Arquivo

Mínimo regional. Proposta do governo gaúcho vai para a Assembléia na próxima semana

Segundo o governo do estado, estão bem encaminhadas as negociações com as entidades sindicais atingidas pelo salário mínimo regional. O certo, porém, é que o projeto propondo um índice de reajuste irá para a Assembléia Legislativa na próxima semana, como conta a jornalista Vanessa Canciam, em reportagem distribuída aos veículos de comunicação, pela Agência de Notícias do parlamento gaúcho. A foto é de Galileu Oldenburg. Acompanhe:

 

“Projeto sobre o mínimo regional será encaminhado à Assembléia na próxima semana

O projeto com os novos índices do salário mínimo regional será encaminhado à Assembléia Legislativa até o final da próxima semana. A garantia foi dada na tarde desta quarta-feira (9), pelo chefe da Casa Civil, Cézar Busatto, que participou de mais uma rodada de debates sobre o assunto com deputados e representantes de entidades de classe no Parlamento gaúcho.

Busatto fez um relato da reunião ocorrida nesta manhã no Palácio Piratini, com mais cinco secretários de Estado, em que foram analisados alguns critérios para calcular o índice de reajuste. “Queremos fixar um critério cuja vigência seja até 2010, para que o próximo governante possa fazer um balanço e possíveis ajustes e mudanças na proposta”, disse.

Segundo o chefe da Casa Civil, o governo descartou a possibilidade de vincular o piso regional ao nacional por uma questão constitucional. No entanto, o percentual será calculado sobre o Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC) , pois o índice do Rio Grande do Sul é frágil e inconsistente. “Enquanto não tivermos um índice que meça a inflação do Estado, que seria o correto, nós adotaremos neste período o INPC que os sindicatos utilizam como referência em suas negociações”, adiantou.

O terceiro critério a ser utilizado é o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) como medida de produtividade. Uma das propostas que está sendo avaliada pelo Executivo vem das centrais sindicais: utilizar média dos últimos dois anos do PIB estadual e nacional. Outro grupo, entretanto, defende uma média de quatro anos apenas do PIB gaúcho. Por fim, a Federasul propôs que seja feita uma média de 60% do PIB estadual e 40% do PIB nacional dos últimos dois anos. A definição sobre este item será definido ao longo da semana. “Estamos muito próximos de chegar a um grande entendimento sobre o índice”, destacou o chefe da Casa Civil…”

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, a íntegra desta e de outras informações oriundas da assessoria de imprensa do Palácio Piratini.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo