EconomiaEleições 2010

SERRA SABE! Economia decide, sim, uma eleição. Então, por que ele disse o oposto?

Outro dia, numa entrevista veiculada nacionalmente pela rede liderada pela rádio Jovem Pan, José Serra disse algo considerado absurdo: que “economia não decide eleição”. Aliás, o fato foi comentado semana passada por este (nem sempre) humilde repórter, que até deu sua OPINIÃO.

Não, bobo ele não é. Então, por que disse tamanha asneira?
Não, bobo ele não é. Então, por que disse tamanha asneira?

Mas, cá entre nós, o governador paulista, muito provavelmente candidato à sucessão de Luiz Inácio Lula da Silva, não é exatamente um idiota. Muuuito pelo contrário. Trata-se de alguém com bestunto de sobra. Então, por que ele disse essa asneira? Quem explica, com o talento de sempre, e também fazendo sua própria avaliação, é Kennedy Alencar, repórter especial da Folha de São Paulo, na seção “Pensata”, que assina na versão online do jornalão paulista.

É a economia, inteligente!

… Obviamente, há momentos em que outro fator possa vir a ter mais peso do que o econômico. Mas, num quadro de normalidade democrática, tudo indica que, sim, “é a economia, estúpido”. Razão: se a economia vai bem, a vida da maioria das pessoas está melhor do que antes. Essa sensação de melhora, de ganho, tende a levar a maioria do eleitorado a uma decisão mais pragmática. Se está bom, mudar por qual motivo?

É essa a difícil resposta que a oposição tem de encontrar para ter chance de vencer a eleição. Hoje o governador de São Paulo, José Serra, é o favorito, de acordo com as pesquisas. Mas, como a eleição será em outubro do ano que vem, há tempo suficiente para que o governo vitamine a sua candidata, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. Ou seja: a tendência é a vitória da candidatura governista.

Por isso, soa estranha a declaração de Serra em recente entrevista à rádio Joven Pan. Resumindo: ele disse que a economia não decidirá a eleição. Para ele, o fator decisivo será um julgamento da população sobre quem está mais preparado para governo. No caso, ele acha que é ele.

“O cenário, a percepção de que a economia vai bem, etc. e tal, é um dado da realidade. Não acredito que isso vá decidir ou deixar de decidir a eleição. A população vai olhar para os candidatos e querer saber quem é mais preparado para governar”, afirmou o governador.

Neste momento, talvez seja a única resposta possível para um candidato de oposição. Reconhecer o contrário equivaleria a uma confissão antecipada de derrota. Mas, inteligente, Serra sabe que é a economia. Tão inteligente quanto, Lula também. E tudo indica que 2010 será um ano de forte crescimento econômico…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras análises produzidas por Kennedy Alencar, para a seção “Pensata”, na versão online da Folha de São Paulo.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo