Eleições 2010Pesquisa

NOVA PESQUISA. Cai vantagem de Serra sobre Dilma, no Ibope. Mas é bom prestar atenção

O jornalista Ricardo Noblat escreveu esclarecedor texto (confira, lá embaixo, a sugestão de leitura) acerca da interpretação de pesquisas eleitorais feitas por institutos diferentes em épocas idem. Nunca é demais lembrar que os dados não necessariamente podem ser misturados. Pode dar cacaca na hora da avaliação. E o avaliador se estrepa.

Mas um dado é aparentemente indesmentível. Levantamento feito pelo Ibope, sob encomenda da Asssociação Comercial de São Paulo, e divulgado quase clandestinamente, no final da noite de uma quarta-feira de cinzas, mostra redução da diferença (ainda razoável, se o pleito fosse daqui a pouquinho, e não em sete meses) entre os protagonistas, a petista Dilma Rousseff e o tucano José Serra ^- com este se mantendo à frente.

Mas também traz outros números bastante interessantes, se ninguém errar a mão das comparações. Para saber mais, confira a reportagem publicada na página “Brasil”, do portal Terra. A seguir:

Dilma diminui vantagem de Serra nas intenções de voto

A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, possível candidata do PT às eleições presidenciais de outubro, diminuiu a vantagem do governador paulista José Serra, do PSDB, conforme revelou nessa quarta-feira uma pesquisa de intenções de voto. O Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), em uma pesquisa encomendada pela Associação Comercial de São Paulo, indicou que Dilma passou de 17% a 25%, enquanto Serra caiu de 38% para 36%. A variação deixa o governador “tecnicamente estável” segundo a margem de erro.

Na terceira posição apareceu o deputado cearense Ciro Gomes, do PSB, com 11% das intenções, seguido da senadora e ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, do PV, com 8%. Ciro Gomes perdeu dois pontos percentuais, enquanto Marina Silva aumentou dois pontos em relação à pesquisa anterior realizada em dezembro. Pela margem de erro, de dois pontos percentuais da enquete, Ciro Gomes e Marina Silva ficaram na mesma posição….”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira também o COMENTÁRIO “Dilma cresce, Serra é duro na queda”, do jornalista Ricardo Noblat, das Organizações Globo.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo