EconomiaPolíticaSanta Maria

POSSE NA CACISM. Discurso do novo presidente deixa a platéia de “boca aberta”

Terminou no início da madrugada de hoje o regabofe que se sucedeu à cerimônia de posse do novo presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Santa Maria (Cacism), o empresário Paulo Roberto Abelin Ceccim. E, na verdade, o jantar – servido após as palavras de Júlio Kirchoff (que deixou o cargo) e de Cezar Augusto Schirmer, prefeito municipal – foi, e não encontro outro termo, um tititi total, com muita gente esquecendo a comida e tratando de, pelos cantos, ou em pequenas rodas, comentar o fato da noite. Mais que a posse, o discurso de Ceccim.

Foram 40 minutos de, numa linguagem popular, “pau puro”. Embora este sítio tentasse, e não poucas vezes, o novo presidente da entidade preferiu não permitir (bem, é um direito dele, na verdade) a publicação impressa do que disse. Mas é provável que a repercussão se estenda ainda por um bom tempo.

Tentando lembrar de alguma coisa para dar idéia ao leitor, cito aqui algumas das observações feitas pelo novo dirigente da principal entidade empresarial de Santa Maria.

1)      Instou o prefeito Cezar Schirmer a modificar substancialmente a proposta da Contribuição para a Iluminação Pública. Se mostrou favorável a ela, mas demonstrou, com informações obtidas em várias cidades brasileiras, inclusive as maiores, que a CIP de Santa Maria levará muitas empresas a pagar milhares de reais por mês, a título de contribuição – contra valores, na comparação, absolutamente irrisórios em outras comunas. Acrescento que, conforme um ex-vereador, com o qual conversei, uma das grandes geradoras de emprego da cidade, por exemplo, teria que arcar com algo como R$ 40 mil mensais. Repito: meeensais. Ou, incluindo os direitos sociais, 20 empregos.

2)      Criticou duramente a “preguiça” dos meios de comunicação, que não se dispõem a buscar as melhores informações, antes de oferecer as notícias aos consumidores. E foi além, no caso específico dos jornais. Colocou, numa apresentação audiovisual, duas capas do mesmo dia (21 de novembro) de A Razão e do Diário de Santa Maria. Enquanto aquele falava da municipalização do Distrito Industrial, projetando um bom futuro para a cidade, este fazia afirmações sem base ou  informações corretas, em relação ao uso do Centro Desportivo Municipal.

3)      Não poupou críticas à lentidão com que algumas questões sobre o sistema viário são tratadas. Especificou: a prefeitura demorou 11 meses para tomar uma medida simples, e necessária, como a proibição do estacionamento num dos lados da rua Serafim Valandro.

4)      Ceccim também atacou o que considera medidas retrógradas. Exemplificou com a própria categoria empresarial – no caso, em relação ao fechamento dos supermercados aos domingos, atitude que foi capitaneada por grupos locais do setor.

5)      Deixou claro que a entidade que preside não deixará de tratar, “respeitosamente”, qualquer assunto que seja do interesse da cidade. Citou, entre outros, a questão do sossego público, que é fundamental. Falou também dos médicos conveniados, que “marcam uma consulta para ali 3 meses para quem tem convênio e no dia seguinte para quem pode pagar”.

6)      No final, sob os ouvidos atentos de uma platéia de cerca de 300 pessoas (só um grupo de mídia não foi visto por lá), Paulo Ceccim arrematou com o que seria, para ele, a fórmula da ineficiência – que será combatida com vigor. Que fórmula é essa? “Promova uma reunião; a partir dela crie uma comissão; depois, discuta tudo num fórum; em seguida, crie grupos de trabalho; e, por fim, faça reuniões.

COMENTÁRIO CLAUDEMIRIANO: não houve um só vivente que estava nas dependências do Itaimbé Palace Hotel, que tenha interpretado de outra forma que não a alusão objetiva à “Agenda Estratégica”, proposta do prefeito Cezar Schirmer e que é coordenada pelo secretário de Desenvolvimento e Inovação, Cezar Busatto.

COMENTÁRIO CLAUDEMIRIANO 2: os pontos acima foram alguns dos principais, mas não os únicos. O bestunto do repórter não conseguiu captar tudo. Mas isso, penso, é suficiente para dar uma idéia de como as coisas irão acontecer, no que depender da nova diretoria da Cacism. E a íntegra do discurso, repito, só não é publicada porque não foi (e é direito dele) cedida pelo autor.

EM TEMPO: ao final do discurso, o novo presidente da Cacism foi aplaudido de pé. Pela quase totalidade da platéia.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

14 Comentários

  1. Fui colega do Paulo Ceccim no governo Valdeci Oliveira, e sei que ele representa uma das maiores chances da nossa cidade, de verdadeiramente evoluir. Ele sabe a diferença entre crescer apenas, e desenvolver. Tem a noção exata de como se progride pensando no coletivo. É só observar a profundidade das suas críticas, a amplitude das suas propostas e a até “engraçada” tranquilidade de sua contundência. E sabe por quê? Porque é o discurso de quem, através dos cargos que ocupa, errando ou acertando, FAZ, mesmo que desagrade a alguns.
    Estava lá, ouvi o discurso e fiquei orgulhoso de ver que a nossa cidade está viva.

  2. @nilton
    parabenizo o paulo ceccin pelo novo desafio . e queria perguntar ao nilton que forma que santa maria esta tomando ? até agora nada mudou pelo contrario regredimos .

  3. @nilton
    Meu não estamos na mesma cidade . o paulo ceccim fez muito pela cidade como secretario e como dirigente da cacism , não entendo esta “forma que a cidade esta tomando ” te pergunto qual foi a ação concreta que o prefeito vez para mudar a cidade ? não vale o discurso isto o prefeito sabe fazer , a cip pode ser (mais um inposto ) o aumento da passagem de onibus a tem o caso do cc que foi preso suspeito de assaltar uma casa loterica . estas forão as mudanças que tivemos no primeiro ano de governo do Dr schirmer .

  4. Não fui na posse de Paulo Ceccimm mas pelo que estou lendo foi um ato bem polemico. Sempre gostei de pessoas propositivas. Mas não poderia deixar de fazer uma pergunta.
    Quanto tempo Paulo Ceccim foi secretário e o que fez por Santa Maria? Porque considero Santa Maria uma cidade que só agora esta começando a ter forma.

  5. O Paulo Ceccim não é de ficar só discurso ,essa é uma linha que vai nortear o trabalho dele para a felicidade de Santa Maria e o que é melhor , ele não pode ser acusado de partidário porque um homem que está sempre pronto para ajudar a cidade e colaborar com aqueles que querem sua ajuda, faz um debate fraco e aberto sem medo da presença daqueles que possam não gostar.
    Um abraço ao Paulo e muito sucesso!

  6. A falta que o Paulo Ceccim faz na prefeitura estamos vendo nas ruas da cidade os trailes de cachorro quente dobrou a bagunça nas praças de noite os ambulantes no centro os projetos na sec de turismo e ele deixou muitos projetos para o futuro da nossa cidade eu nem sei quem é o sec de turismo da nossa cidade não existe mais secretaria ? o shopping popular não tem mais finalidade social agora vai ter uma empresa para administrar a empresa vai querer lucro e ai como fica o trabalhador . se tudo isto não bastase tem o Ver claudio rosa com um projeto para aumentar a bagunça no centro acabando com tudo que foi construido para melhorar a vida na nossa ciadade . QUE SAUDADE DO PAULO CECCIM . mas em fim este eo governo que IA fazer tudo bem feito .

  7. Caro amigo Claudemir, estava na cerimônia de Posse do Paulo. Vou ser sincero com você, não me surpreendi com suas palavras, pois já tive o prazer de trabalhar com o Paulo quando ele ainda era secretario de município de turismo, conheço seu caráter suas convicções desta forma não poderia esperar um discurso diferente. Parabéns Paulo e boa sorte neste novo desafio.

  8. Desde sempre acho o empresário paulo ceccin um homem de extrema importância no andamento da máquina pública, sua participação é fundamental porque ele tem demonstrado um interesse e uma vontade de quem realmente quer mudar a cidade, salvo as intenções porque não cabe a mim julgar
    Respeito pelo seu trabalho, sua destreza como secretário do governo valdeci em fazer da secretaria de turismo e comércio um setor invejável em ações, espero que agora na CACISM ele continue a mostrar para um bando de políticos que insistem em enrolar como se muda uma cidade
    Desejo ao ex-secretário boa sorte!
    Abraço a todos!

  9. prezado claudemir!!
    Estava sentindo falta das posições do Paulo Ceccim!
    pior que ficamos sem seu envolvimento nas questões da cidade por 1 ano.
    ainda bem que este vazio terminou!!
    seja bem vindo e saiba que terá sempre nosso respaldo em suas lutas e bandeiras por santa maria buscando sempre quebrar/romper paradigmas

  10. Claudemir, quando você anunciou o resultado da eleição da CACISM eu já havia feito minhas considerações a respeito do Paulo Ceccim. Acho ele um cara fabuloso, direto e que não fica pensando se pode falar, ele diz o que quer e assume sua fala com responsabilidade. Não estive lá, mas pelo que senti lendo a tua notícia, acredito que ele deu uma aula aos nossos políticos da cidade. Parabéns Paulo, sucesso e saiba que a comuidade estará ao teu lado.

  11. Claudemir,
    repito aqui o que falei ontem, aos amigos que lá estavam, após a fala do Paulo. Foram as palavras mais propositivas, reflexivas, contundentes e diretas que vi e ouvi nos últimos anos em nossa cidade. Uma fala sobre o futuro e ao encontro dele. Uma fala que entusiasma. Parabéns ao Paulo!

  12. Claudemir;
    Estive lá. Ceccim disse o que muita gente pensa e não tem coragem. É de pessoas assim que precisamos para construir uma Santa Maria melhor.
    Um abraço.

  13. Claudemir, bom dia!
    Considerei o discurso do Paulo realista e de uma pessoa que não só deseja mudanças, como se coloca TAMBÉM responsável por elas. Já conheco, e muito bem, o seu potencial e aposto que a cidade só tem a lucrar lhe dando ouvidos e se somando nas ações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo