Cultura

CULTURA. Santa Maria é sede de oficina do “Cine Mais Cultura”

A partir de hoje, com aulas teóricas à tarde e projeção de filmes à noite, acontece no Hotel Itaimbé, a oficina “Cine Mais Cultura”. Os ministrantes são todos santa-marienses e o evento, da qual participam 44 pessoas, todas de cidades com menos de 20 mil habitantes, vai até sexta-feira.

Mais detalhes dessa ação do Ministério da Cultura, você encontra no texto a seguir, distribuído pela organização:

“Oficina do Cine Mais é realizada em Santa Maria

Cine Mais Cultura é uma das ações do Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura do Brasil. É uma ação de ampliação do acesso aos bens, serviços e a diversidade cultural na tentativa de minimizar a exclusão cultural.

As oficinas do Cine Mais são encontros de capacitação cineclubista atendendo prioritariamente periferias de grandes centros urbanos ou municípios através de editais e parcerias diretas.  A iniciativa, após a oficina de capacitação,  disponibiliza equipamento audiovisual de projeção digital e obras brasileiras do catálogo da Programadora Brasil.

O objetivo é principalmente formar espaços não comerciais de exibição audiovisual para a formação e ampliação de platéia para o cinema nacional.

As oficinas ocorrem em todos os estados do país e no Rio Grande do Sul acontece em Santa Maria, ministrada pelos cineclubistas Luiz Alberto Cassol, diretor de cinema e coordenador geral do Festival de Santa Maria, Gilvan Dockhorn,  Professor da UFSM e  Paulo Teixeira, Comunicador Social.  Rodrigo Tranquilo, músico e cineclubista, participa no apoio à produção e organização da oficina. A produção geral é de Juliane Fossatti, coordenadora de produção do festival de Cinema de Santa Maria e Relações Públicas.

Os três ministrantes, juntamente com 44  representantes de cidades gaúchas com população inferior a 20.000 pessoas, estarão por uma semana reunidos para a capacitação.

A realização nacional das oficinas é da Sociedade Amigos da Cinemateca, SAV – Secretaria do Audiovisual, Secretaria de Articulação Institucional, Mais Cultura do Ministério da Cultural do Governo Federal.

O projeto tem como parceiros nacionais o CNC – Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros, CTAV – Centro Técnico Audiovisual e Cinemateca Brasileira.

O apoio em Santa Maria é da CESMA – Cineclube Lanterninha Aurélio, Festival Santa Maria Vídeo e Cinema e TV OVO.”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo