EstadoEstradasJornalismo

CHUVARADA. Números imprecisos de desaparecidos na queda da ponte. Mas uma tragédia, de qualquer modo

Yeda e Schirmer sobrevoaram a área da tragédia provocada pela chuvarada

Há desaparecidos. Talvez (ou provavelmente) mortos. Mas é, objetivamente, muito grande a desinformação acerca das vítimas do acidente ocorrido na manhã de ontem na RSC-287, com o desmoronamento da ponte sobre o rio Jacui, em Agudo. Fala-se (e escreve-se) em dezenas de pessoas. E até, como li numa notícia, a partir do depoimento de um sobrevivente, pelo menos dois veículos teriam sido engolfados pela correnteza.

Pozzobom com Yeda, Schirmer e defesa civil: reunião com prefeitos marcada para hoje

Tirando isso, a imprecisão (e até alguns chutes) que se percebe no noticiário (pode até parecer natural, mas tenho minhas dúvidas), é evidente que o que aconteceu foi uma tragédia humana e material de proporções ainda a ser medidas. E com prejuízos econômicos evidentes, também. Afora a ponte caída, há uma chuvarada de proporções inauditas, e que trouxe à região a governadora Yeda Crusius, solidária e, sim, é preciso elogiar, sensível a um momento peculiar.

A ponte sobre o Jacuí literalmente desmoronou. Imprecisão sobre o número de vítimas

Hoje, para as 11 da manhã, está marcada uma reunião no Centro Administrativo Municipal, em Santa Maria, articulada pela prefeitura local, através do prefeito Cezar Schirmer e do secretário de Relações Institucionais e Integração Regional, Jorge Pozzobom, com a presença de prefeitos de todos as comunas da região de uma forma ou outra atingidas pela situação. E também, o que é fundamental, com representantes do DAER, da Defesa Civil e da Secretaria estadual de Infra-Estrutura.

É possível, inclusive, que neste momento já se tenha uma idéia mais clara de quantos e quem estão de fato desaparecidos e/ou eventualmente mortos. Até lá, o que se vê é especulação. Com maior ou menor veracidade. Mas, ainda assim, serão números jogados ao vento, ou ao ar, ou ao papel.

Especificamente sobre a vinda da governadora, acompanhe material distribuído pela assessoria de imprensa do Palácio Piratini. As fotos são de Jefferson Bernardes e Mauro Seleprin (a de Pozzobom). Confira:

Yeda leva solidariedade a Agudo e acompanha resgate de vítimas de queda de ponte

Depois de sobrevoar os municípios atingidos pelas fortes chuvas na região Central do Estado, nesta terça-feira (5), a governadora Yeda Crusius pousou em Agudo, onde vistoriou o trabalho de resgate das pessoas que estavam em uma ponte que caiu sobre o rio Jacuí, na RSC-287. Yeda levou solidariedade às vítimas dos temporais e disse que acompanhou desde as primeiras horas do dia as ações de auxílio do governo. “A população deve saber que aqui está todo o Estado. Foi um fato muito triste o que aconteceu hoje”, lamentou.

“Estamos rezando para encontrar mais sobreviventes”, prosseguiu a governadora, que viajou acompanhada de secretários de Estado. À população, recomendou que não trafegue em locais de enchentes e afirmou que a prevenção é o elemento principal contra os eventos climáticos adversos que atingem o Rio Grande do Sul. “No dia 14 de janeiro, o Fórum de Mudanças Climáticas vai propor algumas ações de prazo imediato”, informou. O Fórum…” 

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela assessoria de imprensa do Palácio Piratini.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. @Ildo Luiz Callegari
    Entendi a tua manifestação. A busca, muitas vezes covarde e cheia de interesses, de um de um culpado por acontecimentos trágicos como os quais citastes em nada contribui. Mas, se em alguns casos de catástrofes da natureza, não podemos responsabilizar um governante pelo fato em si, não podemos descartar a sua responsabilização pelos efeitos destes eventos. Cito somente dois exemplos para tentar me explicar.
    No caso dos acontecimentos de Angra dos Reis, a chuva é um evento da natureza, mas a ocupação desordenada do solo é de responsabilidade direta do agente público e este tem que ser responsabilizado, sim.
    No caso da queda da ponte em Agudo, a causa natural foi a mesma, a chuva. Mas se a situação estava de tal forma chamando a atenção da população local, será que não seria responsabilidade da policia rodoviária impedir a permanência de pessoas sobre a ponte, que já é perigoso em situação normal? Não sei, somente uma questão. Outro fator é a declaração da Governadora que afirmou que pediu imediatamente um laudo técnico ao DAER de todas as pontes do estado. Será que o DAER não estaria fazendo como rotina estes laudos? Haveria falha na fiscalização? A própria declaração da Governadora gera dúvidas e desconfianças.
    Mas repito, concordo com a tua manifestação. Mesmos os questionamentos ou busca de responsabilização deve estar dentro de um ambiente de discussão de política pública e não de sensacionalismo barato para vender jornais ou para benefícios políticos rasteiros.

  2. Me esqueci de 2 culpados especias por seus lados contrários , a Dilma pelo apagão e o Serra pela queda de pedaço do rodo anel e dos alagamentos em SP…é por isso que muita gente não leva a sério papo de militante!

  3. Eu acho muito ruim esse negócio de querer achar culpa de governantes em catastrofes, sinceramente meus amigos voces poderiam pensar um pouco antes, no acidente da TAM era culpa do Lula, Angra do prefeito e do Cabral, a Ponte da Yeda….em todos os governos vão acontecer coisas desse tipo e ninguém pode prever, senão a gente fica igual ao Lazie e o Alexandere Garcia ou igual a alguns que promovem eventos vazios só para tirar proveito da situação! Bom aí ….é coisa de Bom!

  4. E por falar nisto, após os deslizamentos de terra em Angra dos Reis (RS) e também no Estado de SP (nos dias 1° e 2 e 3 de janeiro), nosso glorioso presidente estava (e continuou) “descansando” em uma base Naval da Marinha em Salvador. Te fala em “estadista” o nosso presidente.

  5. Uma pergunta que não quer calar: o prefeito Schirmer é candidato a governador? Ao senado? O que ele fazia sobrevoando a área? Santa Maria, incluindo distritos atingidos pelas últimas enchentes, não teria problema a ser vistoriado pelo nosso prefeito? Qual a solução que Schirmer deu para a população do Parque Pinheiro Machado, que a cada temporal vê suas ruas e até casas alagadas?

  6. Ontem fui até a RSC 287, e o rio parece um grande lago, coqueiros só a aparecem as pontas. É muita água. E após fomos a Nova Palma e a situação lá também, é trágica, parece que passou um tornado.

  7. O que me assusta mais ainda do que a essa imensa tragédia, é ver que mais uma vez os meios de comunicação gaúchos simplesmente ocultam o fato que o governo do RS tem culpa e deverá ser responsabilizado pela queda da ponte e pelos eventuais desaparecidos.
    Se a ponte estava em risco, porque a defesa civil não interditou? Engenheiros avaliaram a estrutura antes do fato?
    Acabei de ver na TV o diretor do Daer no local (ontem depois do acontecido)
    Agora fica fácil fazer politicagem sobrevoando o local e marcado reuniões com os prefeitos para apresentar seus candidatos em 2010. As vidas que se foram não voltarão…

  8. Perguntinha básica: ao invés de algumas autoridades ficarem desfilando em cima da ponte, na terça, não poderia ter interditado antes?

  9. E os cabos de fibra ótica do Banco do Brasil da Rio Branco e da Presidente Vargas também foram juntos com a ponte. Ontem as agências não funcionaram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo