Câmara de VereadoresPartidosPrefeitura

”TAXA DA LUZ”. Pedetista muuuito brabo com o prefeito. E o sítio pede socorro aos internautas

Nunca é demais lembrar que, como escrevi em Observatório no final de semana, a menos que surjam fatos novos, este sítio é defensor (exatamente como há quatro anos) da Contribuição para a Iluminação Pública (CIP), a popularmente chamada “taxa da luz”. No entanto, este é, afora ser independente, um espaço democrático. E abre caminho para todas as manifestações, favoráveis ou contrárias à CIP.

Dito isto, peço ajuda aos internautas. Estou com dificuldade (coisas do meu equipamento, provavelmente) para encontrar links na internet que tragam as manifestações dos vereadores (a favor e contra) em 2005, 2006 e 2007, acerca da proposta do ex-prefeito Valdeci Oliveira. Quem puder ajudar e enviar os links (através do Contato, no lado direito superior desta página) deixaria o repórter eternamente grato.

Ah, e quanto ao pedetista embrabecido com o governo de Cezar Schirmer, citado no título desta nota, trata-se de Roberto Salton, que enviou o texto que passo a publicar, na íntegra:

Chega de impostos        

 Experiência em gestão pública é importante, mas se não houver dedicação na busca de novas alternativas para resolver problemas antigos, cairemos na velha e “fácil” forma de governar, que é aumentar e criar novos impostos.

Governar uma cidade grande com receita de cidade pequena não é fácil, isso é tarefa árdua; o que não pode ocorrer é a falta de coerência entre o que se fala e o que se faz. Quem não lembra do slogan, Fazer Mais! Fazer Bem Feito! Acho que na verdade entendi errado, deve ter sido Aumentar e Criar Mais Impostos! De Tudo Que é Jeito! Tarifa do transporte coletivo, iluminação pública, alguém já sabe qual será o próximo tarifaço…?

Não podemos compactuar com mais impostos, pois, o trabalhador já esta asfixiado com tanta tributação, os direitos conquistados com muito sacrifício e luta ao longo da história hoje se valem em grande parte para o trabalhador pagar impostos.

É preciso criatividade, chega de impostos.

Roberto Salton – Pedetista da Santa Maria”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

23 Comentários

  1. “AJUDOU” = Prestigiar o Clube dos Municipários, ir lá para nos prestigiar,…sem ajuda pecuniária,…apenas nos prestigiar (e sem alarde). Tu mesmo Salton já foi lá no CREM em 2007 bater uma bolinha conosco, junto com o secretário Juliano Picolotto (ex-Secretário de Trânsito do governo Valdeci, tá lembrado),…pois bem,…isto é PRESTIGIAR. @Roberto Salton

  2. Senhor Ricardo afinal o que você quer opinar sobre política com seriedade ou ficar de bate boca… Bem afinal você assume ou não assume o que diz vai dar os nomes das pessoas corruptas deste site ou não vai? Você generalizou – Eu dei nomes sim: um deles é o responsável pelo maior escândalo de corrupção da historia do RS (Batizada pela policia federal de operação RODIN) que envergonhou o nosso estado. O senhor não concorda que existia coisa errada no DETRAN?
    Outros nomes eu deixei bem claro quem são inclusive você assumiu a defesa de um deles, outro parece ser o senhor o chapéu lhe serviu, assumiu ser a pessoa de direita que vive de plantão.
    Ou senão “O quê”…???
    Você disse: sou RESPONSÁVEL pelos meus atos. Graças a DEUS, não tenho e nunca tive o “rabo preso”,…ao contrário de alguns elementos “venais” aqui deste site!
    Bem ser responsável pelos atos é provar, assumir o que diz e o que faz inclusive perante autoridades!
    Capiche!!!
    @Ricardo Bieri

  3. Olá, senhor Ricardo Bieri,
    Em primeiro lugar desculpe-me se lhe ofendi, não quero me indispor num bate boca dentro deste espaço democrático com quem não conheço e nem posso estar frente a frente, não sou um covarde, respondo por minhas palavras, sou responsável por meus atos mesmo que sejam desprezíveis para certas pessoas que adoram bajular pessoas quando são dos seus “interesses”.
    Não citei o nome deste “POLÍTICO DE CALÇAS CURTAS” por me reservar o direito, pra não poluir minha boca. O cidadão de direita: Desnecessário citar o nome parece-me que o chapéu lhe serviu.
    Quanto a pessoas subornáveis com rabo preso que freqüentam este sitio o senhor deve conhecê-los muito bem para fazer esta afirmativa e assumir sua responsabilidade de fato perante este sitio ou…
    No entanto parece que o senhor tem duas palavras quando diz: …que ninguém “está por tras” do que eu digo ou afirmo aqui neste site; sou RESPONSÁVEL pelos meus atos… nunca tive o “rabo preso”,… ao contrário de alguns elementos “venais” aqui deste site!
    Afinal o senhor tem ou não tem MEDO de citar estes nomes?
    @Ricardo Bieri

    @Ricardo Bieri

  4. Sr Ricardo Bieri, entre os males que corroem a democracia brasileira estão as ajudas, como o senhor se refere no comentário, “AJUDOU”, hora ajudou, essas expressões não são dignas de fazer parte do vocabulário de pessoas públicas sérias, pois, a corrupção começa ai, com ajudas e troca-troca e terminam em CPI.
    O que não se pode admitir é que pessoas públicas façam suas obrigações como se fosse favor ou ajuda, e pior, cita-las desta forma.
    É no fogo que se forja o aço, não é diferente na política, alem da experiência de púpito é preciso participar ativamente, sem medo ou por conveniência, pois o ex-secretário que você defende trocou de lado na ultima hora e amarelou na véspera de concorrer a vereador, se prestando apenas como instrumento para alguns tentarem bagunçar o pleito de 2008. Creio que o CC que ocupa na assessoria direta do prefeito deve ser proporcional a balburdia que fez no pleito passado, pois representatividade partidária não tem nenhuma.

  5. Senhor Ricardo Bieri,
    Em primeiro lugar aqueeele ex-secretário do governo Valdeci – não merece o meu respeito eu o conheço muiiiito “bem”… Falo com conhecimento de sua conduta política esta bem fisiologista, convivi muito tempo com esta pessoa dentro da sigla PDT quando aqui ainda existia em Santa Maria, ah, não citei o nome… porque me reservo este direito.
    Quanto ele ter ajudado e apoiado o Clube Recreativo Municipal (CRM) este não fez nada menos que sua obrigação como secretário. Aproveito para lhe perguntar: O que mais foi construído sob seu comando na secretaria de esportes e lazer? Sei que ele apoiou muito aqueeele evento, o kilometro de arrancadas para motos; o mesmo que o cunhado dele fazia parte!!!
    Quanto aos ex-secretários Carlos Rempel (PSB), Giacomini (PPS) e do atual, Tubias Calil (PMDB) destes não posso opinar não os conheço nem acompanho suas trajetórias políticas, no entanto sei que são respeitados e bem “votados” pela comunidade santa-mariense. Eles enfrentaram as urnas ao contraio do ex-secretário que o senhor é escudeiro.
    Este hoje vive pelos corredores da prefeitura municipal exercendo um CC sem nenhuma expressão, Apenas um “cargo de confiança” um prato de lentilhas. Cargo político que não da condição para ele apoiar e ajudar o CRM.
    Pergunto: Seria só falta de reconhecimento do atual prefeito para com o ex-secretário do PT. Ele não poderia voltar para um cargo de primeiro escalão no atual governo, e ser o Secretário de Esportes e Lazer então voltar a apoiar o CRM?
    Grato por seu aparte em minha manifestação continue bem atento vem mais!
    Henrique Heinz
    @Ricardo Bieri

  6. Outra coisa,…Mais Respeito com as pessoas que vc não quis citar o nome (como o ex-secretário de Esportes e Laser do governo Valdeci,…”aqueeele ex-secretário” conforme suas palavras),…não tenho Procuração para defender ninguém, mas informo que o Marcelo Bisogno foi o ÚNICO Secretário de Esportes do Município que nos AJUDOU e APOIOU lá no Clube Recreativo Municipal (CREM), e sem alarde e proselitismo,…ao contrário dos ex-secretários Carlos Rempel (PSB), Giacomini (PPS) e do atual, Tubias Calil (PMDB),…estes nunca ajudaram e nem colaboraram! @Henrique Heinz

  7. Caro senhor Heinz, por que vc não citou o meu nome (“…as críticas de um cidadão de direita…” conforme suas palavras), tem MEDO? Aproveito também para dizer-lhe que ninguém “está por tras” do que eu digo ou afirmo aqui neste site; sou RESPONSÁVEL pelos meus atos. Graças a DEUS, não tenho e nunca tive o “rabo preso”,…ao contrário de alguns elementos “venais” aqui deste site! @Henrique Heinz

  8. Mais PDT
    Olá Roberto Salton, ao cumprimentá-lo segue minha opinião sobre a criação da Contribuição para Custeio da Iluminação Pública (CIP), que prevê o pagamento da iluminação pública pelos cidadãos junto com a sua fatura de energia.
    “Pagar mais impostos é sempre ruim, mas não tem mais jeito, as nossas ruas estão na mais completa escuridão, os postes estão caindo de podre oferecendo riscos a população, quando o vento sopra um pouco mais forte então… quebra como gravetos, uma vergonha, um verdadeiro caus de irregularidades, somado a falta de fiscalização da Prefeitura, e dos nossos representantes os Vereadores.
    Tenho vergonha quando vejo outras cidades com suas ruas iluminadas, limpas, sem buracos, com redes de energia novas, as pessoas seguras ao transitarem em suas caminhadas pelas calçadas tenho certeza que ficaríamos mais seguros ao andarmos a pé pelo centro e nas regiões mais afastadas como bairros e vilas! Se for pra melhorar que cobrem “CIP”…”
    O projeto me parece certo o que falta definir é quanto será cobrado de cada categoria de consumidor. A preocupação – mais do que justa, por sinal – é fazer com que os clientes residenciais da AES Sul paguem um valor justo, que não cause grande impacto na sua conta de luz. E também que, a partir da criação da taxa, o serviço de iluminação seja eficiente, e devidamente fiscalizado por nossas autoridades e vereadores a ponto de justificar a cobrança”.
    Outrossim, aproveito para agradecer ao Claudemir por este espaço democrático onde o PDT pode enfim debater um pouco de política com companheiros e a sociedade santa-mariense já que não temos mais o nosso querido PDT em santa Maria. Desde que aqueeele… ex-secretário de esportes e lazer do Governo Valdeci – junto de seu mais novo aliado aqueeele… amigo fiel e companheiro da família José Fernandes aqueeele… dono da Pensant envolvido no maior escândalo de corrupção da hist´ria do Rio Grande do Sul (Operação Rodin) – traiu o governo do PT – Hoje este ex-secretario é CC do governo atual. Não tem vergonha!!! Estes apagaram a luz do partido, chavearam a porta com apoio da direção estadual e logo guardaram a chave do partido na bolsa de Juliana Brizola.
    Também não posso deixar de falar sobre as criticas de um cidadão de direita que vive de plantão neste site para atacar a memória de Brizola, (um dos maiores estadistas do mundo contemporâneo) o PDT e seus membros. Pergunto: Quem será que se esconde por de traz dele?
    O que ele não sabe é que o ex-verador Isaias Romero apenas foi intimado para responder um processo disciplinar porque não acatou uma decisão do partido. Então se afastou do PDT. Que isto fique claro como a luz do sol.
    Lembro o companheiro que o então diretório do PDT após muita discussão votou favorável a criação da taxa de iluminação pública, e que você Roberto Salton votou contra a CIP-voto vencido.
    Saudações brizolistas
    Henrique Heinz

  9. Até hoje, só conheci uma pessoa realmente “SOCIALISTA”: Minha tia (já falecida), com 19 anos (e para horror do meu avô, um comerciante de classe média do Vale dos Sinos) ela viajou a Cuba (o ano era 1962, e o Fidel Castro tinha recêm declarado a “Ilha” como um regime Socialista)). Não, ela não foi participar de nenhum “Curso de Guerrilha”, tal qual o José Dirceu e outros membros da atual “Nomenklatura” soviética “tupiniquin” (só não cito nomes porque este site esta sob censura), mas sim participar daqueles famosas (existia muito isto na época) “Frentes de Trabalho Internacional Voluntária”. Ela ficou lá por três anos (deve ter cortado muita Cana-de-Açucar e plantado muito tabáco). Quando ela voltou, disseram que parecia um “cadáver-ambulante”. @Fernando Lopes

  10. Gostaria que o Salton explicasse afinal qual a contribuição do partido dele (o PDT) quando estava no governo municipal? E qual a atual contribuição deste partidinho para o governo do Prefeito Shirmer? Haja visto que o PDT (mesmo fracionado na cidade) continua na Prefeitura.

  11. Fernando, o nome Juventude Socialista se origina de uma primeira denominação que foi Juventude Trabalhista Popular e Socialista, daí Juventude Trabalhista do PDT. Expressões como MDB ao invés de PMDB são escudadas com freqüência. Apesar dos tempos serem outros e as nomenclaturas mudarem, a história permanece.
    Saudações.

  12. Salton, quando digo pseudotrabalhista tenho razão, pois a Juventude do PDT é SOCIALISTA e não trabalhista.
    Saudações.

  13. Salton, um pouquinho de COERÊNCIA não faz mal a ninguém ok. Da mesma forma que você critica os vereadores que eram oposição ao governo passado (e que votaram contra a malfadada “taxinha da Luz”), o teu PDT à época expulsou o então vereador Isaías Romero, por justamente ser contra esta tal de CIP,…que tu agora critíca com tanta veêmencia. E a tua coerência,…onde fica???@Roberto Salton

  14. Salton, mas afinal de contas, quando você era CC da Prefeitura no governo do Valdeci,…vc era a favor desta “taxinha”, que agora diz ser contra?

  15. Santa Maria,RS, 14/12/2009
    Atenção, Povo de Santa Maria!!!!!!!!!!!!
    Anotem os Vereadores favoráveis a CIP e nas próximas eleições saibam o que fazer…

  16. Sr Fernando Lopes, em pouco tempo terei a grata satisfação de completar o numero da sigla Trabalhista em anos de filiação partidária, minha admiração pelo Trabalhismo vem de longe, as primeiras lembranças que tenho são de quando estudei numa Brizoleta lá bem no interior, depois no movimento da Juventude Trabalhista do PDT. Recentemente no pleito de 2008 fomos poucos os que levantaram as bandeiras do trabalhismo para concorrer à vereança, sabíamos que era quase impossível se lograr êxito, mas fomos à luta, defendemos a Bandeira Partidária, enquanto as pessoas que o senhor usa para comparar sumiram do mapa. Portanto minha ideologia não mudou, o que é errado para mim hoje continuará sendo errado amanhã.
    A analogia que o senhor faz, não se sustenta, pois o vereador que o senhor fala não seguia determinações partidárias, tanto que não faz mais parte do partido. Na época, também tinha uns caciques que se achavam donos do Partido, e que sempre tentavam dar ordens a seu bel prazer, e que também não fazem mais parte do PDT hoje.
    Portanto, da mesma forma que no passado não concordei com a taxa da luz, hoje não concordo.
    Sr Fernando antes de fazer pseudoconclusões a respeito da ideologia das pessoas seria concernente embasar-se melhor.

  17. Agora a taxa é constitucional em 2007, não era , prefeito tem que criar vergonha e responder as perguntas que lhe e feita não enrolar como o senhor enrolou sabado,o que o senhor devia fazer e se esconder do povo que o senhor enganou.

  18. Doutor Claudemir pelo visto não são so os vereadores que mudão de posição neste assunto, o pseudotrabalhista autor do texto, foi um dos que defenderam a CIP no governo Valdeci, ou ja esqueceram que o PDT ameçou de expulsão o então vereador Isaias Romero por ser contra a CIP.

  19. Concordo plenamente com o sr.Salton. Contribuição, Taxa, Imposto ou sei lá que outro nome for dado, é mais um saque no bolso do contribuinte.Aprendi, desde os bancos escolares, que os impostos (pesados) nas costas do cidadão seriam a parcela devida ao Estado(aqui, ao município) para a garantia dos serviços básicos e essenciais, nos quais estaria incluída a iluminação pública. De fato, é muito fácil assim.Se apertar, tire do povo.Mais impostos, taxas, contribuições.Daqui a pouco vão começar a fazer rifa, ação entre amigos, pedágios…Um abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo