AssembleiaCâmara de VereadoresMulher

MULHER (2). Em Santa Maria, elas são 20% dos edis. Já na Assembléia Legislativa gaúcha, não chegam a 10%

Este momento preciso é aquele em que as agremiações partidárias avançam na formação de suas nominatas de candidatos à Assembléia Legislativa e à Câmara dos Deputados. A maior das dificuldades, e isso é um fenômeno histórico desde que se estabeleceu a cota feminina (20% dos concorrentes obrigatoriamente são mulheres), é exatamente encontrar candidatas. É um processo longo, não há dúvida. E que em algum momento alcançará sucesso.

Hoje, porém, é assim. Aliás, esse esforço dos partidos nem sempre se traduz também nas urnas. Santa Maria, aliás, é privilegiada. A sociedade levou para o parlamento mulheres que compõem 20% do total de 14 parlamentares comunais. Têm assento no parlamento comunal Sandra Rebelato (PP), Maria de Lourdes Castro (PMDB) e Helen Cabral (PT). Elas ombreiam com os 11 representantes do sexo oposto.

Em Santa Maria, são mais de 20%. Mas na Assembléia, as cinco deputadas somam menos de 10%

Já na Assembléia Legislativa gaúcha o cenário é diferente. Não obstante a qualidade política individual das cinco deputados, o fato é que, lá, não chegam a 10% do total de 55 parlamentares. E é exatamente essa questão a avaliada em reportagem distribuída pela Agência de Notícias do parlamento. O trabalho é assinado por Claudia Paulitsch, Neiva Borges e Andrei Fialho, com colaboração das assessorias de imprensa dos gabinetes. O texto final é de Sheyla Scardoelli. Confira:

Presença da mulher na política gaúcha ainda é tímida

A história da representação feminina na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul teve início em 1951, com a eleição de Suely de Oliveira. Seis décadas depois, para assinalar o Dia Internacional da Mulher, as cinco deputadas do Parlamento estadual – Leila Fetter (PP), Marisa Formolo (PT), Silvana Covatti (PP), Stela Farias (PT) e Zilá Breitenbach (PSDB) – analisam a situação feminina na política gaúcha.

O fato de ser mulher influencia a atuação das parlamentares. “Trabalho para que as mulheres sejam inseridas em um processo de desenvolvimento que lhes dê condições de sobrevivência, sem políticas assistencialistas”, declara Leila. A deputada lançou uma cartilha informativa sobre os malefícios das drogas, e considera que a mulher é fundamental no combate ao problema. “As mães, muitas vezes sem informação, só se dão conta de que os filhos estão envolvidos com drogas quando é tarde demais”, lamenta Leila, ela mesma mãe de quatro filhos e avó de dois netos.

Silvana afirma que não foca seu trabalho exclusivamente nas questões de gênero, mas admite as diferenças. “É inegável que nós temos uma sensibilidade diferente dos homens. Além de deputada, sou mãe, e procuro dar exemplo para meus filhos também com o meu trabalho. Encaro o meu mandato com o mesmo cuidado que tenho com minha casa. Essa dedicação é própria da mulher, e por isso é preciso incentivar cada vez mais as lideranças femininas a buscarem seus lugares não só para cargos legislativos, como para…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Agência de Notícias da Assembléia Legislativa.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Omengem
    Esta mensagem é especial para as mulheres especiais. Se você recebeu esta mensagem e não é mulher, aproveite e repasse ela a todas as mulheres que você tem contato.
    Mulher…
    Que traz beleza e luz aos dias mais difíceis
    Que divide sua alma em duas
    Para carregar tamanha sensibilidade e força
    Que ganha o mundo com sua coragem
    Que traz paixão no olhar
    Mulher,
    Que luta pelos seus ideais,
    Que dá a vida pela sua família
    Mulher
    Que ama incondicionalmente
    Que se arruma, se perfuma
    Que vence o cansaço
    Mulher,
    Que chora e que ri
    Mulher que sonha…
    Tantas Mulheres, belezas únicas, vivas,
    Cheias de mistérios e encanto!
    Mulheres que deveriam ser lembradas,
    amadas, admiradas todos os dias…
    Para você, Mulher tão especial…
    Feliz Dia Internacional da Mulher!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo