EconomiaMídia

RETOMADA. Incrível, mas midiatas do apocalipse renegaram aumento do PIB trimestral

Um sinal: o consumo das famílias tem aumentos consecutivos há dois anos, todos os meses
Um sinal: o consumo das famílias tem aumentos consecutivos há dois anos, todos os meses

Os chamo de midiatas do apocalipse. Acantonados nos jornais e em espaços específicos das emissoras de rádio e televisão, teimam em não ver quando algo é bom, preferindo ressaltar o ruim. Quando isso é possível, inventam. Exemplos? Eu os tenho colocado por aqui quase diariamente.

Quer um recentíssimo? Pois bem, enquanto o resto do mundo (ou boa parte dele) se lamuria pelas taxas exíguas de crescimento ou festeja até mesmo quedas pouco expressivas, por aqui é diferente. O País cresceu 1,3% no terceiro trimestre. Quase ninguém, no planeta, obteve isso. No entanto, leia os colunistas e verá que o valorizado é a redução “da expectativa” (não do resultado) que era maior. Que coisa!

Ah, sobre os números, especificamente, confira material distribuído pela Agência Brasil. O texto é assinado pela jornalista Thaís Leitão. Acompanhe:

Economia brasileira cresce 1,3% no terceiro trimestre

A economia brasileira cresceu 1,3% no terceiro trimestre do ano na comparação com o trimestre anterior. O Produto Interno Bruto (PIB), soma de todas as riquezas produzidas no país, chegou a R$ 797 bilhões no período, segundo dados divulgados hoje (quinta, 10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado ficou abaixo da estimativa feita ontem (quarta, 9) pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, que afirmou que a expansão no período seria de 2%.

A maior elevação foi registrada no setor industrial, cuja alta na produção chegou a 2,9%, seguida pelo setor de serviços, que apresentou expansão de 1,6%. Já a atividade agropecuária teve queda de 2,5%.

Em relação ao mesmo período de 2008, o PIB teve queda de 1,2%. Nessa comparação, os serviços registraram o melhor desempenho, com alta de 2,1%, enquanto a agropecuária teve queda de 9,0% e a indústria, de 6,9%.

Na mesma comparação, o consumo das famílias aumentou 3,9%, o 24º período de crescimento consecutivo. Um dos fatores que contribuíram para o resultado foi o comportamento da massa salarial real, que cresceu 2,5% no terceiro trimestre de 2009, com aumento da ocupação e do rendimento médio do trabalho…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Agência Brasil.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo