Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
EconomiaSanta Maria

MICROCRÉDITO. Banco do Povo e um fato: só rico pode empreender em Santa Maria

Não vou comentar, deixo isso para quem de direito – e não apenas os leitores deste sítio, mas as autoridades envolvidas na história. Fiquem com a correspondência eletrônica que recebi (e reproduzo com a autorização da autora) da estudante de jornalismo (5° semestre, na UFSM) Camila Trindade. A seguir:

 “Sou estudante de jornalismo e estou realizando um trabalho da valorização do empreendedorismo na cidade. Esses tempos eu acompanhei uma série de reportagens vinculadas no Jornal Nacional que  falavam de microcrédito e fui pesquisar se existia esse tipo de serviço em Santa Maria. Para minha surpresa, já que não sou de Santa Maria, existe o Banco do Povo que faz isso na cidade e região.

Coletei algumas informações no banco e na prefeitura e me deparei com uma situação deprimente: o banco não recebe repasse da prefeitura desde 2004. O último recurso foi na época do Valdeci (Oliveira) e mesmo assim no primeiro mandato.
Hoje em dia se fala muito em inovação e empreendedorismo, como constatei na feisma, na entrevista com o secretário (Cezar) Busato e na pesquisa feita na Cacism, mas essa máxima que empreender é possível é apenas para quem tem dinheiro…quem é pobre deve continuar sendo.

Queria saber se o dinheiro é mandado pelo governo federal para Prefeitura e ela que não repassa ou o governo não está mandando? Acho que essa resposta deve ser dada não apenas para mim, mas para toda cidade. Os números e os resultados desse tipo incentivo são grandes e satisfatórios.

Finalmente o govervo Lula está ensinando a pescar e parando de dar o peixe. Te escolhi para contar esses fatos porque teu site tem acesso muito grande por pessoas que se interessam por política e por Santa Maria. É provável que você já sabia dessa pauta, mas acho (dentro da minha pouca experiência) bem relevante que ela seja discutida.
Camila Trindade

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

5 Comentários

  1. para a franz, defendo o ex-pefeito valdeci e tenho muuuuuuuuiiiitos argumentos para isso, agora se você quizer defender o seu prefeito vamos lá, só compara o primeiro ano do valdeci, 3 folhas de pagamento atrasadas,prefeitura sem crédito para nada e muito mais.
    agora o teu prefeito, pagamento do funcionalismo em dia, mais de 70 milhões de reais do PAC, 6 obras em andamento e muito mais, se tiver dúvida é só perguntar seja humilde e pergunte!

  2. Não conheço a abrangência do trabalho acadêmico da autora, no entanto, se ainda não o fez, gostaria de sugerir que pesquisasse os estatutos da instituição e também desse uma olhadinha na legislação no que se refere ao repasse de recursos públicos a instituições de micro-crédito. Também não seria demais pesquisar como se dá, ou no caso como foi o processo de implantação do banco do povo. Isso com certeza daria contornos científicos ao trabalho e contribuiria para que a conclusão fosse devidamente respaldada e préviamente argumentada.

  3. posso afirmar que o banco do povo é uma exelente opçaõ para você começar um negócio próprio com a criação do banco no governo valdeci e mesmo que a prefeitura não faça mais o repasse ele consegue caminhar com as próprias pernas mas o governo do emprendedorismo quem sabe ajuda o banco do povo a ser grande e gerar emprego e renda para as famílias de santa maria que não aguentam mais ver o seus filhos ter de ir embora da cidade em busca de oportunidade.
    parabéns camila.

  4. Prezada Camila
    Acho muito interessante esse seu trabalho, o micro crédito tem trazido desenvolvimento local onde é instituido e apoiado,Santa Maria além do Banco do Povo tem a CRESOL(cooperativa de crédito rural com intereção Solidária) que foi criada no primeiro governo de Valdeci no dia 18 de setembro de 2001 recebendo da prefeitura atravéz de convenio Salas,energia elétrica,telefone,computadores comodatados, móveis comodatados,estágiario e apoio para transporte,fomento , divulgação e apoio jurídico , hoje a CRESOL chega a 2000 associados repassa recursos federais do pronaf aos agricultores ,capta recursos do BNDS e financia também diretamente com fundos próprio a uma taxa de juros baixissima, conseguiu repassar mais de 130 casas novas com dinheiro a fundo perdido do governo federal e contrapartida dela e dos agricultores o que fez com que muitos jovens deixassem de abandonar o meio rural, da mesma forma foi instituido o Banco do Povo na época com apoio total da prefeitura, só não sei dizer até que ponto a prefeitura pode repassar recursos para uso de crédito porque para as Cresóis não tem como a prefeitura repassar recursos a não ser na implantação.
    Normalmente o repasse de recursos para empreendedores as prefeituras fazem atravéz de um fundo de fomento como o Fundo de Desenvolvimento Rural que é gerido pelo conselho(CDR) aqui em Santa Maria,mas e um bom debate e vou me informar mais a respeito.
    um abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo