LUNETA ELETRÔNICA. Prefeitura x CPERS x cratera; greve bancária?; placas padronizadas nos logradouros
Por MAIQUEL ROSAURO (com foto de Divulgação), da Equipe do Site

* Fique atento se você estiver caminhando pela Rua Barão do Triunfo, entre as ruas Venâncio Aires e Silva Jardim. Uma cratera se abriu na calçada em frente à sede do 2º Núcleo do CPERS/Sindicato, nº 760.
* O buraco existe há tempos, mas as chuvas da última semana aumentaram o problema.
* “Há um ano, protocolamos um pedido junto à Secretaria de Infraestrutura para providências sobre o buraco na galeria fluvial que está destruindo nossa calçada e até agora nada”, argumenta o diretor do 2º Núcleo, Rafael Torres.
* Por outro lado, a Prefeitura afirma que, conforme previsto pelo Código de Posturas do Município, a responsabilidade é do próprio CPERS, proprietário do imóvel.
* Em nota enviada ao site, o Executivo explicou que já foram realizadas duas vistorias no local e, em ambas não foi identificada, pela equipe de manutenção, rede pluvial ou sistema particular de drenagem entre o prédio e o centro da Rua Barão do Triunfo.
* Uma nova greve nacional dos bancários se avizinha. A categoria está em Campanha Salarial desde o dia 12 de julho e esperava uma proposta de reajuste da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) nessa quarta-feira (1º).
* Mas não foi o que aconteceu. Em rodada de negociação realizada em São Paulo, entre Fenaban e Comando Nacional dos Bancários, os patrões informaram que uma proposta global, inclusive com índice de reajuste, será apresentada na próxima rodada de negociação marcada para a terça-feira (7).
* O anúncio não agradou a categoria, que agora planeja assembleias em todo o Brasil, na quarta (8), para deliberar sobre a futura proposta dos banqueiros.
* Oficialmente, ainda não se fala em greve. Mas na base, os bancários já se preparam para a paralisação. Para saber mais, clique AQUI.
* Ocorre nesta quinta-feira (2), às 15h, na Câmara de Vereadores de Santa Maria, a primeira sessão plenária pós-recesso de inverno.
* Dois projetos de Lei estarão em segunda discussão e votação. Um é a proposta da vereadora Celita da Silva (PT), que institui o Programa de Coleta Seletiva de Lixo Eletrônico e Tecnológico, destaque de ontem da Luneta (AQUI).
* Outro é o Projeto de Lei 8703/2018, da vereadora Luci Duartes – Tia da Moto (PDT), que dispõe sobre a padronização das placas indicativas de nomes de logradouros públicos.
* Pela proposta, as placas indicativas com as denominações oficialmente cadastradas obedecerão a vários. Entre eles, o endereçamento das ruas de acordo com os nomes oficiais instituídos por Lei e cadastrados no Município.
* E também: Numeração; Bairro; Código de Endereçamento Postal (CEP); e espaço para informações turísticas, comunitárias e de interesse público.
* Para conferir na íntegra o projeto da Tia da Moto, clique AQUI.
Projeto das placas deveria prever a substituição das placas conforme a necessidade/possibilidade. Trocar placas não sai de graça.