Eleições 2010EstadoPartidos

SUCESSÃO GAÚCHA. Fogaça está intimando seus aliados, para isolar o PT. Tiro pode sair pela culatra

Peemedebista José Fogaça quer dar vice ao PTB. Mas PDT também quer. Aí, bem, aí...
Peemedebista José Fogaça quer dar vice ao PTB. Mas PDT também quer. Aí, bem, aí...

Antes de mais nada, reproduzo nota do normalmente bem informado (opiniões a parte, das quais discordo frontalmente) jornalista Políbio Braga, na página que ele mantém na internet. Logo abaixo, o meu comentário. Confira:

Agora Fogaça só concorre se contar com o apoio prévio do PTB
O prefeito José Fogaça avisou a quem interessar possa,  que só  concorrerá ao Piratini se sair com o apoio do PDT e do PTB.
. Ao PTB,  o PMDB reserva a posição de vice-governador”

COMENTÁRIO CLAUDEMIRIANO: embora uns e outros possam dizer que falta muito tempo e bastante coisa ainda vai rolar por baixo da ponte, o fato é que os partidos estão, desde já, tentando formar as alianças que concorrem ao Palácio Piratini em 2010. E algumas questões parecem já obter resposta.

A  primeira delas é que teremos, apesar da boa vontade e da legítima intenção política de Beto Albuquerque, do PSB (que busca viabilizar-se por uma “terceira via”), três candidaturas fortes para o Governo do Estado. Uma será encabeçada por Tarso Genro, do PT, outra será liderada pelo PMDB, muito provavelmente com José Fogaça, prefeito de Porto Alegre, na cabeça, e a terceira liderada pela atual governadora, Yeda Crusius, do PSDB.

O jogo peemedebista, objeto desta nota (outras situações merecerão análise assim que o momento se oportunizar), parece claro. Bem, pelo menos o que joga Fogaça. Ele quer ter o apoio de todos os que com ele governam Porto Alegre, exceção feita ao PP – que parece se encaminhar para uma dobradinha com a tucana Yeda Crusius. Mas do PDT e do PTB o peemedebista não abre mão. E os intima, a ser correta a nota de Políbio. Inclusive, e esta é uma dedução claudemiriana, objetivando isolar o PT, que sonha com o PDT na chapa, cedendo até o posto de vice de Tarso.

Já o pedetismo não se conforma apenas em ter José Fortunati prefeito da capital por dois anos e meio, com a necessária renúncia de Fogaça. Quer também a vice-governadoria. E acena com a possibilidade de um acordo com o PT de Tarso.

Aparentemente, o PMDB e Fogaça não levam esse fato muito a sério. Tanto que insistem em ter o PTB como parceiro na majoritária principal. Podem levar os trabalhistas. Podem. Mas o risco de perder o PDT não deve ser subestimado. E aí, pergunta o repórter: se o pedetismo ficar com Tarso, mesmo tendo o vice-prefeito de Porto Alegre, Fogaça desiste? Ele diz que sim. Pooois é.

Resumo da ópera: talvez seja, meeesmo, muito cedo para definições. Ou haverá gente ficando a pé, se insistir demais.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras notas publicadas pelo jornalista Políbio Braga.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo