Arquivo

Pra cima. Agronegócio empurra exportações do RS, que crescem mais que a média nacional

As exportações do Rio Grande do Sul cresceram 23,1% em junho, comparado com idêntico período de 2006. O desempenho, considerado excepcional, se deveu fundamentalmente em função do agronegócio – que cresceu 79,9%. E que, de certa maneira, obscurece as dificuldades enfrentadas por outros setores, como o coureiro-calçadista e o moveleiro, por exemplo.

 

Aliás, o crescimento gaúcho, que garantiu ao Rio Grande do Sul a terceira posição entre os Estados, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais, foi superior ao da média nacional. Esta alcançou 14% – sempre em relação a junho do ano passado.

 

Se considerar-se que o agronegócio responde por 11,75% das exportações do Rio Grande, se verá o quanto foi excepcional a sua performance. Que não fez feio, muito pelo contrário, em relação à industria de transformação (esta a responsável pela maior quantidade, com quase 87%), que cresceu 19,8% em valores, mas vendeu 1,3% em volume.

 

De qualquer forma, e isso é que importa, afinal de contas, é importante registrar que o Estado consegue se reinventar, no que toca a vendas externas. Apesar da propalada (e real, para alguns) crise do câmbio. O problema é manter esse desempenho. O que já é outra história.

 

SUGESTÕES DE LEITURA – confira a notícia “Exportações gaúchas crescem 23,1% em junho”, publicado pelo ClicRBS, com informações da Fundação de Economia e Estatística (FEE).

Leia também mais detalhes, inclusive qual o comportamento por segmento, clicando aqui  – trata-se de link direto para a FEE.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo