EducaçãoPrefeitura

CONFRONTO? Volta às aulas na rede municipal. Docentes falam em turno reduzido. Prefeitura em normalidade

A secretária (C), com sua equipe, pretende visitar escolas neste primeiro dia letivo

Daqui a poucos minutos, mais de 20 mil alunos da rede municipal de ensino estarão se deslocando para suas escolas. Mas há pelo menos uma dúvida importante. De um lado, os professores, segundo REPORTAGEM publicada na versão online do Diário de Santa Maria (e que, imagino, possa estar também na impressa) na noite de ontem, farão turno reduzido – e os estudantes voltam pra casa na hora do recreio. Tudo porque há necessidades nas escolas, insatisfeitas pela prefeitura. O movimento de mobilização deve seguir até amanhã.

De outro lado, a prefeitura, por seu sítio oficial, dá conta de uma situação de normalidade. Mais que isso, fala em uma nova gestão na educação de Santa Maria e até informa da visita da secretária interina, Anny Desconzi, a vários estabelecimentos durante o dia.

E daí, o que acontecerá? Nããão sei. Exceto que essa situação, definitivamente, não é boa para a educação. Ah, para ver a versão da Prefeitura, acompanhe o texto produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social. A foto é de João Vilnei. A seguir:

Início do ano letivo assegurado nas escolas da rede municipal

O início do ano letivo nas escolas da rede municipal, previsto para ocorrer nessa quinta (4), marca bem mais que o reinício das atividades escolares para mais de 22 mil alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Neste ano, a volta às aulas nas mais de 80 escolas do município é acompanhada da perspectiva de uma nova gestão na educação de Santa Maria, visando otimizar os quadros existentes. A secretária da Educação, Anny Desconzi, destaca que as secretarias de Educação e de Gestão e Modernização Administrativa, dentre outras medidas, está realizando um levantamento daqueles professores e servidores que estão em laudo médico ou que, por outro motivo, estejam fora das salas de aula e/ou da secretaria de Educação para que sejam remanejados para atender ao sujeito primeiro da educação que é o aluno. “A prioridade será o atendimento aos alunos”, afirma a secretária, revelando sua determinação de atender o aluno e priorizar a educação.
Anny Desconzi garante que a rede municipal de ensino possui condições de iniciar o ano letivo nessa quinta. A secretaria de Educação projeta que do total de professores nomeados ainda tenham para se apresentar cerca de 37%. Uma das questões que preocupa professores e diretores – a falta de agentes administrativos – está sendo priorizada e enfrentada pela prefeitura. Para isso, a secretária revela que a sua equipe de trabalho está se valendo do Plano de Lotação de Pessoal – com a relação de transferências, falta de professores, licenças, entre outros – para poder otimizar o quadro de cada escola e assim fazer os ajustes necessários para o início das aulas na rede municipal. “Estamos fazendo ajustes para que o aprendizado de nossos alunos seja garantido e preservado”. Anny salienta que as adequações não serão apenas para o início do ano letivo, mas haverá acompanhamento e estudos permanentes junto às escolas para atender a demanda exigida pela comunidade escolar…”

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas pela Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. acho que estamos esquecendo que a situação esta muito ruim. Lembro os vereadores da então oposição e o candidato Schirmer afirmando que era uma falta de respeito com os educadores o que os governantes faziam, e que no seu governo isso não iria acontecer jamais. Realmente não aconteceu daquele jeito. No seu governo, Sr. Schirmer, a situação está muiiiiiiiito pior. Lembra que o Sr. Deputado Federal Schirmer foi relator do Piso Nacional da Educação???????? Lembra da sua entrevista para o informativo do SINPROSM onde afirmava a implantação do mesmo imediatamente após a sua posse, e que não entendia o porque do Valdeci não ter implantado ainda???????? Lembra que criticou a falta de pessoal nas escolas, e que para Educação e Saúde haveria um investimento forte???? Lembra que não haveria mais manifestações do SINPROSM pois o dialogo seria uma prática no seu Governo??????
    Tenho duas hipóteses: se o Sschirmer não lembra é porque a memória dele é mal feita, e se lembra a mentira também é mal feita. Nas duas situações o que falta é vergonha para lembra um passado, nem tão distante, e saber que num futuro próximo terá que achar desculpas por não ter realizado isso bem feito.
    É, a pior coisa para os políticos é ter amanhecer todos os dias com a certeza de que novas verdades surgirão.

  2. Sou filho de professora e vejo a desorganização deste governo a frente da secretaria de educação, a falta de respeito com as classe e a sacanagem cometidas com funcionários que estão lá a pelo menos 30 anos.
    Minha mãe é professora e tenho orgulho disso mas fazer dela de elástico e usá-la como se fosse tampão é muita sacanagem, não vejo nada de concreto nesse governo pra atender e melhor as condições para esta classe e muito menos para os alunos já que o própio tubias na época de eleição fazia campanha dentro de escola e hoje nem sequer aparece.
    Cadê sua articulação!
    Sua criatividade!
    Não tem nada! Apenas mentiras e muita promessa!

  3. Fico com a manifestação da Prefeitura Municipal. O ano letivo iniciará na mais absoluta “NORMALIDADE”. Só que nesta “NORMALIDADE” está incluída, manifestação de professores, planejamentos de pessoal que são feitos somente após o inicio das aulas, deve existir também alguma reforma em prédios que não foram realizadas no período de férias e iniciarão agora, algumas questões mal resolvidas de transporte escolar…. Enfim, estas coisinhas “NORMAIS” que assistimos ano após ano!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo