Cultura

DIVULGAÇÃO. Santa Maria Vídeo e Cinema ganha destaque no Festival de Atibaia e tem representante em mesa de debate

Luiz Alberto Cassol (à esq) mediou mesa com representantes de Bangladesh, Equador, Espanha, Argentina e México

Os representantes de Santa Maria no 5º Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual, V Encontro Ibero-Americano de Cineclubes (EIAC) e I Encontro Internacional dos Direitos do Público (EIDP) estão divulgando o Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC) e fortalecendo contatos com cineastas e cineclubistas de todo o País. Os eventos ocorrem em Atibaia (SP).

Na quarta-feira (13), o coordenador geral do SMVC, Luiz Alberto Cassol, foi o mediador da mesa de abertura oficial do I EIDP. A mesa tratou o tema “Direitos do Público: a Ótica do Público”. Participaram da mesa Golam Rbany Biplob (Bangladesh), cineasta e vice-presidente da Federação de Cineclubes de Bangladesh; Laura Godoy (Equador), coordenadora da Cinemateca Nacional do Equador; Julio Lamaña (Espanha), coordenador de Informação da Federação Catalã de Cineclubes, gestor de Comunicação da FICC – Federação Internacional de Cineclubes e coordenador do catálogo CINESUD; Cristina Marchese (Argentina), secretária para a América Latina da FICC, produtora de cinema e secretária da Federação Argentina de Cineclubes; e Gabo Rodriguez (México) – diretor da Conferência Mundial de Cineclubes, coordenador do site mundokino.net,  coordenador do catálogo CINESUD, produtor e realizador audiovisual.

Além de Cassol, estão em Atibaia o representante do Escritório Executivo do SMVC, Luciano Ribas, e Clayton Coelho, que está gravando depoimentos de profissionais da área audiovisual brasileira, entre eles o do cineasta, Rosemberg Cariry, Homenageado Nacional da próxima edição do Santa Maria Vídeo e Cinema, que é presidente do Congresso Brasileiro de Cinema.

O I Encontro Internacional dos Direitos do Público vai até sábado (16), dentro da programação do Festival de Atibaia. As mesas do Encontro prosseguem nesta quinta (14) e sexta-feiras (15), com os temas Direitos do Público – A Ótica do Estado, e Direitos do Público – A Ótica dos Juristas. O Encontro contará com a participação do secretário do Audiovisual- Ministério da Cultura, Silvio Da Rin, e do coordenador geral de Gestão Coletiva e Mediação em Direitos Autorais da Secretaria de Políticas Culturais, José Vaz de Souza Filho.

O 5º Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual, V Encontro Ibero-Americano de Cineclubes (EIAC) e I Encontro Internacional dos Direitos do Público (EIDP) estão sendo realizados pela Associação de Difusão Cultural de Atibaia / Difusão Cineclube e Prefeitura da Estância de Atibaia. Contam com o apoio da FICC – Federação Internacional de Cineclubes, do CBC – Congresso Brasileiro de Cinema, do CBDC – Centro Brasileiro da Diversidade Cultural /SP e do CNC – Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros. Patrocinam as atividades, o MinC – Ministério da Cultura, através de suas Secretarias Executiva, do Audiovisual e de Políticas Culturais.

 

Com informações da Inox Ideias, por meio da jornalista Fabiane Machado. A foto é de Clayton Coelho.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo