EconomiaEconomia Solidária

ECONOMIA SOLIDÁRIA. 130 mil visitantes em três dias de Fórum e Feira. Hoje, tudo se move para a grande Porto Alegre

O material a seguir foi produzido pela assessoria de imprensa do 1° Fórum Social Mundial e da 1ª Feira Mundial da Economia Solidária. Ele relata o que aconteceu na solenidade de encerramento dos dois eventos, no terminal de comercialização Dom Ivo Lorscheister, no início da noite de ontem. O texto e a foto são da jornalista Daiani Ferrari. Confira:

A economia solidária deu seu recado

A solidariedade, marca de dois eventos que mostram que “um outro mundo é possível”

Muito mais que um espaço de afirmação, o 1º Fórum Social e a 1ª Feira Mundial de Economia Solidária, realizados em Santa Maria, foram espaços de avanço nas discussões, de forma que os reflexos sejam vistos nos empreendimentos que tornam a prática uma realidade e também no modo como ela é desenvolvida. Foram três dias de intensos debates, oficinas, proposições e desafios que se traduziram em um público de 130 mil pessoas.

A iniciativa desse primeiro fórum e primeira feira é resultado da articulação do Projeto Esperança/Cooesperança, Fórum Brasileiro de Economia Solidária e Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), depois que a Feira de Economia Solidária do Mercosul foi cancelada em julho de 2009, devido ao risco de uma epidemia de Gripe H1N1, em Santa Maria. Foi com a parceria destas e inúmeras outras entidades, entre elas e a prefeitura da cidade, que possibilitou que se organizasse um evento em nível mundial em tão pouco tempo. Para o prefeito de Santa Maria, Cézar Schirmer, as atividades consolidaram a cidade como pólo da economia solidária no mundo e exportadora de boas práticas.

“Hoje, estamos vendo a realidade de uma economia inclusiva que é a economia solidária que estamos saudando, reafirmando, aplaudindo e dizendo que, se no passado, um outro mundo era possível, agora outro mundo está sendo construído no dia-a-dia das pessoas em Santa Maria e em diferentes faróis em todo o planeta”, salientou o prefeito.

Durante a mística de encerramento, foi estendida pelos participantes a bandeira da economia solidária, de forma que ela, a música, a dança e o canto dos atores da economia solidária fosse ecoado e chegasse aos ouvidos do mundo.

A Irmã Lourdes, grande alicerce da economia solidária em Santa Maria, junto ao saudoso Dom Ivo Lorscheiter, lembrou de todos que ajudaram na realização dos eventos internacionais, os palestrantes e painelistas que doaram seu tempo e seu conhecimento para a socialização de formas de avanço na economia solidária. “O Fórum Social de Economia Solidária veio para ficar, é uma metodologia que o mundo precisa adotar, na sua forma de organização, na sua forma de autogestão, planejamento e trabalho coletivo. O FSM tem um processo autogestionário, participativo e transformador na construção deste outro mundo possível e dessa outra economia já acontece, junto com a economia solidária”, destacou a Irmã, que no final da cerimônia chamou a todos para uma corrente.

Durante o encerramento, foram divulgados os números do 1º Fórum Social e 1ª Feira Mundial de Economia Solidária, que também fazem parte das comemorações dos dez anos do Fórum Social Mundial, que na segunda-feira segue em Porto Alegre e região Metropolitana. Conforme dados da Brigada Militar, passaram pelo Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, entre os dias 22 e 24 de janeiro, 130 mil pessoas. Também foi apurada a presença de mais de 700 empreendimentos de expositores, visitantes dos cinco continentes, 30 países, os 27 estados brasileiros e mais de 400 municípios representados.

O 1º Fórum Social e a 1ª Feira Mundial de Economia Solidária têm promoção da Diocese de Santa Maria, através do Projeto Esperança/Cooesperança, prefeitura de Santa Maria, Banco da Esperança, Cáritas Brasileira, FBES, IMS, SENAES/MTE, SAEMA e Redes Intercontinentais de Economia Solidária. O patrocínio é do BNDES, Assembléia Legislativa, SEBRAE, SICREDI, IMS, UBEE-NNBC, MDA, SENAES/MTE e Governo Federal. Também estiveram presentes na cerimônia de encerramento o coordenador da equipe da prefeitura, secretário de Integração Regional Jorge Pozzobon e Paulo Ferreira, do PT Nacional, que articulou junto ao SEBRAE para que a entidade destinasse recursos para as atividades.

Comemoração dos dez anos do FSM segue com atividades em Porto Alegre
Na manhã de segunda-feira, depois de encerradas as atividades referentes ao 1º Fórum Social e 1ª Feira Mundial de Economia Solidária, diversas pessoas partirão em direção a Porto Alegre e região metropolitana, onde seguem as comemorações dos dez anos do Fórum Social Mundial. As atividades em Santa Maria foram o pontapé inicial das comemorações. Segundo a Irmã Lourdes Dill, coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança, quinze ônibus sairão de Santa Maria, sendo quatro exclusivamente de representantes santa-marienses. A partir das 8h, a concentração será em frente à Catedral Diocesana, para posterior partida em direção à capital.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. A incasavel irmã Lurdes, mais uma vez demostrou sua competencia e capacidade para organizar e mobilizar os militantes do cooperativismo solidario. Mostrando para aqueles que zombaram de sua força e impediram por meios excusos e obscuros a realização do FEICOOP em 2009 que da batalha perdida surgia uma nova perpectiva para o movimento, que culminou na realização exitosa desta 1ª Feira Mundial do Cooperativismo Solidário em nossa cidade.
    E para aqueles que por trás dos bastidores conspiravam contra a realização da FEICOOP no ano passado e até mesmo contra este evento mundial, restou “enfiar o rabinho entre as pernas” e mudar o discurso para não perderem prestigio.
    Se bem que o discurso, mesmo sendo favoravel ao cooperativismo solidario, ainda carrega mentiras e manipulações politicas.
    Nos discursos e entrevistas realizadas por alguns politicos durante o evento era evidente a demagogia, mentiras e conteudo vazio e repetitivo.
    Mas, diante de tudo isso e frente ao sucesso do evento, estão de parabens todos que participaram ATIVAMENTE de coração e alma para relização do evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo