AssembleiaEleições 2010Partidos

ANÚNCIO, HOJE (3). Ok, Pozzobom vai à Assembléia. Quem perde com a decisão do tucano

Na nota imediatamente anterior, logo abaixo, você conheceu a análise do repórter, acerca de quem mais ganha com a decisão – a ser anunciada oficialmente à tardinha, hoje – de Jorge Pozzobom, do PSDB. Que, como já se sabe, será candidato à Assembléia Legislativa, e não mais à Câmara dos Deputados.

Tubias: peemedebista obrigado a buscar mais votos fora de Santa Maria (foto de João Vilnei)

Agora é o momento de ver o outro lado. Afinal, em política também é assim. Se há quem se vitória, existemos que perdem. Confira, então:

OS QUE PERDEM:

1) Tubias Calil: a formatação idealizada antes de outubro de 2008 era perfeita para o peemedebista. Pozzobom a federal e ele a estadual, o eleitorado comum (que, diz-se, não é pequeno) seria integralmente atendido, mesmo que sejam de partidos diferentes. Agora, na melhor das hipóteses, haverá uma divisão. De que tamanho? Difícil prever. Mas o fato é que ambos viraram concorrentes de um mesmo eleitorado em Santa Maria. O que torna o peemedebista (e isso é consenso entre os analistas) o maior prejudicado com o novo rumo do tucano. Tanto que terá que ampliar bastante, do ponto de vista geográfico, a sua campanha (o que tem um custo, inclusive financeiro, bem maior) para compensar a perda  inevitável na boca do monte.

Dificilmente, pelo perfil do eleitor, Tubias conseguirá equilibrar as coisas buscando votos nos que apoiariam José Farret. Estes se dividirão, muiot provavelmente, entre a substituta do PP, Sandra Rebelato (em sua maior parte, embora não se possa dizer quanto) e o candidato do PT,o ex-prefeito Valdeci Oliveira (em percentual interessante, embora menor do que o de Sandra).

2) Todos os demais candidatos de Santa Maria, exceto Valdeci e Sandra: há uma idéia consolidada segundo a qual Valdeci Oliveira seja o mais votado entre todos os concorrentes à Assembléia, por Santa Maria. E seu eleitor, definitivamente, não é o mesmo de Jorge Pozzobom. Logo, não perde. Quanto a Sandra Rebelato, embora deseje se eleger, obviamente, a expectativa é bem menor. Logo, se trouxer uma porção importante do eleitorado de Farret, e ainda abocanhar alguns votos entre os que votariam em Tubias Calil e o próprio Pozzobom, fará uma votação digna. E cumprido sua missão, colocada no jogo quase na hora dele começar.

Já os outros concorrentes, de partidos menores, e pretensões idem, nada ganham, muito pelo contrário, com a entrada de outro “grandão” na disputa. Assim, mesmo que se admita que Sandra Feltrin (PSOL) tenha um eleitorado mais ideológico (algo que se pode discutir, afinal de contas) e Laurindo Lorenzi (DEM) queira ser o representante dos defensores do meio ambiente (entre outras bandeiras) também eles perderão com Pozzobom disputando vaga à Assembléia. Os demais se ressentirão de qualquer jeito. Ainda que todos busquem obter dividendos na seara de José Farret, com destaque (pelo estilo) para Ovídio Mayer (PTB).

É isso. Goste-se ou não da análise, que é deste (nem sempre) humilde repórter .

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. concordo com vc claudemir,só acho que para SANDRA FELTRIN do PSOL e valdeci do PT ,a entrada do pozzobom para a disputa não fará muita diferença pois disputam eleitorado distinto.

  2. Não é da índole desse prefeito cumprir acordos e promessas de campanha.Só se surpreende quem não o conhece bem.Ao final de seu governo a população terá as condições de avalia-li melhor…prepotencia e autoritarismo são os seus fortes.

  3. ora tiane acordo que acordo, se deram mais importância ao cavalo do comissário(tubias) em detrimento ao Dr. farret e pozzobom, aliás o farret que se sentiu acuado com tamanha falta de respeito pela sua tragetória política na cidade o que você me diz do problema na saúde que em entrevista não estava lá o Secretário de saúde e sim o prefeito. isto é cumprir acordo? e o pozzobom que simplismente ganhou uma secretaria que o orçamento apenas pagava seu salário!
    ACORDO É PARA SER CUMPRIDO PELOS DOIS LADOS
    Um abraço

  4. …Realmente um impasse, ou, a quem preferir, uma luta de gigantes. Cabe a cada eleitor perceber a seriedade e o comprometimento que estão por trás disso tudo. Começando pelos acordos não cumpridos… Mas enfim, sempre é tempo de perceber…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo