Por Assessoria de imprensa da UFSM
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) iniciou oficialmente o processo de escolha de Reitor(a) e Vice-Reitor(a) para a gestão 2026–2029. A primeira etapa se dará por meio de uma pesquisa de opinião junto à comunidade universitária, conforme previsto na Resolução UFSM nº 204/2025 e coordenado por uma Comissão Especial designada pela Portaria UFSM nº 843/2025.
A pesquisa será paritária, direta, facultativa e secreta, envolvendo docentes, técnico-administrativos em educação e estudantes da UFSM. A votação ocorrerá no dia 25 de junho de 2025, das 07h às 22h, em formato eletrônico.
Entre os principais prazos do processo, destacam-se:
- 12 de maio de 2025: inscrição das chapas;
- 20 de maio de 2025: divulgação da lista final de inscrições homologadas;
- 21 de maio a 24 de junho de 2025: período para apresentação das propostas das chapas à comunidade;
- 25 de junho, das 07h às 22h: votação eletrônica;
- 25 de junho de 2025, às 22h30min: previsão de divulgação do resultado preliminar da pesquisa;
- 07 de julho de 2025: divulgação do resultado final da pesquisa de opinião, que será encaminhado ao Conselho Universitário (CONSU).
Estão aptos a votar todos os docentes e técnico-administrativos em educação da UFSM (ativos e aposentados, com exceções), além de estudantes regularmente matriculados em 2025, incluindo alunos de graduação, pós-graduação, cursos técnicos e de educação a distância.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail da Comissão Especial ([email protected]) ou pelo site oficial da pesquisa.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.