Eleições 2010EstadoPartidos

COM YEDA? Em meio ao forrobodó local, PP faz encontro regional em Santa Maria

Em meio ao bafafá interno e, pelo menos até o momento em que escrevo esta nota, sem um nome para substituir José Farret como candidato da sigla, por Santa Maria, à Assembléia Legislativa, o Partido Progressista realiza, no finalzinho da tarde/início da noite, na Câmara de Vereadores, um encontro regional com a presença dos maiores nomes do PP no Estado – inclusive o presidente, Pedro Bortoluzzi, e Otomar Vivian, provável candidato a vice-governador, qualquer que seja a aliança a qual os pepistas venham a integrar.

O encontro de hoje, como também os já realizados em Venâncio Aires, Três de Maio, Palmeira das Missões e Caxias do Sul, e os que ainda acontecem em Pelotas (amanhã) e Erechim (na próxima sexta), serve para que os militantes do PP sejam ouvidos acerca da estratégia para o pleito de outubro.

Segundo ouvi ontem de Bortolucci, em entrevista concedida ao colega Valmir Lima, na rádio Guarathan, foi possível deduzir que há pelo menos duas hipóteses mais fortes: uma, a aliança com o PSDB, apoiando a atual governadora, Yeda Crusius; outra, juntar-se ao PSB, apoiando o nome de Beto Albuquerque ao Palácio Piratini. Há diferenças, no entanto, entre as opções disponíveis. Enquanto os tucanos relutam em propor aliança também no pleito proporcional (Câmara e Assembléia), os socialistas se dispõem a ceder espaço em todas as possibilidades.

São essas as questões em debate nos encontros regionais do PP, inclusive neste, de Santa Maria, ao qual devem comparecer representantes de pelo menos 30 municípios. E a discussão de hoje permitirá chegar a uma decisão mais consolidada – a ser tomada na Pré-Convenção Estadual marcada para o dia 24 deste mês, no Auditório Dante Barone, na Assembléia Legislativa. Nesse encontro, a idéia é realizar uma grande mobilização, reunindo, afora integrantes do Diretório Estadual e deputados estaduais e federais, também prefeitos, vices, vereadores, movimentos internos, representantes das coordenadorias e filiados em geral.

OPINIÃO CLAUDEMIRIANA: pelo que foi possível apurar entre os militantes com os quais fiz contato, a tendência de Santa Maria (e, provavelmente, da região) é chancelar acordo com o PSDB de Yeda Crusius, independentemente de coligação no pleito proporcional. E que o objetivo declarado de todos é dar chance efetiva de eleição para a candidata do PP ao senado, a jornalista Ana Amélia Lemos.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo