Câmara de VereadoresSanta MariaTragédia

CIDADE. Audiência pública na Câmara debate a Lei Kiss Municipal. Relatório vai conter todas as sugestões

Uma promessa extraída da audiência pública desta segunda: relatório da comissão pretende contemplar todas as sugestões feitas
Uma promessa extraída da audiência pública desta segunda: relatório da comissão pretende contemplar todas as sugestões feitas

Por FABRÍCIO VARGAS (texto e foto), da Assessoria de Imprensa do Parlamentar

Na tarde desta segunda-feira, aconteceu a Audiência Pública para tratar sobre o Projeto de Lei Complementar (PLC)8290/2015 que recepciona a Lei Estadual 14.376, conhecida como Lei Kiss, no município de Santa Maria. O encontro serviu para ouvir a comunidade sobre o projeto que deve ser votado em breve na Câmara de Vereadores.

A comissão especial que estuda o projeto apresentou um texto substitutive (CONFIRA A ÍNTEGRA, NO LINQUE ABAIXO DESTA NOTA) ao PLC enviado pelo executivo em setembro de 2015. O vereador Luciano Guerra (PT), presidente da comissão, ressaltou a importância do projeto para a cidade.

“Nossa cidade que foi conhecida no mundo todo pela tragédia, tem que ser agora conhecida como a cidade que tem leis de prevenção e que as cumpre com eficiência”, disse.

Um dos pontos do projeto é a revogação das leis anteriores que tratamn sobre prevenção de incêndios no município, em especial a 3301/1991, vigente até então.

Após a apresentação do projeto, os participantes puderam opinar sobre a construção da lei, todas as manifestações devem compor o relatório final e podem ser incluídas como emendas ao texto se aprovadas pela comissão.

Lei Kiss

A Lei 14.376, conhecida como Lei Kiss, foi regulamentada no estado em setembro de 2014 e estabelece normas de segurança, prevenção e proteção contra incêndios no Rio Grande do Sul. Na lei encontra-se um dispositivo que orienta os municípios adequarem essa legislação para uniformidade das normas técnicas, prazos de adequação das edificações existentes e áreas de risco de incêndio.

A Lei Kiss também descreve as penalidades e infrações que podem ser aplicadas com o descumprimento dessas diretrizes. Atualmente, as duas legislações – municipal e estadual – se confrontam e para isso dificulta o trabalho de profissionais como o Corpo de Bombeiros, por exemplo.

A comissão da Câmara é formada pelos vereadores Luciano Guerra (presidente), João Ricardo Vargas (vice-presidente) e Cezar Gehm (relator).

CLIQUE AQUI E CONFIRA A MINUTA DA LEI KISS MUNICIPAL

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo