SERRA SABE! Economia decide, sim, uma eleição. Então, por que ele disse o oposto?
Outro dia, numa entrevista veiculada nacionalmente pela rede liderada pela rádio Jovem Pan, José Serra disse algo considerado absurdo: que “economia não decide eleição”. Aliás, o fato foi comentado semana passada por este (nem sempre) humilde repórter, que até deu sua OPINIÃO.

Mas, cá entre nós, o governador paulista, muito provavelmente candidato à sucessão de Luiz Inácio Lula da Silva, não é exatamente um idiota. Muuuito pelo contrário. Trata-se de alguém com bestunto de sobra. Então, por que ele disse essa asneira? Quem explica, com o talento de sempre, e também fazendo sua própria avaliação, é Kennedy Alencar, repórter especial da Folha de São Paulo, na seção “Pensata”, que assina na versão online do jornalão paulista.
“É a economia, inteligente!…
… Obviamente, há momentos em que outro fator possa vir a ter mais peso do que o econômico. Mas, num quadro de normalidade democrática, tudo indica que, sim, “é a economia, estúpido”. Razão: se a economia vai bem, a vida da maioria das pessoas está melhor do que antes. Essa sensação de melhora, de ganho, tende a levar a maioria do eleitorado a uma decisão mais pragmática. Se está bom, mudar por qual motivo?
É essa a difícil resposta que a oposição tem de encontrar para ter chance de vencer a eleição. Hoje o governador de São Paulo, José Serra, é o favorito, de acordo com as pesquisas. Mas, como a eleição será em outubro do ano que vem, há tempo suficiente para que o governo vitamine a sua candidata, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. Ou seja: a tendência é a vitória da candidatura governista.
Por isso, soa estranha a declaração de Serra em recente entrevista à rádio Joven Pan. Resumindo: ele disse que a economia não decidirá a eleição. Para ele, o fator decisivo será um julgamento da população sobre quem está mais preparado para governo. No caso, ele acha que é ele.
“O cenário, a percepção de que a economia vai bem, etc. e tal, é um dado da realidade. Não acredito que isso vá decidir ou deixar de decidir a eleição. A população vai olhar para os candidatos e querer saber quem é mais preparado para governar”, afirmou o governador.
Neste momento, talvez seja a única resposta possível para um candidato de oposição. Reconhecer o contrário equivaleria a uma confissão antecipada de derrota. Mas, inteligente, Serra sabe que é a economia. Tão inteligente quanto, Lula também. E tudo indica que 2010 será um ano de forte crescimento econômico…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras análises produzidas por Kennedy Alencar, para a seção “Pensata”, na versão online da Folha de São Paulo.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.