AgronegócioEconomiaNegócios

SUPERSAFRA. Mais de 141 milhões de toneladas. Em princípio, comida não faltará

Safra de grãos: recuperação no Rio Grande ajudou o desempenho nacional

Havia uma grande preocupação, e aqui mesmo se registrou o fato, em relação a uma possível redução (na casa dos 5%, chegou-se a afirmar, em algum momento) da safra agrícola brasileira. E fazia sentido. Afinal, menos produção significariam, ao mesmo tempo, exportação menor e consumo interno idem. Tudo nefasto, para os interesses nacionais.

Por uma conjugação de fatores, inclusive climáticos, no final das contas, a situação mudou. E muito. E para melhor. Para saber mais, acompanhe reportagem publicada na versão online d’O Estado de São Paulo. A seguir:

Safra 2010 pode ser a segunda maior da história, aponta Conab

… A safra brasileira de grãos 2009/10 deve alcançar 141,35 milhões de toneladas, o que pode representar o segundo melhor resultado de todos os tempos no País. Isso é o que mostra o quarto levantamento de safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), anunciado nesta quinta-feira, 7. O desempenho é 4,6% superior, ou 6,21 milhões t a mais, do que as 135,13 milhões t da temporada anterior. A maior colheita registrada até agora é de 144,1 milhões t, em 2007/08. Já em relação ao levantamento da Conab do mês anterior (140,60 milhões t), o crescimento é de 0,53%.

De acordo com os técnicos da Conab, a estimativa favorável pode ser atribuída às boas condições climáticas ocorridas durante o desenvolvimento dos grãos (algodão, arroz, feijão primeira safra, milho primeira safra e soja), nos meses de outubro a dezembro. Segundo a Conab, o plantio está praticamente concluído.

O aumento da produção é decorrência, principalmente, da recuperação das lavouras de milho primeira safra e da soja. Os técnicos explicam que essas culturas sofreram com a estiagem na safra passada, em particular nos Estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul…”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo