Câmara de VereadoresPartidosPolítica

RECORDAR É VIVER (3). Cláudio Rosa ainda voltaria à tribuna em 26/12/2006. O tema: “taxa da luz”

Ainda uma vez, sem qualquer comentário claudemiriano. Não contente com uma primeira (leia nota publicada mais abaixo), Cláudio Rosa voltaria à tribuna da Câmara de Vereadores, na sessão de 26 de dezembro de 2006. Ocuparia o espaço destinado à função dele: líder da oposição. O que você lerá a seguir é, de novo, a palavra do edil sobre a Contribuição para a Iluminação Pública (CIP) – dois dias antes da votação da proposta (feita pelo então prefeito Valdeci Oliveira) de criação da “taxa da luz”.

O que você lê a seguir foi tirado, na íntegra, da ATA daquela sessão do legislativo municipal. Ah, é bom relembrar que, hoje, Cláudio Rosa é o líder do governo na Câmara. Confira:

“Em Comunicação de Liderança, em nome da Oposição, o vereador Cláudio Rosa: “Senhor presidente, senhora vereadora, senhores vereadores. Volto novamente a essa tribuna, porque algumas pessoas não assumem a responsabilidade daquilo que devem fazer com a população, e o mais fácil é jogar confete para todos os lados, e eu na minha trajetória nessa casa sai lá da vila Jockey club pra ser vereador, sem ter muito conhecimento político, chegamos nesta casa existiam entre aspas alguns líderes como referência.

Entre eles, o deputado Paulo Pimenta, o prefeito Valdeci e uma serie de outros vereadores com toda uma trajetória, uma história nessa cidade, e naquele primeiro mandato dois equívocos eu cometi, um dos equívocos foi esse da taxa de iluminação aonde que nós fomos no oba-oba do Paulo Pimenta, Valdeci Oliveira e mais um grupo, o outro oba-oba foi a negociação que o Paulo Pimenta fez na época com o então prefeito José Haidar Farret, que aumentou o IPTU da cidade de Santa Maria em aproximadamente 30%,30% nesta época.

A partir daí eu comecei a ter um cuidado muito grande, porque a partir do momento que tu observa a atuação dos sujeitos em plenário, tu vê quem é quem, aquele que tem um discurso no meio da população e que quando vem pra cá muitas vezes toma uma atitude contra o interesse da população. Então, foi um aprendizado muito grande pra mim, tive oportunidade de votar contra todos os aumentos, todas as taxas aqui nesta casa, que iam sobretaxar a população da nossa cidade, brigar contra, discutir contra, só faltava mesmo agora na última eleição municipal em que fomos, com perdão da palavra, literalmente sacaneados por todo o PT de Santa Maria, votando em cartaz que nós era contra a diminuição de impostos.

Pelo contrário, mais uma sobretaxação do PT de Santa Maria, até em cima do cabeleireiro, aquele que afia tesoura rua afora, de todas essas pessoas que o PT queria sugar o sangue e o suor dessas pessoas, e por eu me colocar fora, separar o projeto, pois o grande PT de Santa Maria espalhou cartaz em toda Santa Maria, e passou todo um período da campanha estrategicamente trabalhando contra esse vereador, botou três ou quatro candidato a vereador que não lograram sucesso, pra me tirar fora do processo. Por uma única coisa, pela minha seriedade, posso naquele momento ter errado, tô me redimido do meu erro e não cometi mais esse erro em toda a minha trajetória, errar é humano e eu me redimi.

Mantenho sim a minha coerência, ser coerente pra mim é a coisa mais fundamental e tenho me vigiado aqui vereador Maciel, o senhor que é vereador de primeiro mandato, os vereadores de primeiro mandato nessa casa tem que ter muito cuidado pra não ir nesta lábia, pra não deixar passar nas comissões projeto como aquele mandado pelo PT que continha dois projetos dentro dum projeto, pra enganar os vereadores e a população da nossa cidade. Isso sim é não ter coerência e não ter uma trajetória, outra coisa, eu nunca fui corrido de secretaria nenhuma por incompetente, nenhuma, ao longo da minha história fui corrido ou convidado a me retirar por incompetente, primeiro lugar isso, porque senão fica só um lado falando, acha que todo mundo tem medo de falar ou de dizer o contrário, fazer o contrário.

Eu não tenho medo disso, comigo não, pode vim pro debate sobre qualquer assunto, qualquer assunto, escolha o assunto e venha pra debater pra nós ver qual é que tem incoerência. Esse projeto da prefeitura, se fala muito que não tem alternativa, mas qual a alternativa que a prefeitura de Santa Maria discutiu com a comunidade organizada pra resolver o problema, aonde houve a audiência pública por parte da prefeitura pra discutir esse problema da iluminação. A prefeitura de Santa Maria tomou conhecimento das coisas colocadas pela OAB, das sugestões colocadas pela OAB, nenhuma, nenhuma e sugestões talvez até interessantes, que vim querer no final do ano barganhar uma negociação, inclusive vou dizer publicamente aonde passa a questão pela mesa diretora da Câmara de vereadores.

E é esta a pressão da prefeitura, pra ganhar tempo, pra não ser votado esse projeto hoje pra assegurar talvez numa negociação da mesa diretora da Câmara de vereadores, a aprovação da CIP, agora vamos dizer isso pra população que isso também está em jogo, é importante essa discussão também”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

10 Comentários

  1. Sei da tua LUTA e te parabenizo pela tua CORAGEM, PERSISTÊNCIA e principalmente, pela tua COERÊNCIA e REINVINDICAÇÃO em prol principalmente dos menos favorecidos. Votei(e continuarei votando) em ti nas próximas eleições. Hoje também estarei lá na Câmara,…nos encontramos lá ok. Abraço! @Tiago Aires

  2. Meu querido amigo Tiago Aires (me ORGULHO muito de ter votado em ti para vereador no último pleito,…e vou votar em ti também para Deputado Estadual, agora em 2010),…mas se esta informação que você está nos trazendo agora, for verdadeira e se confirmar (na seção de hoje),…aí eu vou dizer uma coisa,…”Não acredito mais em nada, e em mais ninguém”,…porque poxa vida,…alguns vereadores da base aliada (e que eu ainda tinha algum respeito) trocarem a “aprovação da CIP” por um mísero “carguinho”,…aí eles perderam totalmente a “MORAL” e a “vergonha-na-cara”,…mas vamos aguardar os acontecimentos. @Tiago Aires )

  3. @Renata Medeiros
    Como o post onde fui, “provocado” no bom sentido, pela Renata já saiu da capa do site, vou pedir permissão ao Claudemir para fazer o necessário contraponto aqui neste espaço.
    Prezada Renata
    Quanto a eu ser filiado ao partido dos trabalhadores, não consigo ver onde isto seria algum crime ou que este fato me impedisse de expressar minha opinião.
    Em relação a eu ter sido candidato a vereador e, segundo a tua opinião, não ter conseguindo uma votação tão boa assim, digo o seguinte: Conquistei 627 votos que muito me orgulham. Era eu e o meu carro fazendo uma campanha onde o que menos me interessava era me eleger, pois já naquela época (2004) eu entendia que voltar este tipo de governo que aí está, seria um atraso para Santa Maria. Consegui meu intento que foi reeleger o Valdeci.
    Uma das dificuldades da campanha foi exatamente concorrer com alguns que foram eleitos e hoje são secretários. Pois, nas vilas quando eu ia pedir voto, muitos já me perguntavam o que ganhariam se votassem em mim.
    A resposta é que, eles ganhariam um representante na Câmara de Vereadores. Então eles me diziam que isto não interessava, pois já tinha passado por lá o fulano ou o beltrano e oferecido um botijão de gás ou uma cesta básica.
    Como não preciso de cargo político para sobreviver, estou no meu trabalho há 27 anos, então não quis mais me candidatar. Não tenho estômago para enfrentar estes medalhôes. Mas, para “descobrir” que eu já fui candidato era só perguntar aqui pelo site, não me envergonho nem um pouco e me orgulho muito das amizades que ganhei com aquela campanha, pessoas que votaram sem qualquer interesse e, que até hoje sigo visitando, apesar de não ser candidato a nada. Mesmo que tu tenhas algumas opiniões equivocadas (na minha visão, que não necessariamente é a mais correta), gosto de pessoas que não têm receio de expressar o que pensam.
    Abraço

  4. boa noite…sabe de uma coisa Claudemir é muito barulho para pouca coisa e tem jogada politica atras disso…se na outra admistração foi tentada e não foi aprovada porque alguma coisa errada tinha….temos que pensar positivo e não ficar batendo no lado negativo em outras cidades que tive é cobrado a taxa normal ninguém vai ficar mais pobre com dois reais até cinco reais e ve que nas outras cidades não tem mais probremas com iluminação porque existe um fundo que é somente para iluminação portanto vamos esperar o jeito que esta não pode ficar…na outra admistração fiz 15 pedidos para trocar uma lampada passaram oito anos e nada isso é um exemplo….bjs

  5. O Mortari votará contra porque quer manter a promessa que fez aos seus eleitores, mesmo sendo eu a favor da CIP, adimiro a postura dele.

  6. Acabo de ver a notícia sobre as negociações entre os vereadores sobre a CIP, no jornal da RBS. Penso que seria bem interessante, além da opinião dos vereadores da época em que esta taxa foi rejeitada, também podermos transcrever o que o partido da RBS dizia à época. Não sei se é implicância, mas assistindo agora ao jornal, me deu a nítida impressão que foi tentado passar para a população que não há outra maneira, por conta disto, os vereadores serão obrigados a aprovar. Mesmo os que tinham um discurso tão firme (hoje se vê que não era tão firme assim) como este que o Claudemir está mostrando.
    Parabéns ao Claudemir por mostrar estes discursos. É por isto que os jornais impressos estão perdendo cada vez mais o seu público para os blogs e sites. As informações deles são muito, digamos, seletiva.

  7. No APARTE do Diário de Santa Maria do fim de semana:
    “Pórta-vozes do Governo Cezar Schirmer (PMDB) teriam ainda chamado outros vereadores aliados para uma conversa ao pé de ouvido. Nos bastidores, dizem que a moeda de troca por um voto a favor da CIP são alguns cargos a mais da prefeitura. A oferta parece ter agradado alguns aliados. Já outros estariam rebeldes. Mas tudo indica que a base irá garantir a CIP.”
    Os Vereadores se VENDEM por CARGOS e quem PAGA A TAXA é o POVO!
    Nas duas tentativas anteriores de cobrança da taxa de Iluminação Pública, fui contrário, me manifestei e fiz abaixo-assinados contra. Continuo sendo contra esta proposta e me manifestando e fazendo abaixo-assinados contra.
    Amanhã estarei lá na Câmara de Vereadores, nos encontramos lá!

  8. Vamos tirar cópia deste discurso e distribuir para a população ver o homem coerente que este edil, me ajudem a fazer a distribuição deste discurso.

  9. João, amanhã na votação desta malfadada “taxinha da Luz”, eu também vou estar lá na Câmara. Pretendo OLHAR bem na cara desses sujeitos que em 2006 falavam uma coisa, e que agorá dizem outra. Vou estar lá,…e vou VAIAR muito este “cidadão” “duas-caras”. Pretendo encontrar os amigos lá amanhã ok,…Vamos nos encontrar na Câmara amanhã,…e vamos VAIAR esses traíras! Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo