você leu ontem, AQUI, com absoluta exclusividade, a Prefeitura Municipal de Santa Maria vai propor a criação da Taxa de Iluminação Pública. O projeto já estaria inclusive redigido e pronto para ser enviado à Câmara de Vereadores. O jornal A Razão publica em sua edição de hoje reportagem assinada por Fabrício Minussi, em que tanto o prefeito Cezar Schirmer (que alega ser uma necessidade imposta pelo Tribunal de Contas do Estado) quanto o líder do governo na Câmara, Cláudio Rosa, chancelam a informação deste sítio, antecipada nesta quarta-feira.

Atual governo repete um dos argumentos de Valdeci. Que não foi acatado pela Câmara
Atual governo repete um dos argumentos de Valdeci. Que não foi acatado pela Câmara

Sugiro a leitura do material do JORNAL, para sabermos as razões alegadas para que a prefeitura se resolvesse pela cobrança dessa “contribuição” da população da boca do monte. Reconheço que ainda não li, mas antecipo que, curiosamente, a imposição do TCE, “afinal, o município não tem o direito de abdicar de receitas”, uma das explicações da administração para propor a taxa, era também uma das justificativas apresentadas pelo então prefeito Valdeci Oliveira.

Na ocasião, porém, esse posicionamento não foi acatado pela Câmara de Vereadores, inclusive com os votos entusiasmados dos atuais apoiadores do governo. Aliás, Valdeci se defendeu de eventuais cobranças do Tribunal de Contas exatamente usando como argumento a negativa do parlamento municipal.

EM TEMPO: reafirmo, e não vejo motivo algum para a incoerência, embora reconheça em todos o direito de mudar de opinião, meu total apoio ao projeto. Exatamente a mesma posição que tive quando o governo anterior enviou sua proposta à Câmara.

EM TEMPO (2): apoiar a proposta, como é o caso deste sítio, não significa esquecer o que aconteceu há quatro anos, quando demagogicamente a então oposição (com auxílio de governistas, acrescente-se) recusou a Taxa e atrasou um tempão a solução do problema. E mais: os que foram contra então (e podem ser a favor agora) causaram prejuízo ao município, na medida em que só fizeram com que a dívida com a AES Sul (a razão real para a CIP, não importa a explicação político-jurídica) crescesse ainda mais.

EM TEMPO (3): este sítio mantém, também, a informação de ontem. A idéia da administração era tornar pública apenas no final do ano a proposta para criar a taxa,. A divulgação aqui acabou precipitando o processo e permitindo a oportunidade para o debate público mais amplo do projeto.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

31 Comentários

  1. @Ildo Luiz Callegari ja disse e folto a dizer

    @Ildo Luiz Callegari CARO CIDADÃO o teu discurso esta sempre equivocado novamente vc retorna a falar em cc analiza quanto tempo foi que fiquei no meu ex. Pardido
    Depois que sai da Pref. Se fosse por cargo eu teria aceito a proposta que alguns companheiros teu fizerão e tinha ido pro teu partido.Quer saber qual foi VEM Pra nós que tu tera um novo cc cargo é só tu pergunta pra varios companheiro seus que estão por perto de ti então meu caro pare de lorotaaaa vc e tenha mais consencia das coisas mude o discurso.de quere desqualifica os outros e mede oque vc fala por traz das paredes e só isto.nós nos conhecemos a muito tempo e quero lhe dizer não tenho nada pessoal com vc e vou lhe dizer isto.sou NG com muito orgulho.Então vamos para por aqui.se vc foi mandado quero lhe Dizer que o Por mais que sou mandado a minha opinião é respeitada pela queles que me mandam tenha um bom fim de semana.

  2. já desafiei, aos internautas do site, a me dizerem o que tem de NOVO neste governo, NADA, NADA, NADA, NADA, NADA
    peguem os videos dos debates do então candidato schirmer
    * santa maria, não aguenta mais impostos, serei o prefeito da inovação(diminuindo impostos)para gerar mais empregos.
    * santa maria tem a tarifa do transporte coletivo mais cara do RS, tem como reduzi-lá

  3. fiquei pasmo em ler no jornal arrazão 27/11/09 o vereador claudio rosa dizer que este projeto do schirmer é diferente do ex-prefeito valdeci.
    de diferente só tem a “surdina, por baixo dos panos´´, sem debate, com as pessoas mais interessadas o POVO, que tal irmos para o calçadão fazer abaixo assinado “CONTRA a CIP´´ junto com o pessoal do PMDB e PSDB.
    FICA O CONVITE juntem -se a nós.

  4. Toda essa raiva e pula pula de partido foi porque não ganhou um CC!E eu sei muito bem e me lembro até do dia em que avisaram “vai sair se não levar!” e não levou porque não tinha competencia!
    Para quem faz pula pula de partido o que custa pular de opinião na questão da iluminação ainda mais se for mandado pelo Pozzobom.
    E encerro o debate por aqui!

  5. @Prof. Santina
    EM primeiro lugar nobre professora nunca fui filhado ao seu Partido e toda santa Maria sabe que contribui pra colocar o seu partido na prefeitura isto não é novidade pra ninguém
    E realmente tinha um cargo na prefeitura que pertencia ao partido que eu a anos era filhado e só sai deste Partido porque eu tinha as minha opinião e não aceitava a submissão que o meu ex. Partido se permitia aceitar do PT ENTÃO NÃO SAI POR CAUSA DE CARGO e falar em julgamento isto a senhora que não me recordo quem é mas tenho certeza que deve ser uma excelentíssima professora que tenho um grande respeito pela classe dos professores e tenho muitos que são meus amigos e pertencem ao seu partido e em termos de julgamento a senhora tem que pergunta a quem a senhora esta defendendo pois ele conhece a minha pessoa muito bem ó me admiro ele se esquecer que as paredes tem ouvido e retorno a lhe dizer tenho orgulho de ser afro descendente(Negro) com muito orgulho e de mora na Zona Norte.

  6. Ah pois é! agora insistem em dizer que o debate é sadio e que respeitam a posição dos outros, nada como um dia após o outro!
    quando oposição batiam agora como governo lambem a mão de quem concede!
    Absurdo!
    Incoerência!
    Falta de respeito com a cidade e com nós santamarienses!

  7. @Márcio Dutra
    Entendo o que tu diz. Só, reitero, o diálogo a que tu te refere e também a negociação ou discussão deste projeto fica muito claro que não fazia parte dos planos de Schirmer e dos vereadores da base. Seria tudo escondido e, juntamente com os fogos de artifício do natal, cairia no colo da população já o pacote pronto. Só haverá alguma discussão porque vazou e o Claudemir meteu aqui no site. O que tu fala seria o ideal em qualquer projeto vindo do executivo ou legislativo que afete a população ou seja, muito diálogo, muita negociação e acima de tudo, sem demagogia. Pena que nossos políticos nem sempre pensem assim. Abraço.

  8. Nunca mudei a minha posição e não mudarei pois sou contra e continuarei contra
    Mas saberei respeitarei a posição dos outros e concordo realmente tem que aver um debate mais amplo.
    ou tu aja que estou parado esperando as coisas aconteserem como muitos esperão eoque vc ja fez até agora pode me responder?????

  9. Caro senhor eltón me lembro bem do senhor alguns anos atrás pedindo voto para o PT porque tinha um cargo na prefeitura, saíste logo após e ficaste trabalhando como monitor da zona azul e depois veio a se debandar para os lados do PSDB.
    Com que coerência e caráter o senhor pode julgar as pessoas e criticar o partido que o senhor fez parte, como posso confiar em suas palavras se até agoro pelo o que conheço do senhor a sua política é movida por algo que com certeza não é ideologia.
    Me desculpe mas não posso acreditar na sua pessoa, seus argumentos são vagos e a postura sua e de seu partido me lembra e muito o tempo da ditadura onde tinha o governo batendo, mentindo e maquiando e uma oposição que hoje se transformou num ninho de cobras chamado pmdb.
    Isso não é política!
    Prometer algo euforicamente numa campanha e logo após que assumiu o poder fazer da população um capacho de lacaios aí meu querido não é a verdade que muitos de nós é educado a falar.
    Sei que nenhum e nem tudo é perfeito mas até agora vejo na gestão do ex-prefeito Valdeci Oliveira um exemplo a ser seguido pelo o atual, manteve uma linha, desenvolveu o lado pobre da cidade e buscou soluções para a gestão.
    Enquanto isso seu governo fica inventando desculpas e vem aqui neste site ludibriar e subestimar a nossa própria inteligência.
    Isso é a politica de vocês!
    Espero que a população reconheça o erro que cometeu!
    Obrigado Claudemir!

  10. imposto novo . maaaaaaaaaaalllllllllllllllll feeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeiiiiiiiiiiiiiiiiiiitooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

  11. Elton em primeiro lugar eu quando tenho que criticar dentro do PT o faço sempre e acho que erram os vereadores petistas que votaram contra naquela ocasião, eu não precionei ninguém porque nem cuidava disso senão teria cobrado sim! E se mudarem seu voto agora reconhecendo isso acho louvável desde que o projeto seja bom! Lembro-me do saudoso Flávio Schineider já com a saude debilitada indo nas vilas para fazer estas discusões e foi muito bem explanado.
    Quanto a voce me criticar pelo meu trabalho na secretaria, fique a vontade se voce entende desse assunto, não me incomodo com criticas ate porque sei que lá ainda ha muito o que fazer e para não diserem que sou intransigente eu digo que a equipe está lá hoje faz um bom trabalho.
    Mas voceeee meu amigo foi dos que garantiu para muita gente que a taxa não viria com Schirmer na prefeitura,agora seja humilde e aguente a cobrança, sim voce e seu companheiro Pozzobom ou continue com essa conversinha de vamos discutir e blá blá e colha os frutos,porque eles virão muito amargos.

  12. @Rogério Ferraz
    Com a tua manifestação fiquei com a impressão de que tinha escrito algo distante do que penso, mas com a manifestação de concordância do Ildo, logo a seguir da sua, fiquei em dúvida. Então, faço o esclarecimento:
    A minha manifestação foi dirigida principalmente aos que apoiavam a cobrança da CIP no governo passado e que por “dever de coerência” já manifestaram aqui e em outros locais que também serão favoráveis agora, nessa possível investida da Prefeitura.
    Afirmo que é muito cedo para formar opinião já que o projeto ainda não foi encaminhado ao Legislativo. Quanto à discussão, vou sempre defender este ponto de vista e mais, cobrar dentro de minhas limitações que a oposição na Câmara de Vereadores trave, com todos os recursos legislativos possíveis, o máximo de enfrentamentos políticos para garantir o direito da minoria.
    O que é votado na Câmara de Vereadores é um projeto objetivo e não uma idéia, então o meu clamor por mais prudência antes de formar opinião favorável, se não, a coisa pode ser mais fácil do que deveria, para o lado do Executivo, evidentemente. Espero que tenha esclarecido, caso contrário, peço que te manifeste novamente e me dê a oportunidade de buscar o esclarecimento. Abraço

  13. @elton
    elton porque tu esta tão preocupado com o ildo (ameaçãr). tu tem que se preocupar é com o novo imposto que o governo municipal ta prestes a mandar para a camara eu acho que o povo da zona norte não vai gostar. tu como lider comunitario tem que ser o primeiro a ir para rua e ser contra porque mais uma vez quem vai pagar é o povo . e teu vereador vai seguir o exenplo do irmão e teu que foi contra quado o governo passado apresentou o mesmo projeto ? fica a duvida ?????

  14. E agora qual serão os discursos e conversas foras que os vereadores de oposição ao Prefeito Valdeci no seu mandato tentou aprovação da CIP na camara, que não conseguiu apoio da maioria dos edis da época. Os que votaram contra a cobrança naquele ano, como por exemplo,o Claudio Rosa (atualmente suplente), Tubias Calil,entre outros, será que agora que são situação ao governo Schirmer, mudaram de opinião referente a cobrança! Estamos de olho!!!!

  15. Eu creio que o seu Ildo é um cidadão meio confuso ou a raiva dele esta deixando o celebro deste cidadão meio com falta de entendimento e de mal interpretação quando foi que ouve audiência publica na zona norte sobre este assunto mesmo a única coisa que ouve foi um certo diretor fazendo pressão contra o vereador do seu PARTIDO que tinha votado contra a proposta do Governo e por esta ação a comunidade da Zona Norte.
    Foi prejudicada pela briga interna de alguns componentes do partido dos trabalhadores que metiam lenha no vereador e depois se escondiam dando uma de bom samaritano porque não inclui Sr Ildo ou repete as palavras que naquela época o senhor se referia quando estava longe do vereador porque perto era outro tratamento a minha posição sempre será a mesma e devendo e respeito a posição de cada um e realmente se tivesse um melhor esclarecimento teria uma melhor interpretação . mas quero lhe dizer que zona norte realmente espera pela sua visita e nos clarear algumas coisas ou podemos nos dois debater farias coisas que ficaram pendentes quando o senhor era Diretor da Secretaria promessas eleitoreiras né seu ILDO UM GRANDE ABRAÇO. ou esqueceste?

  16. Estou louco que chegue o dia da votação para ver o ataque de esterismo do vereador Claudio Rosa e seus comandados para derubar o projeto tal qual como fez na outra vez.

  17. eu entendo que deve existir a taxa, mas quero lembrá-los que quando defendi a minha opinião na câmara de vereadores, fui vaiado e até xingado pois é eu continuo com a mesma opinião e ELES……… com certeza mudaram de opinião como em um passe de mágica, não veremos mais asessores de vereadores com mega-fone na boca do calçadão chamando o prefeito de incompetente, dizendo que o PT MENTE,é traidor do povo e colhendo assinatura para barrar a CIP, e agora vai goela abaixo sem discutir com a população, QUE PAPELÃO EM SCHIRMER, aos vereadores da situação não venham com desculpas.

  18. É verdade o que o Márcio fala , não é porque somos a favor que vamos aceitar qualquer coisa.
    Parabens Márcio voce sempre tem uma visão muito clara das coisas.

  19. Prezado Márcio
    Como assim o projeto deve ser analisado e discutido? Já deu para perceber que se dependesse do executivo e dos seus na Câmara de Vereadores o povo iria dormir num dia sem a taxa e acordaria no outro já com a nova cobrança.
    Não fosse o anuncio aqui no site, tudo iria ser feito por debaixo dos panos. A estratégia já estava montada. Louvo a tua idéia que deve haver o debate. Mas que fique bem claro a real intenção do pessoal que hoje está no governo municipal.
    Ildo
    quanto a solução para toda a cidade em relação ao esgoto lembro perfeitamente que o Schirmer dizia que com R$ 400 mil seria possível e que faltava iniciativa. Com este valor ele não faz nem um bairro. Mais uma engambelação.

  20. Mesmo com as novas informações, entre elas as declarações do Sr. Prefeito e de seu líder na Câmara vou usar de prudência, pois o projeto ainda não foi encaminhado ao Legislativo. Contudo devo manifestar que considero meio apressada as opiniões de algumas pessoas que foram a favor a cobrança da CIP no governo passado. Calma lá! Estão dando a idéia de que qualquer projeto que venha a ser encaminhado ao legislativo pelo governo atual tenha que ser, “por coerência”, apoiado agora. Não é bem assim. Antes tem que ser analisado e discutido o projeto. Não se pode cair nessa de como fomos favoráveis antes temos que ser cegamente favoráveis agora. Tudo dependerá do projeto encaminhado, espero eu.
    Quanto às incoerências e burrices políticas cometidas pelos hoje representantes da situação que já poderiam ter iniciado o mandato sem esta pendenga dou minha opinião depois.
    Já tinha afirmado que a maior INOVAÇÃO que o governo Schirmer poderia fazer seria cumprir 100% de seu plano de governo apresentado na campanha. Parece que a INOVAÇÃO está indo paro o espaço!!!!!!!

  21. Rogerio o schirmer resolvia tudo antes da eleição, quando falou em dialogo ele se referia a AESSUL porque a camara ele imaginava que iria ser como está sendo uma apendice do governo,para ti qiue e da corsan deve ter te chamado a atenção as soluções mágicas que ele tinha para oesgoto com custos a preço de banana e os empregos?Estamos no fim de novembro ele mesmo disse que esse mes se confirmaria a vinda de uma grande industria para Santa maria , me lembro que um internauta disse “que venha logo esse novembro!”
    O fato é que já está havendo uma reação de muita gente nas vilas principalmente de muita indgnação e nem é tanto com a taxa como por se sentirem enganados! Eu moro em uma e ouvi muito isso hoje ao meio dia, no paradão, no onibus era o assunto da pauta.
    Mas já em uma rádio famosa da cidade que tem um programa de debates fizeram ouvidos de mercador!
    Tinha 2 radialistas irmãos pelo jeito e um outro que parecia ser cunhados dos 2 que passaram horas discutindo o jogo do fluminense!

  22. Uma coisa é certa nós continuaremos defendendo o que sempre defendemos, agora não vai ficar barato para os vira casaca de discursos e atitudes, as urnas vão dar a resposta!

  23. Da outra vez a prefeitura foi aos bairros fez reuniões, houve audiencia pública, portanto não venham com conversinhas agora!Admitam! se equivocaram e ainda por cima prometeram que não fariam Isso os senhores Schirmer, Tubias e Pozzobom sendo que esse último ia as raias do intolerável em seus discursos, mas já começam a aparecer as marolinhas e o seu Elton já se apresenta como porta voz, não foi isso que o senhor disse naquela época lá na zona norte seu Elton! Vá lá e assuma que voce e o Pozzobom só estavam fazendo discurso eleitoreiro e que agora depois que ganharam muita coisa mudou e patati patatá….
    Se não quiser não faça o povo não é bobo!

  24. É impressão minha ou ontem teve um comentário aqui dizendo que estávamos discutindo uma coisa que possivelmente nem iria acontecer? Que estaríamos fazendo um alarde desnecessário e blá blá blá e blá blá blá…Vamos testar agora a criatividade do nosso prefeito. Ildo, quando Schirmer diz que faltou capacidade de diálogo ao Valdeci, ele falou sobre a AESul ou os vereadores? Se foi quanto aos vereadores ele falha duas vezes. Uma é que ele não diz que é infinitamente mais fácil o diálogo quando se tem ampla maioria na Câmara e a outra é que ele foi o grande incentivador dos vereadores que não queriam nem conversa com o então prefeito. Se foi em relação à concessionária ele está vendo agora o que é diálogo com estas multinacionais, eles querem receber e pronto. Dialogar o quê? Mas, vamos aguardar e ver até onde vai a cara de pau desta gente. Eles estão num beco sem saída. Ou mudam o discurso e assumem que são enganadores do povo ou trancam o pé e ferram o prefeito e a cidade. E agora? Se não me engano saiu logo depois da posse da atual legislatura em um dos jornais da cidade um quadro com todos os vereadores eleitos e suas opiniões sobre vários assuntos. Esta taxa era um dos assuntos. Salvo engano apenas dois ficaram em cima do muro, o restante tinha opinião formada, sem dúvida é uma boa pesquisa a ser feita.

  25. Espero realmente que possa aver
    uma discursão com as comunidade em geral pois é assunto de estrema importância e tem que aver a participação de todos a comunidade tem que estar ciente e participa com a sua opinião somos sabedores que existe um debito mas temos também o direito de ver o atendimento que se andarmos pela cidade veremos que há Poste trazendo risco a população com seu estado de uso
    . tem que realmente integra a população do assunto antes de enviar ou se falar em projeto ou taxa .sabemos que tem que aver uma solução mas melhor é construir com a opinião de todos e tirar uma saída duque aver impasses as vezes temos que construir com calma e sermos pacientes duque resolver impacientemente o bom é fazer audiências publicas e ver a opinião do povo um grande abraço .

  26. Alguém sabe me dizer sobre uma ação que a prefeitura tem contra a CORSAN que resulta em alguns milhões para os cofres públicos?

  27. No primeiro debate da campanha eleitoral o candidato schirmer disse:
    -“Faltou capacidade de díalogo por parte da prefeitura!o prefeito tem que ir lá e negociar eu tenho essa disposição eu vou resolver sem onerar os contribuintes!”
    E aí Prefeito Schirmer?Muitas partes da cidade estão as escuras inclusive a Praça Saturnino de Brito!
    Poderiamos dizer pela sua ótica que ‘Dinheiro demais tira a criatividade dos prefeitos” e pela minha que dinheiro de menos faz eles amarelarem frente as promessas e os desafios de governar uma cidade que como o senhor mesmo disse sempre sonhou em governar santa maria desde os seus tempos de menino quando bricava lá no armazém da familia.

  28. Claudemir não vou discutir o mérito do projeto. Quero discutir a irresponsabilidade política cometida pelo Sr. Schirmer nos anos anteriores quando este projeto foi debatido. Ele demagogicamente se apresentou contra a ideia, disse que era fácil de resolver o problema e que fosse prefeito acharia alternativas. Ele incendiou seus vereadores na Câmara para que derrubassem esta proposta. Agora, como num passe de mágica, tudo mudo e o Sr. Schirmer acha maravilhosa a taxa de iluminação. Meu Deus, quanta a incoerência, quanta insensatez. Então, o mínimo que o atual governo e o atual prefeito tem que fazer é pedir desculpas públicas pelo linxamento que fizeram da gestão passada, quando a mesma propôs a taxa de iluminação pública, que com certeza agora será criada em Santa Maria com as digitais Schirmistas, porque ele tem maioria no Legislativo.

  29. Eu espero que a imprensa digo rádios , jornais seja justa com o governo anterior e relembre os fatos e mostre o quanto de prejuizo o municipio teve por conta disso e espero que os vereadores que se equivocaram nas vezes anteriores tenham a humildade de reconhecer, quanto ao julgamento , se foi elitoreira a atitude , se agora é traição aos elitores que votaram neles por conta disso o povo é que sabe e dirá no moento certo.
    Eu repito fui e sou a favor da taxa de iluminação pública como sou a favor do fim do oportunismo politico e das falsas promessas de campanha!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo