EconomiaNegócios

CAI RENÚNCIA. A partir de segunda, volta ao normal o IPI da “linha branca”. No fim de março, o dos automóveis

Mantega: para “linha branca”, renúncia fiscal só até este domingo. Para automóveis, benefício dura mais dois meses

Aparentemente, na opinião do governo federal, a redução do IPI sobre produtos da linha branca e que beneficiaram antes o setor automotivo perdeu o sentido. Tanto porque a atividade econômica agora está em ritmo semelhante ao anterior à crise ianque, motivadora da renúncia fiscal proposta, ou porque, de fato, as burras federais precisam ser relubrificadas. Isso, além da perspectiva de sólido crescimento do Produto Interno Bruto agora em 2010.

A diferença apenas é o prazo. Enquanto os eletro têm seu benefício reduzido já neste domingo, 31 de janeiro, a dos automóveis ainda vigora até o final de março. Mais detalhes na reportagem distribuída pela Agência Brasil. O texto é de Daniel Lima, com foto de (arquivo) de Fabio Rodrigues Pozzebom. Acompanhe:

Governo não vai prorrogar redução do IPI para eletrodomésticos e automóveis, diz Mantega

Os estímulos fiscais para a compra de eletrodomésticos da chamada linha branca, como fogões e geladeiras, não serão prorrogados. O anúncio foi feito em Zurique, na Suíça, pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, que está na Europa para participar do Fórum Econômico Mundial, em Davos, no mesmo país.

A vigência da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para a linha branca termina neste domingo (31). No caso do setor automotivo, o fim do prazo para os incentivos está previsto para 31 de março. Os estímulos foram prorrogados no final do ano.
Embora o Fundo Monetário Internacional (FMI) faça previsões de crescimento econômico de 4,7% para o Brasil, o ministro é mais otimista e reafirmou que espera um índice entre 5% e 5,5% em 2010. Para ele, é justamente esse o motivo para o governo não prorrogar as desonerações concedidas a vários setores como o automotivo e o de eletrodomésticos. Essas medidas foram adotadas para ajudar o Brasil a enfrentar a crise econômica mundial, que teve maiores impactos no país no último trimestre de 2008 e se estendeu durante o ano passado…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Agência Brasil.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo