Meio AmbientePrefeituraSanta Maria

NÃO CUSTA LEMBRAR. Para onde vai o lucro da Corsan? Para onde NÃO vai, já se sabe

Confira a seguir trecho de nota que publiquei na madrugada de 10 de março de 2009, uma terça-feira:

O maior da história. Yeda anuncia superlucro da Corsan: R$ 212 milhões. Mas em Santa Maria…

É verdade que o sequestro, que demorou cerca de três horas, do presidente da Corsan, Mário Freitas, no final da tarde desta segunda-feira, acabou nublando um pouco o anúncio feito na parte da manhã. Mas isso seria só no fim do dia. Antes, o brilho todo foi para a solenidade acontecida no Palácio Piratini.

No Palácio do Governo, a governadora Yeda Crusius, em solenidade repleta de convidados, anunciou o excelente resultado financeiro da Companhia Rio-grandense de Saneamento, que teve lucro de R$ 211,9 milhões no ano passado. Ela estava acompanhada do secretário Marco Alba (Habitação, Saneamento e desenvolvimento Urbano) e do presidente da empresa.

 Está tudo muito bom, do ponto de vista da Corsan. Que, e isso ainda não foi desmentido, tem em Santa Maria a sua maior operação no Estado. E é daqui que sai boa parte desse superlucro, quatro vezes maior que o resultado alcançado em 2007. Mas por que, então, há tantas queixas em relação ao desempenho da Companhia na boca do monte, em que não passa um único dia sem que as emissoras de rádio relatem casos de falta de água? Hein...

PARA LER A ÍNTEGRA, inclusive da reportagem que originou a nota, CLIQUE AQUI           

PASSADO EXATAMENTE UM ANO da publicação da nota acima, lembro de ter escrito (e elogiado) que o prefeito Cezar Schirmer “roncou grosso” com a Corsan. Pena que isso não fez com que parte, ínfima que fosse, do lucro da Companhia fosse aplicado por aquii.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. pena que a CORSAN tenha sido usada para moeda de troca dos famosos FRENTÃO, e tem se colocado cada TOPEIRA, lembram que tinha gente que trocava de partido conforme o governo SÓ para continuar comandando a empresa, hoje o que se vê é a VONTADE do governo em privatizar os serviços, e o pior é que quem comanda também não faz NADA para que mude esta história, Santa Maria no mínimo é a que mais contribuiu para que a empresa tivesse este mísero lucro, e o que a cidade ganhou, o governo federal mandou dinheiro do PAC para melhorias na infra-estrutura e inclusive Saneamento Básico perguntinha o que a companhia esta dando de contra-partida? será que é só cobrar o esgoto e termos a falta de água nos dias em que mais precisamos? CUIDADO o que ELES querem é privatizar .

  2. Claudemir
    Uma coisa é certa: A gestão de PSDB e PMDB estão levando a Corsan ao caos. Há dificuldade de renovação de contrato com as prefeituras em vários municípios, devido a precariedade do serviço. Por outro lado, os gestores e governantes anunciam lucros estrondosos na Companhia. Para onde vai o lucro? Para a safrinha dos pequenos agrigultores, para pagar imposto de renda (sim, pois se o lucro não é reinvestido, o leão quer a sua parte), para dar sustentação à imagem política do governo de bom gestor da coisa pública, para atrair a iniciativa privada a investir na Corsan e, assim se apoderar da água do povo gaúcho, para dar palanque ao Marco Alba, Berfran Rosado e outros. Enquanto que para o usuário sobra o que todos estão vendo. Para os funcionários, falta de peças básicas para o trabalho. Mas, que não venham Schirmer e os seus tripudiarem sobre a Corsan, pois ELES SÃO OS CAUSADORES DE TUDO ISTO. Afinal, eles são o governo do estado e gestores da Corsan. Pergunta ao chefe da Unidade de Santa Maria quem colocou ele lá, vê se não foi o PMDB de Santa Maria. Então que não venham dizer que nada tem a ver com isto e apenas cobrar resultado para ficar do lado do povo. Um pouco de coerência, por favor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo