Câmara de VereadoresPrefeitura

É FATO (2). Mexidas e nomes em discussão provam que reforma administrativa de Schirmer já era

O prefeito Cezar Schirmer, por seu jeito de ser – o que não é necessariamente um defeito – ainda que afirme ouvir todo mundo, na prática decide quase sozinho. O quase vai por conta de um grupo muito reduzido, que filtra o que pode não agradar ao chefe. E que acabam fazendo com que ele pense que está tudo às mil maravilhas. Não está. Mas aí ele é que tem que saber, e resolver.

Um fato da semana passada: talvez o documento entregue ao PP informando da intenção de contar com o partido e pedindo a liberação do vereador Sérgio Cechin para compor o secretariado tenha sido o primeiro gesto efetivo de negociação com os partidos aliados. Tudo o que foi feito antes saiu da cabeça de Schirmer. E de mais ninguém. Conversava com pessoas, não com as siglas.

Agora, por que a reforma administrativa proposta há um ano (leia nota anterior, imediatamente abaixo) já era? Nem vou ficar argumentando. Apenas presta atenção nos tópicos abaixo (alguns deles já publicados na coluna OBSERVATÓRIO, no jornal A Razão de sábado). Aí, você pensa o que quiser. Atenção, tudo o que lerá são fatos. Goste-se ou não deles. Acompanhe:

1) A colega Jaqueline Silveira, informou sábado, na coluna APARTE, no Diário de Santa Maria: “…o Gabinete do prefeito será dividido em dois órgãos com status de pastas: chefia de Gabinete e Secretaria de Relações de Governo e Comunicação. E tem mais: o chefe de Gabinete não será mais Giovani Mânica, mas, sim, Beatriz Barros, hoje secretária adjunta das Finanças. Mânica comandará a Secretaria de Governo, que irá incorporar a pasta de Integração Regional, que era de Jorge Pozzobom (PSDB). Beatriz e Mânica já têm afinidade, uma vez que trabalharam juntos na Câmara de Vereadores…”

2) Na noite de sábado, um comentário aposto à NOTA ESQUINA DEMOCRÁTICA. E aí? Você acha que implodiu a reforma administrativa de Schirmer? Sim? Não? VOCÊ OPINA!“, chamou a atenção. È da leitora Rose Pereira (que não é parente do editor). Ela, em determinado instante, lembra: “…Fizeram constar em lei a criação de duas Fundações e sobre elas não se houve mais falar.”

3) A secretaria extraordinária do PAC, de reconhecida (intramuros, porque publicamente ninguém fala) inoperância, será desidratada. E beeem desidratada. Como?

4) Sérgio Cechin, do PP, na nova pasta extraordinária de Habitação e Regularização Fundiária, tomará conta de mais da metade do PAC, inclusive a Nova Santa Marta. Só aí são R$ 40 milhões ainda não gastos.

5) Com Jorge Pozzobom fora do governo, se não sumir do mapa, a pasta da Integração Regional terá importância esgoelada – como comprova a nota da colega Jaqueline (releia item 1).

6) Virá a pasta de Ação Comunitária, mais uma extraordinária. Será responsável pelo contato direto com as entidades populares. Seu titular, em vias de confirmação, é o suplente de vereador e ex-líder do governo na Câmara, Cláudio Rosa

7) A secretaria de Desenvolvimento Econômico sobreviverá. Mas a “inovação e os projetos estratégicos” seguirão só no nome. Há dois cotados para assumi-la, os empresários Cezar Ghem e Júlio Kirchoff. Mas, embora respeitáveis entre seus pares, não terão a importância política do antecessor, Cezar Busatto.

8) A pasta de Juventude, Esportes, Lazer, Idoso e Criança continua quilométrica, mas ao menos a parte das praças irá para a Proteção Ambiental.

CONCLUSÃO CLAUDEMIRIANA ÓBVIA: com o fim de secretarias extraordinárias (Relações Regionais), a divisão do Gabinete em dois, a não implementação das fundações de Meio Ambiente e Ação Social, a desidratação de pelo menos duas pastas ordinárias, como a de Desenvolvimento e a de Esporte; a clara intervenção do prefeito na secretaria de Educação (com uma interina faz dois meses), a ainda mais evidente desconstrução da secretaria (extraordinária) do PAC, provavelmente a mais incompetente de todas desde o início da gestão, o que quer que se diga? Que tudo está bem? Pelamordedeus!!!!

ADENDO: o prefeito, mais do que ninguém, sabe que precisa começar de novo. Não é tarde, claro. Mas, e isso é que preocupa quem deseja uma cidade melhor, aparentemente comete os mesmos erros da época da implantação da reforma. Quais são? Certamente não será com seu grupo mais próximo que ele encontrará a resposta.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. pois é geraldo o problema é que o nosso prefeito sonhou em ser prefeito tentou em porto alegre, não conseguiu tentou duas vezes em santa maria e perdeu para o valdeci, depois chegou a afirmar para o jornal arazão que(não seria mais candidato a prefeito). o problema é quando só se SONHA e não se prepara dá nisto fica rodeado de puxa-saco e sem competência, aliás não conheço nenhum puxa-saco competente, fique atento prefeito FALTA SÓ 2 ANOS E MEIO.

  2. Meu caro Saul, não existe a mínima possibilidade de que os desabafos sejam críticas desconstrutivas ou oposicionaista. Somos, como a maioria dos amigos do bem, aqueles que estão de certa forma tentando clarear a visão do prefeito e lhe auxiliar a focar na sua proposta de campanha que, por sinal, é muito boa. Quanto a ALP, procura nos nomes daqueles que estão a todo o momento abarrotando os ouvidos do prefeito com coisas que, na maioria das vezes, faz campanha e auxilia a oposição.

  3. ALP, hum fiquei boiando, o camarada Clóvis poderia ser mais claro, dando o nome das figuras. Pessoal não entendo voces, seus comentários são de opocionistas. Acredito que o bairrismo que faz torcerem para que o Governo Municipal acerte a vida, eheheheheh. Se tudo que voces querem eh o retorno da oposição ao Passo Municipal, não seria de bom alvitre fazer as criticas, assim eles irão corrigir os rumos e permanecerão no poder. “Companhêros” isso se chama tiro nos pés.

  4. Parabéns ao Clóvis e ao Geraldo pelas palavras. Tristes, infelizmente, mas denunciadoras dos mandos e desmandos na nossa Santa Maria da Boca do Monte. E para contribuir quero registrar minha indignação com o prefeito por não ter a capacidade de achar alguém de peso ou a altura do Aguirre para comandar a educação.

  5. EU SONHEI com uma S. Maria de qualidade… EU SONHEI que a qualidade era de verdade… EU SONHEI que a verdade não tinha demagogia… EU SONHEI que a demagogia tinha se acabado nos discursos dos políticos… EU SONHEI que os políticos tinham mudado… EU SONHEI que a mudança era para melhor…
    EU SONHEI que na minha cidade tudo estava melhor: esporte, lazer, infra-estrutura dos distritos, ruas, iluminação, postos de saúde, escolas de qualidade, bons salários, praças limpas e agradáveis de se estar, trânsito menos caótico… EU SONHEI motivada pelo SONHO DO PREFEITO… ??? QUE PESADELO!
    Infelizmente, a quase dois anos de administração César Schirmer, EU SONHEI que é IMPOSSÍVEL SONHAR, que a alegria da minha cidade depende de conchavos, de alianças; depende de como diz a procuradora e secretária interina “arrumar” não sei o que como se estivesse estragado; que a minha cidade e de tantos outros cidadãos santamarienses está realmente deixada de lad, já que não tem merecido a devida atenção e que estar secretário mesmo que interino(a), não é sinônimo de competência.
    A DURAS PENAS APRENDI QUE NÃO POSSO SONHAR, que sonho é para quem ainda acredita em políticos de carteirinha – aqueles que pegam um microfone e se acham poderosos e convencem no “papo” ou, até mesmo, na imposição de suas funções – me refiro àqueles que tem um Dr. na frente do nome por ter cursado bacharelado (o que não quer dizer que sejam doutores, já que não fizeram doutorado, nem mesmo mestrado!). Se acham esses pobres coitados!
    É, APRENDI COISAS MUUUITO IMPORTANTES NÃO PODENDO MAIS SONHAR: que o dia vai e o outro vem; que o tempo “arruma” tudo; que competência não se compra com ameaças, discurso ou fofoca; que 4 anos passam rápido; que as pessoas de bem enxergam as maracutaias e as prioridades do governo; que o mundo é muito pequeno e que aqui se faz e aqui se paga.
    SR. PREFEITO AGRADEÇO MUITO PELAS APRENDIZAGENS E SENDO ASSIM EM RETORNO QUERO DEIXAR UM RECADINHO DE AMIGA: cuidado com quem o cerca – olha bem do ladinho, pois a verdadeira cama de gato não está naqueles que está excluindo, o partido de oposição está mandando bem dentro do seu gabinete, olhe para o lado, use lupa se for preciso, reflita, ponha a prova se não acredita no que digo.
    Por fim, sugiro que verifique na sua consciência o que tem feito aos seus amigos e verdadeiros aliados e, principalmente, o que tem feito à ao povo que o elegeu.
    Sr. Prefeito, não somos donos da verdade; devemos buscá-la dentro de nós mesmos!

  6. Bom dia Claudemir.
    O que você diz sobre um grupo na prefeitura que acaba fazendo o prefeito ter uma visão distorcida da realidade, é a mais pura verdade. Se ele não tomar providências de ir em busca da sua autonomia de chefe maior do executivo e continuar com essa sistemática de homem que tem “uma equipe”, que por sinal manda mais que ele, a sua S.Maria do futuro vai acabar sendo implantada pela oposição, que se faz representada nesse grupinho (mas isso o prefeito não sabe, não conta p/ ele!).
    O Prefeito Schirmer não tem vida própria dentro da Prefeitura, mais parece um boneco comandado por fios, na verdade três fios muito consistentes e articulados entre eles: A, L, P… Tinha um outro fio do bem – P, um fio que queria fazer acontecer, mas estava atrapalhando os planos dos três fios, aí eles se juntaram: resultado óbvio, o 4º fio foi excluído, escurraçado e amaldiçoado… parece até conto de fadas, com a bruxa e seus dois capatases!
    Os fios ALP são muito poderosos no Centro Administrativo; tem umas magias que fazem o Prefeito decidir tudo a seu favor, trancam tudo, dão e retiram a autonomia dos outros secretários e equipes. É uma beleza!
    A oposição não precisa fazer mais nada; apenas esperar os três fios acabarem de vez com essa administração, que se diga não falta muito.
    Enquanto os fios ALP continuarem a comandar S.Maria, colocando lentes cor de rosa no Prefeito, creio que a era Schirmer está com dias contados…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo