Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
CulturaEducação

EDUCAÇÃO. Censo mostra: Brasil tem quase 200 mil escolas básicas. E 52,8 milhões de alunos

Até pode se discutir, e vale a pena, pela importância do tema, a qualidade do ensino ministrado nas escolas básicas e médias brasileiras. Falta guarida, porém, à crítica pelo número de estabelecimentos. São perto de 200 mil apenas no ensino básico. E isso vale até mesmo para as regiões rurais – com as exceções a ser resolvidas, praticamente todos os brasileiros têm acesso à educação.

Milhões de brasileiros estudam em escolas semelhantes a esta, do interior do Paraná
Milhões de brasileiros estudam em escolas semelhantes a esta, do interior do Paraná

Bem, isso tudo está certo? Pode ser que não. Mas é pelo menos parte do resultado já divulgado do Censo Escolar 2009, patrocinado pelo Ministério da Educação. Mais detalhes você encontra no material publicado no boletim “Em Questão”, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. Confira:

Censo Escolar 2009 aponta aumento de matrículas no Ensino Médio em zona rural

No Brasil existem hoje 52.580.452 estudantes na Educação Básica e um total de 197.468 escolas. Estas informações foram apresentadas no resultado do Censo Escolar da Educação Básica que, anualmente, coleta dados de todas as escolas do País e traça um retrato fiel da realidade educacional brasileira. Educação Básica compreende a Educação Infantil (creche e pré-escola), o Ensino Fundamental (1º a 9º ano ou 1ª a 8ª série), o Ensino Médio, a Educação Profissional, a Educação Especial e a Educação de Jovens e Adultos (nas etapas Ensino Fundamental e Ensino Médio).

O Censo Escolar da Educação Básica mudou em 2007, quando foi implantado um novo sistema de coleta de dados: o Educacenso. Com ele a informação foi individualizada – já que as escolas precisam preencher um cadastro para cada aluno, professor, turma e também um formulário geral para a escola. O grau de detalhamento permite a elaboração de políticas eficientes de médio e longo prazo com o objetivo de otimizar o sistema educacional. Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia responsável pelas estatísticas educacionais, se referem ao número de matrículas e infra-estrutura, e…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

PARA CONFERIR TODO O RELATÓRIO, ACESSE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens publicadas pelo boletim Em Questão, editado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Estou en Santa Maria desde 2007 vim de Xapecó para estudar na UFSM por ser esta cidade uma referencia em educação mas o que estranho é que acontecem poucos eventos nessa área por aqui e imaginava encontrar uma produção na pesquiza bem maior que tratasse a fundo temas como esse que considero de fundamental importancia, pois um país não deve balizar seu crescimento só pelo PIB mas também por fatores como educação e saúde pública.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo