Arquivo

Guerra Urbana. PCC volta a aterrorizar os paulistas. Cerca de 50 ataques na madrugada

As autoridades paulistas, e você já leu a respeito nesta mesma página, haviam interceptado mensagens que davam conta da possibilidade de um superplano de terror para o Dia dos Pais. Aparentemente, os líderes do PCC (Primeiro Comando da Capital), organização que dirige o crime organizado em São Paulo, decidiram antecipar as ações.

Por conta disso, a madrugada e a manhã desta segunda-feira foram de horror, de novo, na capital e em várias cidades daquele Estado. Cerca de 50 ataques foram contabilizados. Ônibus, mais de 20, foram incendiados; agências bancárias foram atacadas e, na ação mais intimidatória, uma bomba de fabricação caseira explodiu na entrada do prédio do Ministério Público. Como conseqüência, a rua foi interditada e o comércio das proximidades não abriu suas portas.

O governador paulista, Cláudio Lembro, recebe o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, depois de já ter conversado com ele ao telefone. Verbas federais serão solicitadas. E, segundo o site ClicRBS, citando a Globo News, Bastos vai reforçar a oferta de tropas do Exército, para ajudar no combate aos criminosos.

Segundo a Agência Estado, braço operacional do jornal O Estado de São Paulo, em reportagem assinada por Carlos Mercuri e Solange Spigliatti, houve até agora dois mortos: ambos supostamente marginais.

Confira, a seguir, texto da “AE”, atualizado com dados até perto das 9 da manhã:

”São Paulo volta a ter madrugada com vários ataques
Até agora foram registrados 25 ataques a ônibus na Região Metropolitana; os incendiários atacaram os prédios do Ministério Público e da Secretaria da Fazenda, duas bases da Guarda Civil, dois carros da Polícia Civil, postos de gasolina e agências bancárias. Duas viações deixaram de operar. Não há registro de feridos

A onda de ataques a órgãos do Estado e alvos civis – como transportes, agências bancárias e caixas eletrônicos e postos de gasolina – recomeçou no Estado de São Paulo na madrugada desta segunda-feira. Até agora, foram cinco ataques em Jundiaí, cidade a 50 quilômetros da capital, Mauá, na região do ABC, e 15 em São Paulo, capital. Quatro atacantes foram presos pela polícia.Também dez ônibus foram incendiados na região do ABC.

Na capital, além de uma bomba de alto poder, que explodiu no prédio do Ministério Público Estadual, no centro da cidade, ocorreram também ataques numa base da Guarda Municipal, localizada na Rua Manoel José Pereira, nº 300, no Campo Limpo, zona sul, foi atingida por dois tiros disparados por quatro homens que estavam em um Gol branco. Nenhum guarda ficou ferido. Uma granada e um coquetel molotov foram lançados contra a fachada do Ministério Público Estadual, cuja sede fica na Rua Riachuelo, no centro da cidade.

O prédio da Secretaria da Fazenda, localizada na Avenida Rangel Pestana, região central, próximo ao PoupaTempo, também foi alvo de incendiários. Duas viaturas da Polícia Civil foram incendiadas no estacionamento em frente ao Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado (Deic) na zona norte da capital.

Zona norte – Incendiários destruíram parte de uma agência bancária na Rua Conselheiro Moreira de Barros, em Santana, na zona norte.

Zona sul – Na rua São João da Boa Vista, em Americanópolis, zona sul, mais uma agência foi parcialmente destruída. Na região de Vila Mariana, uma agência do Bradesco foi alvo de incendiários. Na altura do nº 1.397 da Avenida Jabaquara, uma agência do Banco Itaú também foi alvo de incendiários. Outra agência, na Avenida Comendador Santana, no Capão Redondo, foi incendiada por outro grupo de criminosos.

Zona leste – Várias agências bancárias foram alvos de incendiários também nesta manhã na Rua Maciel Monteiro, em Artur Alvim, na zona leste. Bandidos ocupando um veículo Ford EcoSport invadiram com o carro uma agência do Unibanco na Avenida Zelina, no bairro de Vila Prudente, e atearam fogo aos caixas eletrônicos.

Dois bandidos foram presos pela Polícia Militar na Avenida Mateo Bei, em São Mateus, após atearem fogo a um ônibus. Com a dupla, os policiais apreenderam uma metralhadora e uma espingarda calibre 12.

Segundo a São Paulo Transportes (SPTrans), as viações Transcooper, localizada na Avenida Jacu-Pêssego, em Itaquera, e Nova Aliança, na Estrada Santo Inácio, em Guaianazes, já recolheram seus ônibus por causa dos ataques. Um grupo que ocupava uma BMW ameaçou as cooperativas que trabalham com lotações, em Artur Alvim, na zona leste, caso os carros sejam liberados nesta segunda-feira.

Centro – Um posto de gasolina na altura do nº 900 da Rua Alagoas, região de Higienópolis, no centro, foi alvo de incendiários também…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, bem como outras notícias sobre a “guerra civil” paulista, pode fazê-lo acessando a página da Agência Estado na internet, no endereço www.estadao.com.br/ultimas/cidades/noticias/. E também sugiro a página específica acerca do tema, no Portal Terra, no endereço http://noticias.terra.com.br/brasil/guerraurbana/.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo